Quatro olhares: análise de algumas contribuições teórico-metodológicas para a Sociologia da cultura e história social da arte no século XX
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grifos (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3281 |
Resumo: | O estudo comparativo de alguns dos principais autores ligados à Sociologia da Cultura e à História Social da Arte aponta para a incrementação do debate no interior desses campos de pesquisa ao longo do século XX. Tal complexidade, por sua vez, expressou-se pela ampliação do universo documental, bem como pela introdução de novos temas, problemas e abordagens metodológicas em ambas as áreas do conhecimento. Este artigo apresenta e relaciona alguns pontos de vista em torno de duas importantes questões, tanto para historiadores da arte quanto para sociólogos da cultura: a discussão relativa à ideia de cultura e as diferentes compreensões acerca das relações entre formas estéticas e processos sociais. Para realizar essa discussão, analisa-se o uso das fontes, bem como os métodos empregados por quatro estudiosos identificados com tradições intelectuais mais ou menos diversas: Heinrich Wölfflin (1864-1945), Erwin Panofsky (1892-1968), Mikhail Bakhtin (1895-1975) e Timothy James Clark (1943). |
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Quatro olhares: análise de algumas contribuições teórico-metodológicas para a Sociologia da cultura e história social da arte no século XXCidadesBiopolíticaVidaMorte.O estudo comparativo de alguns dos principais autores ligados à Sociologia da Cultura e à História Social da Arte aponta para a incrementação do debate no interior desses campos de pesquisa ao longo do século XX. Tal complexidade, por sua vez, expressou-se pela ampliação do universo documental, bem como pela introdução de novos temas, problemas e abordagens metodológicas em ambas as áreas do conhecimento. Este artigo apresenta e relaciona alguns pontos de vista em torno de duas importantes questões, tanto para historiadores da arte quanto para sociólogos da cultura: a discussão relativa à ideia de cultura e as diferentes compreensões acerca das relações entre formas estéticas e processos sociais. Para realizar essa discussão, analisa-se o uso das fontes, bem como os métodos empregados por quatro estudiosos identificados com tradições intelectuais mais ou menos diversas: Heinrich Wölfflin (1864-1945), Erwin Panofsky (1892-1968), Mikhail Bakhtin (1895-1975) e Timothy James Clark (1943).Unochapecó2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/328110.22295/grifos.v24i38/39.3281Revista Grifos; v. 24 n. 38/39 (2015): Dossiê Temática Livre; 199-2182175-015710.22295/grifos.v24i38/39reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3281/1890Copyright (c) 2016 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Luiz Alberto2017-03-24T06:19:00Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3281Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:19Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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