Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Download full: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753 |
Summary: | Este artigo tem como objetivo discutir, por meio de um estudo teórico, os tempos e os espaços de escolarização propostos aos alunos com autismo ao longo da história. Para tanto, desenharemos o caminho trilhado, no que se refere à criação de lugares escolares especializados, até a inclusão escolar desses alunos no sistema comum de ensino. A ênfase recairá sobre a análise do tempo e dos espaços escolares estabelecidos na contemporaneidade frente ao imperativo da inclusão. Diante do entrecruzamento de um discurso social que preconiza uma educação para todos, cabe perguntar se, na organização das tarefas educativas, há lugar para o tempo singular de cada sujeito, entendido aqui a partir da noção psicanalítica de singularidade. |
id |
UNOCHAPO-1_4a2921f4438fe96f5d2be60a50bd6cb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3753 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarizaçãoCidades. Biopolítica. Vida. Morte.Este artigo tem como objetivo discutir, por meio de um estudo teórico, os tempos e os espaços de escolarização propostos aos alunos com autismo ao longo da história. Para tanto, desenharemos o caminho trilhado, no que se refere à criação de lugares escolares especializados, até a inclusão escolar desses alunos no sistema comum de ensino. A ênfase recairá sobre a análise do tempo e dos espaços escolares estabelecidos na contemporaneidade frente ao imperativo da inclusão. Diante do entrecruzamento de um discurso social que preconiza uma educação para todos, cabe perguntar se, na organização das tarefas educativas, há lugar para o tempo singular de cada sujeito, entendido aqui a partir da noção psicanalítica de singularidade.Unochapecó2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/375310.22196/rp.v19i40.3753Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 262-285Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 262-2851984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753/2122Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Marcia DoralinaGuareschi, TaísNaujorks, Maria Inês2017-07-24T18:09:49Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3753Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-07-24T18:09:49Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização |
title |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização |
spellingShingle |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização Alves, Marcia Doralina Cidades. Biopolítica. Vida. Morte. |
title_short |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização |
title_full |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização |
title_fullStr |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização |
title_full_unstemmed |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização |
title_sort |
Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização |
author |
Alves, Marcia Doralina |
author_facet |
Alves, Marcia Doralina Guareschi, Taís Naujorks, Maria Inês |
author_role |
author |
author2 |
Guareschi, Taís Naujorks, Maria Inês |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Marcia Doralina Guareschi, Taís Naujorks, Maria Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidades. Biopolítica. Vida. Morte. |
topic |
Cidades. Biopolítica. Vida. Morte. |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir, por meio de um estudo teórico, os tempos e os espaços de escolarização propostos aos alunos com autismo ao longo da história. Para tanto, desenharemos o caminho trilhado, no que se refere à criação de lugares escolares especializados, até a inclusão escolar desses alunos no sistema comum de ensino. A ênfase recairá sobre a análise do tempo e dos espaços escolares estabelecidos na contemporaneidade frente ao imperativo da inclusão. Diante do entrecruzamento de um discurso social que preconiza uma educação para todos, cabe perguntar se, na organização das tarefas educativas, há lugar para o tempo singular de cada sujeito, entendido aqui a partir da noção psicanalítica de singularidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753 10.22196/rp.v19i40.3753 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v19i40.3753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3753/2122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 262-285 Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 262-285 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994205564928 |