A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donaire, Denis
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Marcos Pereira da, Gaspar, Marcos Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/989
Resumo: A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade. Palavras-chave: Turismo, Rede de negócios do turismo, Estratégia em turismo.
id UNIVALI-3_663149f598154509c1e630930becdd21
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/989
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICASA atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade. Palavras-chave: Turismo, Rede de negócios do turismo, Estratégia em turismo.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/98910.14210/rtva.v11n1.p112 - 134Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 112 - 134Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 112 - 134Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 112 - 1341983-71511415-639310.14210/rtva.v11i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/989/844Donaire, DenisSilva, Marcos Pereira daGaspar, Marcos Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-06T21:32:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/989Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-06T21:32:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
title A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
spellingShingle A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
Donaire, Denis
title_short A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
title_full A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
title_fullStr A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
title_full_unstemmed A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
title_sort A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
author Donaire, Denis
author_facet Donaire, Denis
Silva, Marcos Pereira da
Gaspar, Marcos Antonio
author_role author
author2 Silva, Marcos Pereira da
Gaspar, Marcos Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Donaire, Denis
Silva, Marcos Pereira da
Gaspar, Marcos Antonio
description A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade. Palavras-chave: Turismo, Rede de negócios do turismo, Estratégia em turismo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/989
10.14210/rtva.v11n1.p112 - 134
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/989
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v11n1.p112 - 134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/989/844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 112 - 134
Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 112 - 134
Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 112 - 134
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v11i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1754650033705189376