Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Eduardo Carlos [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Silva, Eraldo Janonne da, Aguiar, Paulo Roberto de [UNESP], Catai, Rodrigo Eduardo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000200003
http://hdl.handle.net/11449/8956
Resumo: Nesse artigo é apresentada uma pesquisa experimental sobre os danos térmicos que aparecem nas válvulas de admissão dos motores após passarem pelo processo de retificação. Foram utilizados, nessa experimentação, quatro tipos de fluidos de corte e dois rebolos (CBN e Al2O3), sendo analisadas a tensão residual, a microdureza e a microestrutrura das peças fabricadas com esses materiais. Esses fluidos e rebolos resultaram em diferentes tipos de tensões residuais. O óleo de corte, por exemplo, induziu nas peças tensões residuais de compressão. em relação ao rebolo de CBN, devido às melhores propriedades de seus grãos abrasivos, estes proporcionaram tensões de compressão para todos os fluidos testados. em relação às alterações microestruturais, notou-se que nenhuma alteração térmica foi detectada nas peças, embora a inexistência de alterações microestruturais nem sempre sugerem que tensões residuais favoráveis foram obtidas.
id UNSP_343484d285444f537cc4abf790c54540
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8956
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluidsRetificaçãofluidos de corterebolostensões residuaisdanos térmicosválvulasGrindingcutting fluidsgrinding wheelresidual stressesthermal damagevalvesNesse artigo é apresentada uma pesquisa experimental sobre os danos térmicos que aparecem nas válvulas de admissão dos motores após passarem pelo processo de retificação. Foram utilizados, nessa experimentação, quatro tipos de fluidos de corte e dois rebolos (CBN e Al2O3), sendo analisadas a tensão residual, a microdureza e a microestrutrura das peças fabricadas com esses materiais. Esses fluidos e rebolos resultaram em diferentes tipos de tensões residuais. O óleo de corte, por exemplo, induziu nas peças tensões residuais de compressão. em relação ao rebolo de CBN, devido às melhores propriedades de seus grãos abrasivos, estes proporcionaram tensões de compressão para todos os fluidos testados. em relação às alterações microestruturais, notou-se que nenhuma alteração térmica foi detectada nas peças, embora a inexistência de alterações microestruturais nem sempre sugerem que tensões residuais favoráveis foram obtidas.This paper presents an experimental research in which the thermal damage in inlet engine valves grinding was evaluated. Four different cutting fluids and two grinding wheel were tested and were analyzed the workpiece residual stress, the micro hardness and the optical observation of the workpiece microstructure. The cutting fluid and the grinding wheel types adopted resulted in different types of residual stress. The cutting oil resulted in compressive residual stresses, even using the conventional wheel. The CBN wheel, due to the best proprieties of its grains resulted in compressive residual stresses for all fluids tested by the reducing of the grinding energy and its easier dissipation from the grinding zone. The microstructure investigations showed that the source of the tensile residual stresses observed was the thermal cycles imposed. No microstructure alterations were detected. Although, the absence of microstructure alterations not always suggests that favorable residual stresses can be obtained.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)UNESP Departamento de Engenharia MecânicaUSP Engenharia MecânicaUNESP Departamento de Engenharia ElétricaUNESP Engenharia IndustrialUNESP Departamento de Engenharia MecânicaUNESP Departamento de Engenharia ElétricaUNESP Engenharia IndustrialEscola de MinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bianchi, Eduardo Carlos [UNESP]Silva, Eraldo Janonne daAguiar, Paulo Roberto de [UNESP]Catai, Rodrigo Eduardo [UNESP]2014-05-20T13:27:21Z2014-05-20T13:27:21Z2003-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article81-86application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000200003Rem: Revista Escola de Minas. Escola de Minas, v. 56, n. 2, p. 81-86, 2003.0370-4467http://hdl.handle.net/11449/895610.1590/S0370-44672003000200003S0370-44672003000200003S0370-44672003000200003.pdf109915200757492114554003096600810000-0002-9934-4465SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengRem: Revista Escola de Minas0,132info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-11T06:16:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:16:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
title Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
spellingShingle Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
Bianchi, Eduardo Carlos [UNESP]
Retificação
fluidos de corte
rebolos
tensões residuais
danos térmicos
válvulas
Grinding
cutting fluids
grinding wheel
residual stresses
thermal damage
valves
title_short Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
title_full Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
title_fullStr Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
title_full_unstemmed Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
title_sort Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
author Bianchi, Eduardo Carlos [UNESP]
author_facet Bianchi, Eduardo Carlos [UNESP]
Silva, Eraldo Janonne da
Aguiar, Paulo Roberto de [UNESP]
Catai, Rodrigo Eduardo [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Eraldo Janonne da
Aguiar, Paulo Roberto de [UNESP]
Catai, Rodrigo Eduardo [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Eduardo Carlos [UNESP]
Silva, Eraldo Janonne da
Aguiar, Paulo Roberto de [UNESP]
Catai, Rodrigo Eduardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Retificação
fluidos de corte
rebolos
tensões residuais
danos térmicos
válvulas
Grinding
cutting fluids
grinding wheel
residual stresses
thermal damage
valves
topic Retificação
fluidos de corte
rebolos
tensões residuais
danos térmicos
válvulas
Grinding
cutting fluids
grinding wheel
residual stresses
thermal damage
valves
description Nesse artigo é apresentada uma pesquisa experimental sobre os danos térmicos que aparecem nas válvulas de admissão dos motores após passarem pelo processo de retificação. Foram utilizados, nessa experimentação, quatro tipos de fluidos de corte e dois rebolos (CBN e Al2O3), sendo analisadas a tensão residual, a microdureza e a microestrutrura das peças fabricadas com esses materiais. Esses fluidos e rebolos resultaram em diferentes tipos de tensões residuais. O óleo de corte, por exemplo, induziu nas peças tensões residuais de compressão. em relação ao rebolo de CBN, devido às melhores propriedades de seus grãos abrasivos, estes proporcionaram tensões de compressão para todos os fluidos testados. em relação às alterações microestruturais, notou-se que nenhuma alteração térmica foi detectada nas peças, embora a inexistência de alterações microestruturais nem sempre sugerem que tensões residuais favoráveis foram obtidas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
2014-05-20T13:27:21Z
2014-05-20T13:27:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000200003
Rem: Revista Escola de Minas. Escola de Minas, v. 56, n. 2, p. 81-86, 2003.
0370-4467
http://hdl.handle.net/11449/8956
10.1590/S0370-44672003000200003
S0370-44672003000200003
S0370-44672003000200003.pdf
1099152007574921
1455400309660081
0000-0002-9934-4465
url http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000200003
http://hdl.handle.net/11449/8956
identifier_str_mv Rem: Revista Escola de Minas. Escola de Minas, v. 56, n. 2, p. 81-86, 2003.
0370-4467
10.1590/S0370-44672003000200003
S0370-44672003000200003
S0370-44672003000200003.pdf
1099152007574921
1455400309660081
0000-0002-9934-4465
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Rem: Revista Escola de Minas
0,132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81-86
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964900970201088