Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ50.htm http://hdl.handle.net/11449/148427 |
Resumo: | Introdução: O cursinho Ideal iniciou suas atividades em 1999 como atividade de extensão financiada com 20 bolsas financiadas pela PROEX e 2 bolsas do próprio cursinho. Visando atender jovens de segmentos carentes da cidade de Presidente Prudente e região, impossibilitados de pagar cursinho pré-vestibular convencionais, o Cursinho Ideal vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que envolve a preparação para o vestibular, além de atividades de formação intelectual e de cidadania, uma vez que tais alunos ao freqüentarem as aulas no Campus podem usufruir das instalações e serviços disponíveis (biblioteca, laboratórios, atividades culturais etc). Conta atualmente com 180 alunos, 19 monitores (alunos da FCT/Unesp) distribuídos em 19 disciplinas, 3 monitores que compõem a coordenação de turma e 3 docentes da FCT que compõem a coordenação pedagógica. Objetivos: O Cursinho visa fundamentalmente atender a jovens de famílias carentes, oriundos do ensino público com o objetivo de ampliar suas possibilidades de acesso a Universidade. Além deste objetivo geral, o cursinho visa também possibilitar ao monitores (alunos de diversos cursos da FCT/Unesp) oportunidade de desenvolvimento de atividades docentes, além de envolve-los na própria administração e condução do cursinho. Metodologia: Grande ênfase tem sido dada a dois aspectos da condução do cursinho pré-vestibular Ideal: a primeira diz respeito à seleção dos alunos-monitores. Tal seleção é feita através de prova teórica e didática relacionada à disciplina pretendida, na qual participam os alunos e professores da FCT. A segunda diz respeito à seleção dos alunos. Desde 1999 vem sendo desenvolvidas estratégias que permitam selecionar os candidatos realmente carentes, que de outra maneira não teriam acesso a cursinho pré-vestibulares. Assim, tem sido utilizados instrumentos tais como questionário de avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e entrevista com a assistente social do campus. Resultados: A aceitação do cursinho na cidade e região pode ser demonstrada pelo crescente número de inscritos a cada ano (730 inscritos em 1998, 733 em 1999, 766 em 2000 e 995 em 2001); a baixa evasão durante os 10 meses do período letivo; o número significativo de aprovados em diferentes vestibulares, em particular na Unesp. No ano de 2002 o cursinho passou a contar com um Regimento próprio e pretende reforçar as atividades de capacitação pedagógica dos monitores e ampliar as atividades disponíveis aos alunos. |
id |
UNSP_16ceb4b373394ee0724b89e3065d5407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148427 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/UnespIntrodução: O cursinho Ideal iniciou suas atividades em 1999 como atividade de extensão financiada com 20 bolsas financiadas pela PROEX e 2 bolsas do próprio cursinho. Visando atender jovens de segmentos carentes da cidade de Presidente Prudente e região, impossibilitados de pagar cursinho pré-vestibular convencionais, o Cursinho Ideal vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que envolve a preparação para o vestibular, além de atividades de formação intelectual e de cidadania, uma vez que tais alunos ao freqüentarem as aulas no Campus podem usufruir das instalações e serviços disponíveis (biblioteca, laboratórios, atividades culturais etc). Conta atualmente com 180 alunos, 19 monitores (alunos da FCT/Unesp) distribuídos em 19 disciplinas, 3 monitores que compõem a coordenação de turma e 3 docentes da FCT que compõem a coordenação pedagógica. Objetivos: O Cursinho visa fundamentalmente atender a jovens de famílias carentes, oriundos do ensino público com o objetivo de ampliar suas possibilidades de acesso a Universidade. Além deste objetivo geral, o cursinho visa também possibilitar ao monitores (alunos de diversos cursos da FCT/Unesp) oportunidade de desenvolvimento de atividades docentes, além de envolve-los na própria administração e condução do cursinho. Metodologia: Grande ênfase tem sido dada a dois aspectos da condução do cursinho pré-vestibular Ideal: a primeira diz respeito à seleção dos alunos-monitores. Tal seleção é feita através de prova teórica e didática relacionada à disciplina pretendida, na qual participam os alunos e professores da FCT. A segunda diz respeito à seleção dos alunos. Desde 1999 vem sendo desenvolvidas estratégias que permitam selecionar os candidatos realmente carentes, que de outra maneira não teriam acesso a cursinho pré-vestibulares. Assim, tem sido utilizados instrumentos tais como questionário de avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e entrevista com a assistente social do campus. Resultados: A aceitação do cursinho na cidade e região pode ser demonstrada pelo crescente número de inscritos a cada ano (730 inscritos em 1998, 733 em 1999, 766 em 2000 e 995 em 2001); a baixa evasão durante os 10 meses do período letivo; o número significativo de aprovados em diferentes vestibulares, em particular na Unesp. No ano de 2002 o cursinho passou a contar com um Regimento próprio e pretende reforçar as atividades de capacitação pedagógica dos monitores e ampliar as atividades disponíveis aos alunos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Cartografia, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Cartografia, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]Silva, José Caetano da [UNESP]Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP]Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP]2017-01-18T18:11:41Z2017-01-18T18:11:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ50.