Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chacon, Lourenço [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vaz, Suellen [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1518-76322013000300010
http://hdl.handle.net/11449/109640
Resumo: We compared the relationships between acquisition of auditory perception and the acquisition of sonorant consonants spelling in children of the first two grades of elementary school. The comparison was based on a procedure of identifying and writing the same set of words that presented phonological contrasts between them. As to the results, it was found: (1) gradation in the acquisition of subclasses within a larger class; (2) matches and mismatches between the two types of task; (3) increased adjustments in spelling and more mismatches in auditory perception with increasing enrollment. This set of results indicates, therefore, the complexity of the relationships between the acquisition of auditory perception and the acquisition of spelling, since, once contacted, their journey together at the same time promotes links and outcomes between them.
id UNSP_273b46f2866d9f929943af004b1ca688
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109640
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questãoRelaciones entre adquisición de la percepción auditiva y aprendizaje de la ortografía: consonantes sonoras en cuestiónRelationships between acquisition of auditory perception and orthography learning: sonorant consonants under discussionAquisição da escritaPercepção-auditivaOrtografiaWriting acquisitionAuditory perceptionSpellingWe compared the relationships between acquisition of auditory perception and the acquisition of sonorant consonants spelling in children of the first two grades of elementary school. The comparison was based on a procedure of identifying and writing the same set of words that presented phonological contrasts between them. As to the results, it was found: (1) gradation in the acquisition of subclasses within a larger class; (2) matches and mismatches between the two types of task; (3) increased adjustments in spelling and more mismatches in auditory perception with increasing enrollment. This set of results indicates, therefore, the complexity of the relationships between the acquisition of auditory perception and the acquisition of spelling, since, once contacted, their journey together at the same time promotes links and outcomes between them.Foram comparadas relações entre a aquisição da percepção-auditiva e a aprendizagem da ortografia de consoantes soantes em crianças das duas primeiras séries do ensino fundamental. A comparação foi baseada num procedimento de identificação e de escrita de um mesmo conjunto de palavras que apresentavam contrastes fonológicos entre si. Quanto aos resultados, verificou-se: (1) gradiência na aquisição de subclasses no interior de uma grande classe; (2) correspondências e não correspondências entre os dois tipos de tarefa; (3) mais ajustes na ortografia e mais desajustes na percepção-auditiva com o aumento da escolarização. Esse conjunto de resultados aponta, portanto, para a complexidade das relações entre a aquisição da percepção-auditiva e a aquisição da ortografia, já que, uma vez em contato, seu percurso conjunto ao mesmo tempo promove enlaces e desenlaces entre elas.Fueron comparadas relaciones entre la adquisición de la percepción auditiva y la adquisición de la ortografía de consonantes sonoras en niños de los dos primeros grados de lo enseñanza primaria. La comparación fue basada en un procedimiento de identificación y de escritura de un mismo conjunto de palabras que presentaban contrastes fonológicos entre sí. En cuanto a los resultados, se verificó: (1) cierta graduación en la adquisición de subclases en el interior de una gran clase; (2) correspondencias y no correspondencias entre los dos tipos de tarea; (3) más ajustes en la ortografía y más desajustes en la percepción auditiva con el aumento de la escolarización. Ese conjunto de resultados apunta, por lo tanto, para la complejidad de las relaciones entre la adquisición de la percepción auditiva y la adquisición de la ortografía, ya que, una vez en contacto, su recorrido conjunto al mismo tiempo promueve enlaces y desenlaces entre ellas.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade do Sul de Santa CatarinaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chacon, Lourenço [UNESP]Vaz, Suellen [UNESP]2014-09-30T18:18:32Z2014-09-30T18:18:32Z2013-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article695-719application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1518-76322013000300010Linguagem em (Dis)curso. Universidade do Sul de Santa Catarina, v. 13, n. 3, p. 695-719, 2013.1518-7632http://hdl.handle.net/11449/10964010.1590/S1518-76322013000300010S1518-76322013000300010S1518-76322013000300010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLinguagem em (Dis)cursoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:04:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109640Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-10T06:04:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão
Relaciones entre adquisición de la percepción auditiva y aprendizaje de la ortografía: consonantes sonoras en cuestión
Relationships between acquisition of auditory perception and orthography learning: sonorant consonants under discussion
title Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão
spellingShingle Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão
Chacon, Lourenço [UNESP]
Aquisição da escrita
Percepção-auditiva
Ortografia
Writing acquisition
Auditory perception
Spelling
title_short Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão
title_full Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão
title_fullStr Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão
title_full_unstemmed Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão
title_sort Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão
author Chacon, Lourenço [UNESP]
author_facet Chacon, Lourenço [UNESP]
Vaz, Suellen [UNESP]
author_role author
author2 Vaz, Suellen [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chacon, Lourenço [UNESP]
Vaz, Suellen [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da escrita
Percepção-auditiva
Ortografia
Writing acquisition
Auditory perception
Spelling
topic Aquisição da escrita
Percepção-auditiva
Ortografia
Writing acquisition
Auditory perception
Spelling
description We compared the relationships between acquisition of auditory perception and the acquisition of sonorant consonants spelling in children of the first two grades of elementary school. The comparison was based on a procedure of identifying and writing the same set of words that presented phonological contrasts between them. As to the results, it was found: (1) gradation in the acquisition of subclasses within a larger class; (2) matches and mismatches between the two types of task; (3) increased adjustments in spelling and more mismatches in auditory perception with increasing enrollment. This set of results indicates, therefore, the complexity of the relationships between the acquisition of auditory perception and the acquisition of spelling, since, once contacted, their journey together at the same time promotes links and outcomes between them.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
2014-09-30T18:18:32Z
2014-09-30T18:18:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1518-76322013000300010
Linguagem em (Dis)curso. Universidade do Sul de Santa Catarina, v. 13, n. 3, p. 695-719, 2013.
1518-7632
http://hdl.handle.net/11449/109640
10.1590/S1518-76322013000300010
S1518-76322013000300010
S1518-76322013000300010.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1518-76322013000300010
http://hdl.handle.net/11449/109640
identifier_str_mv Linguagem em (Dis)curso. Universidade do Sul de Santa Catarina, v. 13, n. 3, p. 695-719, 2013.
1518-7632
10.1590/S1518-76322013000300010
S1518-76322013000300010
S1518-76322013000300010.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 695-719
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789349575655424