Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcia Doralina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guareschi, Taís, Naujorks, Maria Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir, por meio de um estudo teórico, os tempos e os espaços de escolarização propostos aos alunos com autismo ao longo da história. Para tanto, desenharemos o caminho trilhado, no que se refere à criação de lugares escolares especializados, até a inclusão escolar desses alunos no sistema comum de ensino. A ênfase recairá sobre a análise do tempo e dos espaços escolares estabelecidos na contemporaneidade frente ao imperativo da inclusão. Diante do entrecruzamento de um discurso social que preconiza uma educação para todos, cabe perguntar se, na organização das tarefas educativas, há lugar para o tempo singular de cada sujeito, entendido aqui a partir da noção psicanalítica de singularidade.
id UNOCHAPO-1_4a2921f4438fe96f5d2be60a50bd6cb0
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3753
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarizaçãoCidades. Biopolítica. Vida. Morte.Este artigo tem como objetivo discutir, por meio de um estudo teórico, os tempos e os espaços de escolarização propostos aos alunos com autismo ao longo da história. Para tanto, desenharemos o caminho trilhado, no que se refere à criação de lugares escolares especializados, até a inclusão escolar desses alunos no sistema comum de ensino. A ênfase recairá sobre a análise do tempo e dos espaços escolares estabelecidos na contemporaneidade frente ao imperativo da inclusão. Diante do entrecruzamento de um discurso social que preconiza uma educação para todos, cabe perguntar se, na organização das tarefas educativas, há lugar para o tempo singular de cada sujeito, entendido aqui a partir da noção psicanalítica de singularidade.Unochapecó2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/375310.22196/rp.v19i40.3753Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 262-285Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 262-2851984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753/2122Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Marcia DoralinaGuareschi, TaísNaujorks, Maria Inês2017-07-24T18:09:49Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3753Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-07-24T18:09:49Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
title Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
spellingShingle Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
Alves, Marcia Doralina
Cidades. Biopolítica. Vida. Morte.
title_short Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
title_full Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
title_fullStr Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
title_full_unstemmed Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
title_sort Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
author Alves, Marcia Doralina
author_facet Alves, Marcia Doralina
Guareschi, Taís
Naujorks, Maria Inês
author_role author
author2 Guareschi, Taís
Naujorks, Maria Inês
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marcia Doralina
Guareschi, Taís
Naujorks, Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades. Biopolítica. Vida. Morte.
topic Cidades. Biopolítica. Vida. Morte.
description Este artigo tem como objetivo discutir, por meio de um estudo teórico, os tempos e os espaços de escolarização propostos aos alunos com autismo ao longo da história. Para tanto, desenharemos o caminho trilhado, no que se refere à criação de lugares escolares especializados, até a inclusão escolar desses alunos no sistema comum de ensino. A ênfase recairá sobre a análise do tempo e dos espaços escolares estabelecidos na contemporaneidade frente ao imperativo da inclusão. Diante do entrecruzamento de um discurso social que preconiza uma educação para todos, cabe perguntar se, na organização das tarefas educativas, há lugar para o tempo singular de cada sujeito, entendido aqui a partir da noção psicanalítica de singularidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753
10.22196/rp.v19i40.3753
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753
identifier_str_mv 10.22196/rp.v19i40.3753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753/2122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 262-285
Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 262-285
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994205564928