AS IDENTIDADES NEGRAS E OS GOVERNOS DAS CONDUTAS: UMA REFLEXÃO EDUCACIONAL ANTE TENSÕES
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9234 |
Resumo: | Este texto mostra uma possibilidade de reflexão educacional nas articulações entre a governamentalidade e as relações étnico-raciais em torno das tensões históricas das identidades negras com os governos das condutas. A governamentalidade caracteriza-se como a prática refletida de governo correlativa às práticas de poder e aos processos de subjetivação. No que se refere ao panorama das relações étnico-raciais, a governamentalidade apresenta-se como uma estratégia que procura modular práticas de controle sobre as condutas a partir dos dispositivos ligados ao racismo e à neutralização das resistências e insurgências negras. Podemos rastrear como as identidades negras, historicamente marginalizadas, estão em processos contínuos de diferenciação e ressignificação pelos quais outras condutas surgem. Esses processos sinalizam as experiências educadoras das identidades e diferenças negras em políticas produtoras de condutas insurgentes e resistentes, encarando o racismo. |
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