Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Silva, José Caetano da [UNESP], Melazzo, Everaldo Santos [UNESP], Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP], Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP], Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ50.htm
http://hdl.handle.net/11449/148427
Resumo: Introdução: O cursinho Ideal iniciou suas atividades em 1999 como atividade de extensão financiada com 20 bolsas financiadas pela PROEX e 2 bolsas do próprio cursinho. Visando atender jovens de segmentos carentes da cidade de Presidente Prudente e região, impossibilitados de pagar cursinho pré-vestibular convencionais, o Cursinho Ideal vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que envolve a preparação para o vestibular, além de atividades de formação intelectual e de cidadania, uma vez que tais alunos ao freqüentarem as aulas no Campus podem usufruir das instalações e serviços disponíveis (biblioteca, laboratórios, atividades culturais etc). Conta atualmente com 180 alunos, 19 monitores (alunos da FCT/Unesp) distribuídos em 19 disciplinas, 3 monitores que compõem a coordenação de turma e 3 docentes da FCT que compõem a coordenação pedagógica. Objetivos: O Cursinho visa fundamentalmente atender a jovens de famílias carentes, oriundos do ensino público com o objetivo de ampliar suas possibilidades de acesso a Universidade. Além deste objetivo geral, o cursinho visa também possibilitar ao monitores (alunos de diversos cursos da FCT/Unesp) oportunidade de desenvolvimento de atividades docentes, além de envolve-los na própria administração e condução do cursinho. Metodologia: Grande ênfase tem sido dada a dois aspectos da condução do cursinho pré-vestibular Ideal: a primeira diz respeito à seleção dos alunos-monitores. Tal seleção é feita através de prova teórica e didática relacionada à disciplina pretendida, na qual participam os alunos e professores da FCT. A segunda diz respeito à seleção dos alunos. Desde 1999 vem sendo desenvolvidas estratégias que permitam selecionar os candidatos realmente carentes, que de outra maneira não teriam acesso a cursinho pré-vestibulares. Assim, tem sido utilizados instrumentos tais como questionário de avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e entrevista com a assistente social do campus. Resultados: A aceitação do cursinho na cidade e região pode ser demonstrada pelo crescente número de inscritos a cada ano (730 inscritos em 1998, 733 em 1999, 766 em 2000 e 995 em 2001); a baixa evasão durante os 10 meses do período letivo; o número significativo de aprovados em diferentes vestibulares, em particular na Unesp. No ano de 2002 o cursinho passou a contar com um Regimento próprio e pretende reforçar as atividades de capacitação pedagógica dos monitores e ampliar as atividades disponíveis aos alunos.
id UNSP_16ceb4b373394ee0724b89e3065d5407
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148427
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/UnespIntrodução: O cursinho Ideal iniciou suas atividades em 1999 como atividade de extensão financiada com 20 bolsas financiadas pela PROEX e 2 bolsas do próprio cursinho. Visando atender jovens de segmentos carentes da cidade de Presidente Prudente e região, impossibilitados de pagar cursinho pré-vestibular convencionais, o Cursinho Ideal vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que envolve a preparação para o vestibular, além de atividades de formação intelectual e de cidadania, uma vez que tais alunos ao freqüentarem as aulas no Campus podem usufruir das instalações e serviços disponíveis (biblioteca, laboratórios, atividades culturais etc). Conta atualmente com 180 alunos, 19 monitores (alunos da FCT/Unesp) distribuídos em 19 disciplinas, 3 monitores que compõem a coordenação de turma e 3 docentes da FCT que compõem a coordenação pedagógica. Objetivos: O Cursinho visa fundamentalmente atender a jovens de famílias carentes, oriundos do ensino público com o objetivo de ampliar suas possibilidades de acesso a Universidade. Além deste objetivo geral, o cursinho visa também possibilitar ao monitores (alunos de diversos cursos da FCT/Unesp) oportunidade de desenvolvimento de atividades docentes, além de envolve-los na própria administração e condução do cursinho. Metodologia: Grande ênfase tem sido dada a dois aspectos da condução do cursinho pré-vestibular Ideal: a primeira diz respeito à seleção dos alunos-monitores. Tal seleção é feita através de prova teórica e didática relacionada à disciplina pretendida, na qual participam os alunos e professores da FCT. A segunda diz respeito à seleção dos alunos. Desde 1999 vem sendo desenvolvidas estratégias que permitam selecionar os candidatos realmente carentes, que de outra maneira não teriam acesso a cursinho pré-vestibulares. Assim, tem sido utilizados instrumentos tais como questionário de avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e entrevista com a assistente social do campus. Resultados: A aceitação do cursinho na cidade e região pode ser demonstrada pelo crescente número de inscritos a cada ano (730 inscritos em 1998, 733 em 