O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rita Aparecida dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/891
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
id UNITAU_814e8b029555c83d28676b92eca5d7e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/891
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Reis, Rita Aparecida dosSouza, Mariana AranhaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoSantos, Roseli Albino dos2019-08-05T16:40:37Z2019-08-05T16:40:37Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/891Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos SantosDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2014.Resumo: O presente trabalho teve por finalidade investigar as estratégias adotadas por uma escola pública de ensino fundamental, tendo como meta a superação do baixo desempenho apresentado pelos alunos na Prova Brasil e a análise das possíveis relações entre as ações adotadas pelo Gestor Escolar, as mudanças ocorridas no contexto escolar e a melhoria dos resultados da avaliação externa - Prova Brasil. Trata-se de um estudo de caso de uma escola pública de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A escola em questão apresentou - com base nos dados do IDEB/2007 - rendimento insatisfatório quanto ao seu desempenho didático-pedagógico, em especial, com as turmas de quinto ano do Ensino Fundamental, foco da avaliação, sendo considerada prioritária pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em 2009, com a mudança do Gestor Escolar, alavancou seus resultados. Das cinco escolas consideradas prioritárias no município, foi a que mais cresceu na avaliação da Prova Brasil (IDEB/2009), apresentando melhor desempenho nos resultados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o gestor e oito professores, tendo como eixos norteadores as ações do Gestor Escolar, os professores frente às mudanças e os fundamentos teóricos metodológicos (Gestão Democrática/participativa e Atitudes interdisciplinares); um Grupo focal envolvendo a equipe escolar: Gestor Escolar, vice-Gestor Escolar, coordenador pedagógico e oito professores do ensino fundamental (séries iniciais) e análise documental ( Projeto Político Pedagógico da escola e do Plano de Gestão). Também foram feitas observações pela pesquisadora no campo de pesquisa. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2009), que favoreceu a articulação dos dados e a sustentação dos resultados. Os dados empíricos foram trabalhados numa perspectiva relacional. Nesse sentido, foram construídos cinco eixos de análise. O estudo indicou que os resultados das avaliações externas (Prova Brasil) representaram um pretexto para que a escola se reorganizasse e reinventasse sua cultura. Pode-se perceber que as ações do Gestor Escolar, desposando de uma postura democrática e participativa, auxiliaram no desenvolvimento de atitudes e práticas interdisciplinares, que culminaram em melhoria da qualidade de ensino oferecida pela escola e, consequentemente, em melhores índices nas avaliações externas.Abstract: The present work has for purpose to investigate the strategies adopted by a public school of fundamental teaching tends as goal the superação of the bass acting presented by the students in the Prova Brasil and to analyze the possible relationships among the actions adopted by the School Manager, the changes happened in the school context and the improvement of the results of the external evaluation–it Proves Brazil. It is a study of case of a public school of a municipal district of the Metropolitan Area of the it is Worth of Paraíba and North Coast. The school in subject presented for the data of IDEB - 2007–unsatisfactory revenue with relationship to its didactic-pedagogic acting, especially, with the groups of 5ºano of the Fundamental Teaching, focus of this evaluation, being considered prioritária by the Clerkship of the Education of the State of São Paulo. In 2009, with the School Manager's change, its alavancou results. Of the five schools considered prioritárias in the municipal district went to that more grew in Prova Brazil's evaluation - (IDEB–2009), presenting better acting in its results. Interviews semi was accomplished - structured tends as axes norteadores: the School Manager's actions, the teachers front to the changes and the methodological Theoretical foundations (Democratic Administration / participativa and Attitudes interdisciplinares); focal Group involving the school team, School Manager, School vice-manager, pedagogic coordinator and eight teachers of the fundamental teaching II and also documental analysis (I Project Political Pedagogic of the school and of the Plan of Administration). They were also made observations by the researcher in the research field. For the analysis of the data the analysis of content of Bardin was used (2009), that favored the articulation of the data and the sustentação of the results. The preliminary results indicate that the School Manager's actions looked for a collective construction, by means of an implementação of participation channels, possibly favoring the school of to socialize its culture and to contribute for the democratization. The results of the external evaluations Prove Brazil, they represented a pretext for the school to reorganize and to reinvent its culture, and the democratic administration and participativa, it went that looked for roads for a quality school. It can be noticed that the actions of the Manager School desposando of a democratic posture and participativa aided in the development of attitudes and practical interdisciplinares.Made available in DSpace on 2019-08-05T16:40:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rita Aparecida dos Reis_seg.pdf: 797410 bytes, checksum: 332ed7eb9dba6656dcf8d1fad361f1dc (MD5) Previous issue date: 2014144 f. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESGestão escolarEducaçãoInterdisciplinaridadeDesenvolvimento humanoO contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALRita Aparecida dos Reis_seg.pdfapplication/pdf797410http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/891/1/Rita%20Aparecida%20dos%20Reis_seg.pdf332ed7eb9dba6656dcf8d1fad361f1dcMD5120.500.11874/8912019-09-10 17:30:33.98oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/891Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:30:33Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar
title O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar
spellingShingle O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar
Reis, Rita Aparecida dos
INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
Gestão escolar
Educação
Interdisciplinaridade
Desenvolvimento humano
title_short O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar
title_full O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar
title_fullStr O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar
title_full_unstemmed O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar
title_sort O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar
author Reis, Rita Aparecida dos
author_facet Reis, Rita Aparecida dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Rita Aparecida dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Roseli Albino dos
contributor_str_mv Santos, Roseli Albino dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
topic INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
Gestão escolar
Educação
Interdisciplinaridade
Desenvolvimento humano
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Educação
Interdisciplinaridade
Desenvolvimento humano
description Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-05T16:40:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-05T16:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/891
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/891/1/Rita%20Aparecida%20dos%20Reis_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 332ed7eb9dba6656dcf8d1fad361f1dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157767050428416