POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2826 |
Resumo: | O presente trabalho analisou, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, e de um estudo de campo, a implantação da Educação a Distância por meio da Universidade Aberta no Brasil, no Instituto Federal Sul-rio-grandense, a partir de 2006 até o presente momento, à luz da teoria do ciclo de políticas de Ball (1994). Para tanto, foi proposta uma discussão sobre os espaços de atuação dos atores envolvidos na construção e na reconstrução de políticas. Os resultados mostraram que os interesses dos três contextos dos ciclos de políticas estão presentes nos diversos âmbitos da implantação da política e se constituem em espaços de conflito, resistência e adaptação aos interesses de um ou outro ciclo, como ocorreu no caso das políticas públicas implantadas e assimiladas pela Instituição pesquisada.Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a Distância. UAB/IFSul. |
id |
UNOESC-3_fd6d10d0eb9e022f8e5ed6d94fecff54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2826 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSEO presente trabalho analisou, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, e de um estudo de campo, a implantação da Educação a Distância por meio da Universidade Aberta no Brasil, no Instituto Federal Sul-rio-grandense, a partir de 2006 até o presente momento, à luz da teoria do ciclo de políticas de Ball (1994). Para tanto, foi proposta uma discussão sobre os espaços de atuação dos atores envolvidos na construção e na reconstrução de políticas. Os resultados mostraram que os interesses dos três contextos dos ciclos de políticas estão presentes nos diversos âmbitos da implantação da política e se constituem em espaços de conflito, resistência e adaptação aos interesses de um ou outro ciclo, como ocorreu no caso das políticas públicas implantadas e assimiladas pela Instituição pesquisada.Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a Distância. UAB/IFSul. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2826Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 147-170Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 147-170Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 147-170Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 147-170Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 147-1702177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2826/pdf_21https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2826/xml_9Orth, Miguel AlfredoOtte, JaneteRibeiro, Luis Otoni Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:09:07Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2826Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:09:07Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE |
title |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE |
spellingShingle |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE Orth, Miguel Alfredo |
title_short |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE |
title_full |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE |
title_fullStr |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE |
title_sort |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE |
author |
Orth, Miguel Alfredo |
author_facet |
Orth, Miguel Alfredo Otte, Janete Ribeiro, Luis Otoni Meireles |
author_role |
author |
author2 |
Otte, Janete Ribeiro, Luis Otoni Meireles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orth, Miguel Alfredo Otte, Janete Ribeiro, Luis Otoni Meireles |
description |
O presente trabalho analisou, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, e de um estudo de campo, a implantação da Educação a Distância por meio da Universidade Aberta no Brasil, no Instituto Federal Sul-rio-grandense, a partir de 2006 até o presente momento, à luz da teoria do ciclo de políticas de Ball (1994). Para tanto, foi proposta uma discussão sobre os espaços de atuação dos atores envolvidos na construção e na reconstrução de políticas. Os resultados mostraram que os interesses dos três contextos dos ciclos de políticas estão presentes nos diversos âmbitos da implantação da política e se constituem em espaços de conflito, resistência e adaptação aos interesses de um ou outro ciclo, como ocorreu no caso das políticas públicas implantadas e assimiladas pela Instituição pesquisada.Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a Distância. UAB/IFSul. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2826 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2826/pdf_21 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2826/xml_9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 147-170 Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 147-170 Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 147-170 Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 147-170 Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 147-170 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1787715254328754176 |