Pesquisa qualitativa: validação interrogada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grzybowski, Luciana Suárez
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silveira, Luiza Maria de O. Braga, Macedo, Mônica Medeiros Kother, Asnis, Nelson, Araújo, Renata Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4237
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre o tema da validação em pesquisas qualitativas. A proposição desta temática visa possibilitar um avanço na problematização relativa à utilização de metodologias qualitativas em pesquisas. Com o objetivo de ser um recurso a mais no relevante processo de reflexão sobre atendimento a critérios de cientificidade, este artigo revisa na literatura científica os principais critérios de validação neste tipo de pesquisa. A partir de uma reflexão da relação existente entre pesquisa e ciência, sinaliza alguns aspectos a respeito da própria definição da metodologia qualitativa, assim como põe em destaque as especificidades de um processo de validação nesta metodologia, a qual ao romper com o positivismo não abre mão de um rigor científico.
id UNOCHAPO-1_4609a20c5d5fd619c20ccf0766c461a5
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4237
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa qualitativa: validação interrogadaGêneroJornalismoEmpreendedorismoO presente artigo propõe uma reflexão sobre o tema da validação em pesquisas qualitativas. A proposição desta temática visa possibilitar um avanço na problematização relativa à utilização de metodologias qualitativas em pesquisas. Com o objetivo de ser um recurso a mais no relevante processo de reflexão sobre atendimento a critérios de cientificidade, este artigo revisa na literatura científica os principais critérios de validação neste tipo de pesquisa. A partir de uma reflexão da relação existente entre pesquisa e ciência, sinaliza alguns aspectos a respeito da própria definição da metodologia qualitativa, assim como põe em destaque as especificidades de um processo de validação nesta metodologia, a qual ao romper com o positivismo não abre mão de um rigor científico.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/423710.22196/rp.v9i18.4237Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 18: Jan. / Jun. 2007; 95-108Revista Pedagógica; v. 9 n. 18: Jan. / Jun. 2007; 95-1081984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4237/2417Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrzybowski, Luciana SuárezSilveira, Luiza Maria de O. BragaMacedo, Mônica Medeiros KotherAsnis, NelsonAraújo, Renata Brasil2018-02-12T14:30:28Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4237Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T14:30:28Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa qualitativa: validação interrogada
title Pesquisa qualitativa: validação interrogada
spellingShingle Pesquisa qualitativa: validação interrogada
Grzybowski, Luciana Suárez
Gênero
Jornalismo
Empreendedorismo
title_short Pesquisa qualitativa: validação interrogada
title_full Pesquisa qualitativa: validação interrogada
title_fullStr Pesquisa qualitativa: validação interrogada
title_full_unstemmed Pesquisa qualitativa: validação interrogada
title_sort Pesquisa qualitativa: validação interrogada
author Grzybowski, Luciana Suárez
author_facet Grzybowski, Luciana Suárez
Silveira, Luiza Maria de O. Braga
Macedo, Mônica Medeiros Kother
Asnis, Nelson
Araújo, Renata Brasil
author_role author
author2 Silveira, Luiza Maria de O. Braga
Macedo, Mônica Medeiros Kother
Asnis, Nelson
Araújo, Renata Brasil
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grzybowski, Luciana Suárez
Silveira, Luiza Maria de O. Braga
Macedo, Mônica Medeiros Kother
Asnis, Nelson
Araújo, Renata Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Jornalismo
Empreendedorismo
topic Gênero
Jornalismo
Empreendedorismo
description O presente artigo propõe uma reflexão sobre o tema da validação em pesquisas qualitativas. A proposição desta temática visa possibilitar um avanço na problematização relativa à utilização de metodologias qualitativas em pesquisas. Com o objetivo de ser um recurso a mais no relevante processo de reflexão sobre atendimento a critérios de cientificidade, este artigo revisa na literatura científica os principais critérios de validação neste tipo de pesquisa. A partir de uma reflexão da relação existente entre pesquisa e ciência, sinaliza alguns aspectos a respeito da própria definição da metodologia qualitativa, assim como põe em destaque as especificidades de um processo de validação nesta metodologia, a qual ao romper com o positivismo não abre mão de um rigor científico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4237
10.22196/rp.v9i18.4237
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4237
identifier_str_mv 10.22196/rp.v9i18.4237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4237/2417
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 18: Jan. / Jun. 2007; 95-108
Revista Pedagógica; v. 9 n. 18: Jan. / Jun. 2007; 95-108
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1754571041052557312