O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104800
Resumo: Nosso objetivo nesta pesquisa é pensar a questão do Ensino da Filosofia e do filosofar, a partir de alguns pensamentos filosóficos que marcaram a reflexão sobre a Educação no século XX e neste início do século XXI, bem como destacar o problema da experiência do homem na atualidade. O decurso desse trabalho e sua elaboração sustentam-se no estudo teórico-filosófico, apresentando os conceitos pesquisados sob a orientação da ontologia hermenêutica de Gadamer, com o intuito de compreender o pensamento dos autores estudados e a realidade em que a sociedade atual vivencia. A percepção de uma sociedade entregue à mentalidade pós-moderna tornou-se subsídio para a Filosofia e a Educação, exigindo e propondo a reflexão urgente sobre a banalização da vida, a subserviência ao consumismo desenfreado e a expropriação da experiência. Resgatando a antiga relação entre a Filosofia e a Pedagogia, nos propomos a pensar a experiência na vida e na Educação, especificamente uma experiência que possibilite também a reflexão dos estudantes frente à realidade em que vivem hoje; ou seja, pensamos na urgência de uma Educação que valorize novamente a reflexão filosófica por meio de uma experiência filosófica, tendo-a também como fim. Assim, nossa pesquisa problematiza o Ensino de Filosofia bem como aprofunda o tema da experiência, apresentando sua importância no momento presente, construindo uma reflexão a partir da seguinte pergunta: como é possível uma experiência filosófica hoje? E, havendo essa experiência, como acontece a sua transmissão? O desenvolvimento do estudo sobre a experiência conduziu-nos a pensar sobre a infância, momento forte e propício da Educação, tornando-se o pano de fundo da pesquisa, pois a infância não se fecha numa idade cronológica, mas...
id UNSP_0634e10984c904e4c375641a91d84934
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104800
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidadeEducaçãoInfânciaExperiencia de vidaFilosofia - Estudo e ensinoFilosofia e educaçãoExperienceEducationChildhoodTeaching PhilosophyPhilosophy of EducationNosso objetivo nesta pesquisa é pensar a questão do Ensino da Filosofia e do filosofar, a partir de alguns pensamentos filosóficos que marcaram a reflexão sobre a Educação no século XX e neste início do século XXI, bem como destacar o problema da experiência do homem na atualidade. O decurso desse trabalho e sua elaboração sustentam-se no estudo teórico-filosófico, apresentando os conceitos pesquisados sob a orientação da ontologia hermenêutica de Gadamer, com o intuito de compreender o pensamento dos autores estudados e a realidade em que a sociedade atual vivencia. A percepção de uma sociedade entregue à mentalidade pós-moderna tornou-se subsídio para a Filosofia e a Educação, exigindo e propondo a reflexão urgente sobre a banalização da vida, a subserviência ao consumismo desenfreado e a expropriação da experiência. Resgatando a antiga relação entre a Filosofia e a Pedagogia, nos propomos a pensar a experiência na vida e na Educação, especificamente uma experiência que possibilite também a reflexão dos estudantes frente à realidade em que vivem hoje; ou seja, pensamos na urgência de uma Educação que valorize novamente a reflexão filosófica por meio de uma experiência filosófica, tendo-a também como fim. Assim, nossa pesquisa problematiza o Ensino de Filosofia bem como aprofunda o tema da experiência, apresentando sua importância no momento presente, construindo uma reflexão a partir da seguinte pergunta: como é possível uma experiência filosófica hoje? E, havendo essa experiência, como acontece a sua transmissão? O desenvolvimento do estudo sobre a experiência conduziu-nos a pensar sobre a infância, momento forte e propício da Educação, tornando-se o pano de fundo da pesquisa, pois a infância não se fecha numa idade cronológica, mas...Our objective in this research is to think the issue of Teaching Philosophy and the philosophizing, though some philosophical thoughts that marked the debate on Education in the twentieth century and in the beginning the twentieth one century, well how to highlight the problems of mankind’s experience in nowadays. The course of this work and the elaboration are underpinned by theoretical-philosophical study, presented by researched concept oriented by hermeneutic ontology of Gadamer, in order to understand the thoughts of the authors studied and the reality in which current society experiences. The perception of one society postmodern mentality became allowance for Philosophy and the Education, proposing and demanding an urgent reflection about the trivialization life, Subservience to the rampant consumerism and the expropriation of experience. Rescuing the historical relationship between Philosophy and Pedagogy, we propose to think the experience in life and Education specifically an experience that will also led reflection of students face the reality in which they live today that is, we think of urgency of Education that values