1999, 766 em 2000 e 995 em 2001); a baixa evasão durante os 10 meses do período letivo; o número significativo de aprovados em diferentes vestibulares, em particular na Unesp. No ano de 2002 o cursinho passou a contar com um Regimento próprio e pretende reforçar as atividades de capacitação pedagógica dos monitores e ampliar as atividades disponíveis aos alunos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Cartografia, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Cartografia, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]Silva, José Caetano da [UNESP]Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP]Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP]2017-01-18T18:11:41Z2017-01-18T18:11:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ50.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1484276332973406361489PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T00:57:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T00:57:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
title Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
spellingShingle Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
title_short Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
title_full Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
title_fullStr Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
title_full_unstemmed Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
title_sort Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp
author Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
author_facet Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
Silva, José Caetano da [UNESP]
Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]
Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP]
Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP]
author_role author
author2 Silva, José Caetano da [UNESP]
Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]
Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP]
Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
Silva, José Caetano da [UNESP]
Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]
Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP]
Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP]
description Introdução: O cursinho Ideal iniciou suas atividades em 1999 como atividade de extensão financiada com 20 bolsas financiadas pela PROEX e 2 bolsas do próprio cursinho. Visando atender jovens de segmentos carentes da cidade de Presidente Prudente e região, impossibilitados de pagar cursinho pré-vestibular convencionais, o Cursinho Ideal vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que envolve a preparação para o vestibular, além de atividades de formação intelectual e de cidadania, uma vez que tais alunos ao freqüentarem as aulas no Campus podem usufruir das instalações e serviços disponíveis (biblioteca, laboratórios, atividades culturais etc). Conta atualmente com 180 alunos, 19 monitores (alunos da FCT/Unesp) distribuídos em 19 disciplinas, 3 monitores que compõem a coordenação de turma e 3 docentes da FCT que compõem a coordenação pedagógica. Objetivos: O Cursinho visa fundamentalmente atender a jovens de famílias carentes, oriundos do ensino público com o objetivo de ampliar suas possibilidades de acesso a Universidade. Além deste objetivo geral, o cursinho visa também possibilitar ao monitores (alunos de diversos cursos da FCT/Unesp) oportunidade de desenvolvimento de atividades docentes, além de envolve-los na própria administração e condução do cursinho. Metodologia: Grande ênfase tem sido dada a dois aspectos da condução do cursinho pré-vestibular Ideal: a primeira diz respeito à seleção dos alunos-monitores. Tal seleção é feita através de prova teórica e didática relacionada à disciplina pretendida, na qual participam os alunos e professores da FCT. A segunda diz respeito à seleção dos alunos. Desde 1999 vem sendo desenvolvidas estratégias que permitam selecionar os candidatos realmente carentes, que de outra maneira não teriam acesso a cursinho pré-vestibulares. Assim, tem sido utilizados instrumentos tais como questionário de avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e entrevista com a assistente social do campus. Resultados: A aceitação do cursinho na cidade e região pode ser demonstrada pelo crescente número de inscritos a cada ano (730 inscritos em 1998, 733 em 1999, 766 em 2000 e 995 em 2001); a baixa evasão durante os 10 meses do período letivo; o número significativo de aprovados em diferentes vestibulares, em particular na Unesp. No ano de 2002 o cursinho passou a contar com um Regimento próprio e pretende reforçar as atividades de capacitação pedagógica dos monitores e ampliar as atividades disponíveis aos alunos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:11:41Z
2017-01-18T18:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ50.htm
http://hdl.handle.net/11449/148427
6332973406361489
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ50.htm
http://hdl.handle.net/11449/148427
identifier_str_mv 6332973406361489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964810027204608