Cursinho ideal: a experiência de cursinho pré-vestibular popular da FCT/UNESP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143617 |
Resumo: | Introdução: O Projeto de Extensão Universitária, “Curso Pré-Vestibular IDEAL”, foi criado em setembro de 1998 e iniciou suas atividades em 1999, como atividade de extensão apoiada pela PROEX que concede, atualmente, a este 22 bolsas. Hoje, oferece 180 vagas, tendo 19 monitores responsáveis, cada um por uma disciplina, somados a 3 bolsistas que compõem a coordenação de turma (todos graduandos da Faculdade de Ciências e Tecnologia /UNESP) e 3 docentes da unidade que colaboram na coordenação pedagógica. Objetivos: Seu principal objetivo é oferecer à comunidade de Presidente Prudente e região, a oportunidade de fazer um curso pré-vestibular a um custo acessível às camadas sociais menos favorecidas, para que a mesma possa conquistar uma vaga em uma Universidade de qualidade. Métodos: Para isso, enfatizam-se dois aspectos importantes na administração do cursinho: o primeiro é a seleção dos alunos-monitores, que consiste de prova teórica e didática relacionada à disciplina pretendida, na qual participam os alunos e professores do campus. O segundo aspecto é o da seleção dos alunos, já que desde 1999 vem sendo desenvolvidas estratégias que permitem selecionar os candidatos realmente carentes, que de outra maneira não teriam acesso a cursinhos pré-vestibulares. Os instrumentos utilizados têm sido um questionário de avaliação sócio-econômica e prova de conhecimentos gerais do Ensino Médio. Como coordenadora de turma desempenho atividades administrativas e burocráticas como auxilio ao trabalho dos alunosmonitores, organizando encontros e acompanhamentos didáticos, agendamento de recursos materiais, atendimento das necessidades dos alunos quanto às informações dos vestibulares, isenções, atestados, agenda cultural, dentre outras. Enfim, tudo em busca da plena qualidade de aula, para proporcionar as reais condições de ingresso do aluno ao mundo universitário. Vale ressaltar que uma das dificuldades do cursinho é controlar a evasão, que após o segundo semestre tende a aumentar. Em contrapartida, palestras, bate-papos nas salas de aula e motivação durante o ano tem ajudado a amenizar a evasão. Resultados: A aceitação do cursinho pode ser demonstrada pela crescente procura ao longo do ano letivo, pelo aumento do numero de cursinhos desse gênero na cidade e pelo número significativo de aprovados em diferentes vestibulares, em particular na UNESP, que em 2004 aprovou 10% de alunos egressos do Cursinho. |
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