DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1322 |
Resumo: | O turismo é hoje o setor que mais cresce na economia mundial. Esse crescimento afeta muitos setores da economia de um país e, algumas vezes, gera conflitos entre o turismo, o meio ambiente e a população. Sendo assim, é muito importante para a empresa interessada em investir em turismo compreender o comportamento do meio ambiente de uma área, conhecer os fatores que podem mudar a economia local e os fatores ainda não explorados dessa economia. A fim de auxiliar o “tomador” de decisão sobre como explorar uma área específica e como alcançar maiores lucros, este artigo apresenta um Ambiente Inteligente para simular os cenários, uma rede neural artificial para identificar o perfil do turista e um banco de dados que armazena informações sobre o inventário turístico da região. |
id |
UNIVALI-3_7e90e77aab5ea3714aba93e2c07447b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1322 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOSTurismoTomada de DecisãoAmbiente InteligenteO turismo é hoje o setor que mais cresce na economia mundial. Esse crescimento afeta muitos setores da economia de um país e, algumas vezes, gera conflitos entre o turismo, o meio ambiente e a população. Sendo assim, é muito importante para a empresa interessada em investir em turismo compreender o comportamento do meio ambiente de uma área, conhecer os fatores que podem mudar a economia local e os fatores ainda não explorados dessa economia. A fim de auxiliar o “tomador” de decisão sobre como explorar uma área específica e como alcançar maiores lucros, este artigo apresenta um Ambiente Inteligente para simular os cenários, uma rede neural artificial para identificar o perfil do turista e um banco de dados que armazena informações sobre o inventário turístico da região.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2000-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/132210.14210/rtva.v2n6.p85-96Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 No. 6 (2000); 85-96Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 Núm. 6 (2000); 85-96Turismo: Visão e Ação; v. 2 n. 6 (2000); 85-961983-71511415-639310.14210/rtva.v2i6reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1322/1044Fernandes, Anita Maria da RochaBastos, Rogério Cidinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-08-03T23:11:08Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1322Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-08-03T23:11:08Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS |
title |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS |
spellingShingle |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS Fernandes, Anita Maria da Rocha Turismo Tomada de Decisão Ambiente Inteligente |
title_short |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS |
title_full |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS |
title_fullStr |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS |
title_full_unstemmed |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS |
title_sort |
DIAGTUR – AMBIENTE INTELIGENTE PARA A TOMADA DE DECISÃO EM INVESTIMENTOS TURÍSTICOS |
author |
Fernandes, Anita Maria da Rocha |
author_facet |
Fernandes, Anita Maria da Rocha Bastos, Rogério Cid |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Rogério Cid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Anita Maria da Rocha Bastos, Rogério Cid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Tomada de Decisão Ambiente Inteligente |
topic |
Turismo Tomada de Decisão Ambiente Inteligente |
description |
O turismo é hoje o setor que mais cresce na economia mundial. Esse crescimento afeta muitos setores da economia de um país e, algumas vezes, gera conflitos entre o turismo, o meio ambiente e a população. Sendo assim, é muito importante para a empresa interessada em investir em turismo compreender o comportamento do meio ambiente de uma área, conhecer os fatores que podem mudar a economia local e os fatores ainda não explorados dessa economia. A fim de auxiliar o “tomador” de decisão sobre como explorar uma área específica e como alcançar maiores lucros, este artigo apresenta um Ambiente Inteligente para simular os cenários, uma rede neural artificial para identificar o perfil do turista e um banco de dados que armazena informações sobre o inventário turístico da região. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1322 10.14210/rtva.v2n6.p85-96 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1322 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v2n6.p85-96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1322/1044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 No. 6 (2000); 85-96 Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 Núm. 6 (2000); 85-96 Turismo: Visão e Ação; v. 2 n. 6 (2000); 85-96 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v2i6 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045019248001024 |