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1484276332973406361489PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T00:57:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T00:57:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp |
title |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp |
spellingShingle |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp Silva, João Fernando Custódio da [UNESP] |
title_short |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp |
title_full |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp |
title_fullStr |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp |
title_sort |
Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp |
author |
Silva, João Fernando Custódio da [UNESP] |
author_facet |
Silva, João Fernando Custódio da [UNESP] Silva, José Caetano da [UNESP] Melazzo, Everaldo Santos [UNESP] Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP] Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP] Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Caetano da [UNESP] Melazzo, Everaldo Santos [UNESP] Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP] Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP] Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Fernando Custódio da [UNESP] Silva, José Caetano da [UNESP] Melazzo, Everaldo Santos [UNESP] Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP] Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP] Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP] |
description |
Introdução: O cursinho Ideal iniciou suas atividades em 1999 como atividade de extensão financiada com 20 bolsas financiadas pela PROEX e 2 bolsas do próprio cursinho. Visando atender jovens de segmentos carentes da cidade de Presidente Prudente e região, impossibilitados de pagar cursinho pré-vestibular convencionais, o Cursinho Ideal vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que envolve a preparação para o vestibular, além de atividades de formação intelectual e de cidadania, uma vez que tais alunos ao freqüentarem as aulas no Campus podem usufruir das instalações e serviços disponíveis (biblioteca, laboratórios, atividades culturais etc). Conta atualmente com 180 alunos, 19 monitores (alunos da FCT/Unesp) distribuídos em 19 disciplinas, 3 monitores que compõem a coordenação de turma e 3 docentes da FCT que compõem a coordenação pedagógica. Objetivos: O Cursinho visa fundamentalmente atender a jovens de famílias carentes, oriundos do ensino público com o objetivo de ampliar suas possibilidades de acesso a Universidade. Além deste objetivo geral, o cursinho visa também possibilitar ao monitores (alunos de diversos cursos da FCT/Unesp) oportunidade de desenvolvimento de atividades docentes, além de envolve-los na própria administração e condução do cursinho. Metodologia: Grande ênfase tem sido dada a dois aspectos da condução do cursinho pré-vestibular Ideal: a primeira diz respeito à seleção dos alunos-monitores. Tal seleção é feita através de prova teórica e didática relacionada à disciplina pretendida, na qual participam os alunos e professores da FCT. A segunda diz respeito à seleção dos alunos. Desde 1999 vem sendo desenvolvidas estratégias que permitam selecionar os candidatos realmente carentes, que de outra maneira não teriam acesso a cursinho pré-vestibulares. Assim, tem sido utilizados instrumentos tais como questionário de avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e entrevista com a assistente social do campus. Resultados: A aceitação do cursinho na cidade e região pode ser demonstrada pelo crescente número de inscritos a cada ano (730 inscritos em 1998, 733 em 1999, 766 em 2000 e 995 em 2001); a baixa evasão durante os 10 meses do período letivo; o número significativo de aprovados em diferentes vestibulares, em particular na Unesp. No ano de 2002 o cursinho passou a contar com um Regimento próprio e pretende reforçar as atividades de capacitação pedagógica dos monitores e ampliar as atividades disponíveis aos alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:41Z 2017-01-18T18:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ50.htm http://hdl.handle.net/11449/148427 6332973406361489 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ50.htm http://hdl.handle.net/11449/148427 |
identifier_str_mv |
6332973406361489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964810027204608 |