back to philosophical reflection through a philosophical experience, and it also as an end. Our research questions the Teaching of Philosophy and deepens the theme of experience, showing its importance in present moment, building a reflection from the following question: how can it be possible a philosophical experience today? And when it happens this experience, and how it happens as its transmission? Development the study on the experience led us to think about childhood currently strong and conducive to Education, becoming the backdrop of research, as the childhood does not close in chronological age, but prevalent in human life as a condition, turns into Education and learning... (Complete abstract, click electronic address below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2010-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis128 f.application/pdfBROCANELLI, Cláudio Roberto. O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade. 2010. 128 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/104800000621325brocanelli_cr_dr_mar.pdf33004110040P521918638733144150000-0003-4945-1681Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:03:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104800Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-21T06:03:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade
title O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade
spellingShingle O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade
Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
Educação
Infância
Experiencia de vida
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia e educação
Experience
Education
Childhood
Teaching Philosophy
Philosophy of Education
title_short O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade
title_full O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade
title_fullStr O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade
title_full_unstemmed O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade
title_sort O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade
author Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
author_facet Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Infância
Experiencia de vida
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia e educação
Experience
Education
Childhood
Teaching Philosophy
Philosophy of Education
topic Educação
Infância
Experiencia de vida
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia e educação
Experience
Education
Childhood
Teaching Philosophy
Philosophy of Education
description Nosso objetivo nesta pesquisa é pensar a questão do Ensino da Filosofia e do filosofar, a partir de alguns pensamentos filosóficos que marcaram a reflexão sobre a Educação no século XX e neste início do século XXI, bem como destacar o problema da experiência do homem na atualidade. O decurso desse trabalho e sua elaboração sustentam-se no estudo teórico-filosófico, apresentando os conceitos pesquisados sob a orientação da ontologia hermenêutica de Gadamer, com o intuito de compreender o pensamento dos autores estudados e a realidade em que a sociedade atual vivencia. A percepção de uma sociedade entregue à mentalidade pós-moderna tornou-se subsídio para a Filosofia e a Educação, exigindo e propondo a reflexão urgente sobre a banalização da vida, a subserviência ao consumismo desenfreado e a expropriação da experiência. Resgatando a antiga relação entre a Filosofia e a Pedagogia, nos propomos a pensar a experiência na vida e na Educação, especificamente uma experiência que possibilite também a reflexão dos estudantes frente à realidade em que vivem hoje; ou seja, pensamos na urgência de uma Educação que valorize novamente a reflexão filosófica por meio de uma experiência filosófica, tendo-a também como fim. Assim, nossa pesquisa problematiza o Ensino de Filosofia bem como aprofunda o tema da experiência, apresentando sua importância no momento presente, construindo uma reflexão a partir da seguinte pergunta: como é possível uma experiência filosófica hoje? E, havendo essa experiência, como acontece a sua transmissão? O desenvolvimento do estudo sobre a experiência conduziu-nos a pensar sobre a infância, momento forte e propício da Educação, tornando-se o pano de fundo da pesquisa, pois a infância não se fecha numa idade cronológica, mas...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-22
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BROCANELLI, Cláudio Roberto. O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade. 2010. 128 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/104800
000621325
brocanelli_cr_dr_mar.pdf
33004110040P5
2191863873314415
0000-0003-4945-1681
identifier_str_mv BROCANELLI, Cláudio Roberto. O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade. 2010. 128 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000621325
brocanelli_cr_dr_mar.pdf
33004110040P5
2191863873314415
0000-0003-4945-1681
url http://hdl.handle.net/11449/104800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789459652018176