AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Antonio Jose Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Callefi, Mario Henrique Bueno Moreira, Chiroli, Daiane Maria de Genaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/453
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Operária na Cidade de Maringá, Estado do Paraná. Utilizou-se do método SERVQUAL que permite mensurar a qualidade dos serviços prestados. A partir das premissas do método, adaptou-se dois questionários para o objetivo do trabalho, onde inicialmente se avaliou a expectativa dos pacientes quanto a UBS e, após a utilização dos serviços, mediu-se a percepção quanto ao serviço recebido. Por meio da análise dos questionários, foi possí­vel identificar os pontos fortes e fracos nas dimensões da qualidade (tangibilidade, confiabilidade, compreensão, segurança, empatia) e comparar as discrepâncias existentes entre a expectativa e a percepção, identificando, deste modo, as lacunas (Gaps) existentes nas questões. Como resultado, foi possí­vel identificar que as áreas da confiabilidade, compreensão e empatia necessitam de atenção, propondo melhorias, visando aumentar o ní­vel de satisfação dos pacientes em relação à UBS analisada.
id UNITAU-2_127f60ecbf87928ea867d1cac867e336
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/453
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PRQualidade. Serviço público. SERVQUAL.O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Operária na Cidade de Maringá, Estado do Paraná. Utilizou-se do método SERVQUAL que permite mensurar a qualidade dos serviços prestados. A partir das premissas do método, adaptou-se dois questionários para o objetivo do trabalho, onde inicialmente se avaliou a expectativa dos pacientes quanto a UBS e, após a utilização dos serviços, mediu-se a percepção quanto ao serviço recebido. Por meio da análise dos questionários, foi possí­vel identificar os pontos fortes e fracos nas dimensões da qualidade (tangibilidade, confiabilidade, compreensão, segurança, empatia) e comparar as discrepâncias existentes entre a expectativa e a percepção, identificando, deste modo, as lacunas (Gaps) existentes nas questões. Como resultado, foi possí­vel identificar que as áreas da confiabilidade, compreensão e empatia necessitam de atenção, propondo melhorias, visando aumentar o ní­vel de satisfação dos pacientes em relação à UBS analisada.Latin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business Management2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/453Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 No. 1 (2018)Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 Núm. 1 (2018)Latin American Journal of Business Management; v. 9 n. 1 (2018)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/453/214Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Antonio Jose BarbosaCallefi, Mario Henrique Bueno MoreiraChiroli, Daiane Maria de Genaro2018-08-03T16:08:35Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/453Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2018-08-03T16:08:35Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR
title AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR
spellingShingle AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR
Junior, Antonio Jose Barbosa
Qualidade. Serviço público. SERVQUAL.
title_short AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR
title_full AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR
title_fullStr AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR
title_sort AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM MARINGÁ/PR
author Junior, Antonio Jose Barbosa
author_facet Junior, Antonio Jose Barbosa
Callefi, Mario Henrique Bueno Moreira
Chiroli, Daiane Maria de Genaro
author_role author
author2 Callefi, Mario Henrique Bueno Moreira
Chiroli, Daiane Maria de Genaro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Antonio Jose Barbosa
Callefi, Mario Henrique Bueno Moreira
Chiroli, Daiane Maria de Genaro
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade. Serviço público. SERVQUAL.
topic Qualidade. Serviço público. SERVQUAL.
description O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Operária na Cidade de Maringá, Estado do Paraná. Utilizou-se do método SERVQUAL que permite mensurar a qualidade dos serviços prestados. A partir das premissas do método, adaptou-se dois questionários para o objetivo do trabalho, onde inicialmente se avaliou a expectativa dos pacientes quanto a UBS e, após a utilização dos serviços, mediu-se a percepção quanto ao serviço recebido. Por meio da análise dos questionários, foi possí­vel identificar os pontos fortes e fracos nas dimensões da qualidade (tangibilidade, confiabilidade, compreensão, segurança, empatia) e comparar as discrepâncias existentes entre a expectativa e a percepção, identificando, deste modo, as lacunas (Gaps) existentes nas questões. Como resultado, foi possí­vel identificar que as áreas da confiabilidade, compreensão e empatia necessitam de atenção, propondo melhorias, visando aumentar o ní­vel de satisfação dos pacientes em relação à UBS analisada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/453
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/453/214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 No. 1 (2018)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 Núm. 1 (2018)
Latin American Journal of Business Management; v. 9 n. 1 (2018)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1787715128547868672