Popular healing practices and medical plants use for riparian mothers in early childhood care Práticas populares de cura e o uso de plantas medicinais por mães ribeirinhas no cuidado infantil
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5982 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar as práticas populares de cura com plantas medicinais pelas mães ribeirinhas durante o cuidado dos filhos. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de etnoenfermagem, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Participaram do estudo 15 mães da comunidade ribeirinha Vila Nova Maringá, Amazonas. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Pesquisa aprovada pelo CEP EEAN/HESFA n°54/08. RESULTADOS: Constatou-se que as práticas populares de cura variam de acordo com a etiologia; que 17 problemas físicos de saúde infantis podem ser tratados com 37 plantas medicinais; e que grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber científico. CONCLUSÃO: Acredita-se que a pesquisa tenha relevância para a enfermagem e comunidade, pois permitiu o intercâmbio de saberes popular e científico, bem como apontou uma necessidade de investimentos que trabalhem com esta temática. |
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Popular healing practices and medical plants use for riparian mothers in early childhood care Práticas populares de cura e o uso de plantas medicinais por mães ribeirinhas no cuidado infantilenfermagem transculturalmedicina popularcuidado maternoplantas medicinais.OBJETIVO: Analisar as práticas populares de cura com plantas medicinais pelas mães ribeirinhas durante o cuidado dos filhos. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de etnoenfermagem, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Participaram do estudo 15 mães da comunidade ribeirinha Vila Nova Maringá, Amazonas. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Pesquisa aprovada pelo CEP EEAN/HESFA n°54/08. RESULTADOS: Constatou-se que as práticas populares de cura variam de acordo com a etiologia; que 17 problemas físicos de saúde infantis podem ser tratados com 37 plantas medicinais; e que grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber científico. CONCLUSÃO: Acredita-se que a pesquisa tenha relevância para a enfermagem e comunidade, pois permitiu o intercâmbio de saberes popular e científico, bem como apontou uma necessidade de investimentos que trabalhem com esta temática. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa etnográficaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/598210.9789/2175-5361.2017.v9i4.1154-1163Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1154-1163Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1154-1163Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1154-11632175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5982/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5982/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, RaquelTurrini, RuthSilva, Leila RangelMelo, LilianAugusto, Susie Imbiriba2017-11-23T09:25:06Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5982Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-11-23T09:25:06Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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