Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fátima Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP], Vallim, Eduardo Martins [UNESP], Alves, Cristiano Manoel [UNESP], Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141721
Resumo: Apresentamos, neste texto, resultados do projeto desenvolvido, no ano de 2013, junto a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), intitulado “Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas”, em que foram desenvolvidas atividades como palestras, minicursos e oficinas temáticas, abordando conceitos e conteúdos escolares, além de apresentar novas metodologias relacionadas com a questão do processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas no anfiteatro da UNESP e contou com a colaboração de professores da UNESP e pesquisadores externos, bem como a participação dos professores da rede municipal de educação do município de Ourinhos. Totalizou-se 24 horas de atividades que articularam teoria e prática, contando com a presença de 118 docentes. Dentre os principais resultados do projeto, destaca-se a discussão e reflexão acerca das novas metodologias educacionais, bem como a efetiva participação dos docentes da rede municipal de educação da cidade de Ourinhos. Desta forma, ficou fortalecida a articulação entre a universidade e a rede pública de ensino, no processo de formação continuada de professores.
id UNSP_2cf08c7f289ddd6e624cbc62507642d8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141721
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professoresApresentamos, neste texto, resultados do projeto desenvolvido, no ano de 2013, junto a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), intitulado “Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas”, em que foram desenvolvidas atividades como palestras, minicursos e oficinas temáticas, abordando conceitos e conteúdos escolares, além de apresentar novas metodologias relacionadas com a questão do processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas no anfiteatro da UNESP e contou com a colaboração de professores da UNESP e pesquisadores externos, bem como a participação dos professores da rede municipal de educação do município de Ourinhos. Totalizou-se 24 horas de atividades que articularam teoria e prática, contando com a presença de 118 docentes. Dentre os principais resultados do projeto, destaca-se a discussão e reflexão acerca das novas metodologias educacionais, bem como a efetiva participação dos docentes da rede municipal de educação da cidade de Ourinhos. Desta forma, ficou fortalecida a articulação entre a universidade e a rede pública de ensino, no processo de formação continuada de professores.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Ourinhos, Departamento de Geografia, Ourinhos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Ourinhos, Departamento de Geografia, Ourinhos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Fátima Aparecida [UNESP]Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Vallim, Eduardo Martins [UNESP]Alves, Cristiano Manoel [UNESP]Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP]2016-07-19T13:00:10Z2016-07-19T13:00:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4670-4679application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4670-46792357-7819http://hdl.handle.net/11449/141721ISSN2357-7819-2014-4670-4679.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:12:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-27T06:12:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
title Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
spellingShingle Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
Costa, Fátima Aparecida [UNESP]
title_short Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
title_full Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
title_fullStr Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
title_full_unstemmed Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
title_sort Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
author Costa, Fátima Aparecida [UNESP]
author_facet Costa, Fátima Aparecida [UNESP]
Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
Vallim, Eduardo Martins [UNESP]
Alves, Cristiano Manoel [UNESP]
Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP]
author_role author
author2 Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
Vallim, Eduardo Martins [UNESP]
Alves, Cristiano Manoel [UNESP]
Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fátima Aparecida [UNESP]
Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
Vallim, Eduardo Martins [UNESP]
Alves, Cristiano Manoel [UNESP]
Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP]
description Apresentamos, neste texto, resultados do projeto desenvolvido, no ano de 2013, junto a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), intitulado “Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas”, em que foram desenvolvidas atividades como palestras, minicursos e oficinas temáticas, abordando conceitos e conteúdos escolares, além de apresentar novas metodologias relacionadas com a questão do processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas no anfiteatro da UNESP e contou com a colaboração de professores da UNESP e pesquisadores externos, bem como a participação dos professores da rede municipal de educação do município de Ourinhos. Totalizou-se 24 horas de atividades que articularam teoria e prática, contando com a presença de 118 docentes. Dentre os principais resultados do projeto, destaca-se a discussão e reflexão acerca das novas metodologias educacionais, bem como a efetiva participação dos docentes da rede municipal de educação da cidade de Ourinhos. Desta forma, ficou fortalecida a articulação entre a universidade e a rede pública de ensino, no processo de formação continuada de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:10Z
2016-07-19T13:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4670-4679
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141721
ISSN2357-7819-2014-4670-4679.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141721
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4670-4679
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4670-4679.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4670-4679
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965085616046080