A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DONAIRE, Denis
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SILVA, Marcos Pereira da, GASPAR, Marcos Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: https://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/index
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/130
Resumo: A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade.
id USCS-1_e1291ae95c9d996517f4c7a71f4cfeae
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/130
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas2009-042010-05-27T17:55:23Z2010-05-27T17:55:23ZA atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade.DONAIRE, D.; SILVA, M. P. da.; GASPAR, M. A. A rede de negócios do turismo: Um estudo sobre suas características e implicações Estratégicas. Turismo, Visão e Ação, Itajaí, v. 11, n. 1, p. 112-34, jan.-abr. 2009.Submitted by Marcos Gaspar (marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-04-26T17:25:57Z No. of bitstreams: 1 Rede de Negócios no Turismo_Turismo Visão e Ação.pdf: 381824 bytes, checksum: d9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3 (MD5)Approved for entry into archive by Duilio Pinton(duilio.pinton@uscs.edu.br) on 2010-05-24T20:21:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rede de Negócios no Turismo_Turismo Visão e Ação.pdf: 381824 bytes, checksum: d9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3 (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2010-05-27T17:55:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rede de Negócios no Turismo_Turismo Visão e Ação.pdf: 381824 bytes, checksum: d9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3 (MD5)Made available in DSpace on 2010-05-27T17:55:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rede de Negócios no Turismo_Turismo Visão e Ação.pdf: 381824 bytes, checksum: d9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3 (MD5) Previous issue date: 2009-04TurismoRede de negóciosEstratégiahttps://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/indexhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/130DMD_hdl_123456789/130DONAIRE, D.; SILVA, M.P.; GASPAR, M.A. A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas. Revista Turismo Visão e Ação, São Paulo, v.11, n.1, abr. 2009DONAIRE, DenisSILVA, Marcos Pereira daGASPAR, Marcos Antonioporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRede%20de%20Negocios%20do%20Turismo.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/130/2/Rede%20de%20Negocios%20do%20Turismo.pdfapplication/pdf381824http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/130/2/Rede%20de%20Negocios%20do%20Turismo.pdfd9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3MD5123456789_130_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/130Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:10.986Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
title A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
spellingShingle A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
DONAIRE, Denis
Turismo
Rede de negócios
Estratégia
title_short A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
title_full A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
title_fullStr A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
title_full_unstemmed A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
title_sort A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
author DONAIRE, Denis
author_facet DONAIRE, Denis
SILVA, Marcos Pereira da
GASPAR, Marcos Antonio
author_role author
author2 SILVA, Marcos Pereira da
GASPAR, Marcos Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DONAIRE, Denis
SILVA, Marcos Pereira da
GASPAR, Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Rede de negócios
Estratégia
topic Turismo
Rede de negócios
Estratégia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade.
description A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-27T17:55:23Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-27T17:55:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/index
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/130
DMD_hdl_123456789/130
dc.identifier.citation.fl_str_mv DONAIRE, D.; SILVA, M.P.; GASPAR, M.A. A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas. Revista Turismo Visão e Ação, São Paulo, v.11, n.1, abr. 2009
url https://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/index
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/130
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/130
DONAIRE, D.; SILVA, M.P.; GASPAR, M.A. A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas. Revista Turismo Visão e Ação, São Paulo, v.11, n.1, abr. 2009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950118983139328