Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva Junior, Rene Ferreira, Souza Santos, Lara Isabella, Siqueira, Leila das Graças, Oliveira e Silva, Carla Silvana de, Perez Dias, Ana Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12639
Resumo: Objetivo: identificar os fatores associados à personalidade hardiness entre docentes atuantes no ensino superior de uma instituição federal de ensino. Método: estudo epidemiológico, transversal e analítico com 88 docentes dos cursos de graduação da área de saúde da instituição. Como instrumento, utilizou-se a escala hardiness associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas e ocupacionais. Resultados: evidenciou-se hardiness moderado a alto entre os docentes e essa personalidade esteve associada a variáveis como ter filhos, ter tirado férias no último ano, não ter feito uso de remédios controlados no último ano e não apresentar diagnóstico de distúrbio de ansiedade, ou seja, exibiam padrões de resiliência relacionados a uma condição de enfrentamento frente ao estresse. Conclusão: os docentes que exibiam resistência ocupacional apresentavam fatores protetores importantes para a sua saúde, além disso, colaboravam para que o ambiente de trabalho se tornasse mais harmônico, podendo favorer o processo de ensino-aprendizagem.  
id UNIRIO-2_1ca082767b660e3d7d5707312b32071f
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/12639
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúdeDocentesResiliência PsicológicaSaúde do trabalhadorObjetivo: identificar os fatores associados à personalidade hardiness entre docentes atuantes no ensino superior de uma instituição federal de ensino. Método: estudo epidemiológico, transversal e analítico com 88 docentes dos cursos de graduação da área de saúde da instituição. Como instrumento, utilizou-se a escala hardiness associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas e ocupacionais. Resultados: evidenciou-se hardiness moderado a alto entre os docentes e essa personalidade esteve associada a variáveis como ter filhos, ter tirado férias no último ano, não ter feito uso de remédios controlados no último ano e não apresentar diagnóstico de distúrbio de ansiedade, ou seja, exibiam padrões de resiliência relacionados a uma condição de enfrentamento frente ao estresse. Conclusão: os docentes que exibiam resistência ocupacional apresentavam fatores protetores importantes para a sua saúde, além disso, colaboravam para que o ambiente de trabalho se tornasse mais harmônico, podendo favorer o processo de ensino-aprendizagem.  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1263910.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12639Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 15 (2023); e-12639Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 15 (2023); e-12639Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 15 (2023); e-126392175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12639/12131https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12639/12132Copyright (c) 2023 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlinehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimentoda Silva Junior, Rene Ferreira Souza Santos, Lara Isabella Siqueira, Leila das Graças Oliveira e Silva, Carla Silvana de Perez Dias, Ana Catarina 2023-03-26T17:25:13Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/12639Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2023-03-26T17:25:13Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
title Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
spellingShingle Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
Docentes
Resiliência Psicológica
Saúde do trabalhador
title_short Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
title_full Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
title_fullStr Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
title_full_unstemmed Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
title_sort Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
author Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
author_facet Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
da Silva Junior, Rene Ferreira
Souza Santos, Lara Isabella
Siqueira, Leila das Graças
Oliveira e Silva, Carla Silvana de
Perez Dias, Ana Catarina
author_role author
author2 da Silva Junior, Rene Ferreira
Souza Santos, Lara Isabella
Siqueira, Leila das Graças
Oliveira e Silva, Carla Silvana de
Perez Dias, Ana Catarina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento
da Silva Junior, Rene Ferreira
Souza Santos, Lara Isabella
Siqueira, Leila das Graças
Oliveira e Silva, Carla Silvana de
Perez Dias, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Resiliência Psicológica
Saúde do trabalhador
topic Docentes
Resiliência Psicológica
Saúde do trabalhador
description Objetivo: identificar os fatores associados à personalidade hardiness entre docentes atuantes no ensino superior de uma instituição federal de ensino. Método: estudo epidemiológico, transversal e analítico com 88 docentes dos cursos de graduação da área de saúde da instituição. Como instrumento, utilizou-se a escala hardiness associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas e ocupacionais. Resultados: evidenciou-se hardiness moderado a alto entre os docentes e essa personalidade esteve associada a variáveis como ter filhos, ter tirado férias no último ano, não ter feito uso de remédios controlados no último ano e não apresentar diagnóstico de distúrbio de ansiedade, ou seja, exibiam padrões de resiliência relacionados a uma condição de enfrentamento frente ao estresse. Conclusão: os docentes que exibiam resistência ocupacional apresentavam fatores protetores importantes para a sua saúde, além disso, colaboravam para que o ambiente de trabalho se tornasse mais harmônico, podendo favorer o processo de ensino-aprendizagem.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12639
10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12639
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12639
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12639/12131
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12639/12132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 15 (2023); e-12639
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 15 (2023); e-12639
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 15 (2023); e-12639
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1787894961704796160