A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pisa, Licia Frezza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BIAZON, VICTOR VINÍCIUS, Spadin, Ana Carolina Rodrigues, Abrantes, Fábio Eduardo Biazon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4111
Resumo: Este trabalho pretende apresentar alguns acontecimentos midiáticos em forma de publicidade que colocam em destaque as pessoas transgênero. Por meio da análise de discurso, utilizando-se das noções de dialogismo e verificando o contexto situacional imediato, o contexto institucional e o contexto sociocultural é possível perceber como a mídia, em especial, a publicidade tem se valido de pessoas transgênero para divulgação de suas marcas e, assim, dialogar com os acontecimentos em sociedade, tentar se aproximar de públicos antes marginalizados e divulgar-se como sendo mais plural. O artigo conclui que, embora haja uma intenção mercadológica e estratégica por trás do uso de pessoas trans, também há – intencionalmente ou não – a representatividade desse público, o interesse por sua trajetória e um trabalho em ressaltar a existência dessas pessoas. Ao mesmo tempo que as campanhas inovam, elas informam às massas a existência de pessoas que não são comuns, mas que devem ser reconhecidas.
id UNIT-4_5f6b28f4801722a680026365d7f9f917
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/4111
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROSComunicação. Dialogismo. Publicidade. Transgênero.Este trabalho pretende apresentar alguns acontecimentos midiáticos em forma de publicidade que colocam em destaque as pessoas transgênero. Por meio da análise de discurso, utilizando-se das noções de dialogismo e verificando o contexto situacional imediato, o contexto institucional e o contexto sociocultural é possível perceber como a mídia, em especial, a publicidade tem se valido de pessoas transgênero para divulgação de suas marcas e, assim, dialogar com os acontecimentos em sociedade, tentar se aproximar de públicos antes marginalizados e divulgar-se como sendo mais plural. O artigo conclui que, embora haja uma intenção mercadológica e estratégica por trás do uso de pessoas trans, também há – intencionalmente ou não – a representatividade desse público, o interesse por sua trajetória e um trabalho em ressaltar a existência dessas pessoas. Ao mesmo tempo que as campanhas inovam, elas informam às massas a existência de pessoas que não são comuns, mas que devem ser reconhecidas.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise do discurso, dialogismoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/411110.17564/2316-3801.2018v7n1p21-32Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 7 n. 1 (2018); 21-322316-38012316-334810.17564/2316-3801.2018v7n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4111/2881Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPisa, Licia FrezzaBIAZON, VICTOR VINÍCIUSSpadin, Ana Carolina RodriguesAbrantes, Fábio Eduardo Biazon2020-11-18T23:41:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4111Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-18T23:41:39Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS
title A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS
spellingShingle A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS
Pisa, Licia Frezza
Comunicação. Dialogismo. Publicidade. Transgênero.
title_short A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS
title_full A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS
title_fullStr A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS
title_full_unstemmed A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS
title_sort A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS
author Pisa, Licia Frezza
author_facet Pisa, Licia Frezza
BIAZON, VICTOR VINÍCIUS
Spadin, Ana Carolina Rodrigues
Abrantes, Fábio Eduardo Biazon
author_role author
author2 BIAZON, VICTOR VINÍCIUS
Spadin, Ana Carolina Rodrigues
Abrantes, Fábio Eduardo Biazon
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pisa, Licia Frezza
BIAZON, VICTOR VINÍCIUS
Spadin, Ana Carolina Rodrigues
Abrantes, Fábio Eduardo Biazon
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação. Dialogismo. Publicidade. Transgênero.
topic Comunicação. Dialogismo. Publicidade. Transgênero.
description Este trabalho pretende apresentar alguns acontecimentos midiáticos em forma de publicidade que colocam em destaque as pessoas transgênero. Por meio da análise de discurso, utilizando-se das noções de dialogismo e verificando o contexto situacional imediato, o contexto institucional e o contexto sociocultural é possível perceber como a mídia, em especial, a publicidade tem se valido de pessoas transgênero para divulgação de suas marcas e, assim, dialogar com os acontecimentos em sociedade, tentar se aproximar de públicos antes marginalizados e divulgar-se como sendo mais plural. O artigo conclui que, embora haja uma intenção mercadológica e estratégica por trás do uso de pessoas trans, também há – intencionalmente ou não – a representatividade desse público, o interesse por sua trajetória e um trabalho em ressaltar a existência dessas pessoas. Ao mesmo tempo que as campanhas inovam, elas informam às massas a existência de pessoas que não são comuns, mas que devem ser reconhecidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise do discurso, dialogismo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4111
10.17564/2316-3801.2018v7n1p21-32
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4111
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2018v7n1p21-32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4111/2881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 7 n. 1 (2018); 21-32
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2018v7n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1787715317403746304