A FUNÇÃO DA NARRATIVA E DOS PERSONAGENS EM UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO: ANÁLISE DO JOGO SAGA DOS CONSELHOS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4435 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo destacar a importância da narrativa e dos personagens em um jogo educativo para contribuir com a imersão do jogador e com a sua aprendizagem. Diante disso, são abordados aspectos relacionados ao design de games, a imersão, a identificação e a emoção como elementos importantes à experiência do jogador. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com 19 participantes do Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares (MEC) que utilizou como parte de suas atividades o jogo digital “Saga dos Conselhos”. O jogo digital “Saga dos Conselhos” é composto por mini games contextualizados ao universo escolar e tem como objetivo principal a revisão dos conteúdos do curso. Para a coleta de dados, utilizou-se as entrevistas semi estruturadas com objetivo de proporcionar relatos dos participantes sobre as experiências com o uso do jogo digital “Saga dos Conselhos” e suas percepções quanto aos elementos visuais e interativos. Os resultados revelaram a importância das narrativas, dos personagens e das imagens para identificação do jogador e sua imersão no jogo. Nesse sentido, foram destacados aspectos como elementos visuais e feedback como importantes para a compreensão do jogo, além de orientar o jogador em sua trajetória de aprendizagem. Por fim, destacam-se a influência da imagem e dos aspectos interativos visuais para a compreensão do jogo digital, bem como sua importância para a aprendizagem. |
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A FUNÇÃO DA NARRATIVA E DOS PERSONAGENS EM UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO: ANÁLISE DO JOGO SAGA DOS CONSELHOSJogo Digital. Aprendizagem. Narrativa.Este artigo tem como objetivo destacar a importância da narrativa e dos personagens em um jogo educativo para contribuir com a imersão do jogador e com a sua aprendizagem. Diante disso, são abordados aspectos relacionados ao design de games, a imersão, a identificação e a emoção como elementos importantes à experiência do jogador. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com 19 participantes do Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares (MEC) que utilizou como parte de suas atividades o jogo digital “Saga dos Conselhos”. O jogo digital “Saga dos Conselhos” é composto por mini games contextualizados ao universo escolar e tem como objetivo principal a revisão dos conteúdos do curso. Para a coleta de dados, utilizou-se as entrevistas semi estruturadas com objetivo de proporcionar relatos dos participantes sobre as experiências com o uso do jogo digital “Saga dos Conselhos” e suas percepções quanto aos elementos visuais e interativos. Os resultados revelaram a importância das narrativas, dos personagens e das imagens para identificação do jogador e sua imersão no jogo. Nesse sentido, foram destacados aspectos como elementos visuais e feedback como importantes para a compreensão do jogo, além de orientar o jogador em sua trajetória de aprendizagem. Por fim, destacam-se a influência da imagem e dos aspectos interativos visuais para a compreensão do jogo digital, bem como sua importância para a aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/443510.17564/2316-3828.2017v6n1p59-70EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 59-702316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4435/2418Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Daniela KarineMartins, Patrícia NunesAnastácio, Bruna Santana2020-11-18T21:01:32Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4435Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.673844Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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