Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006 http://hdl.handle.net/11449/29058 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade. |
id |
UNSP_780609eeca3eddd59216c77b6f29b917 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29058 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professoresLearning performance measures: formal evaluation and teachers' opinionescolaridadeaprendizagemschool educationlearningO objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade.The objective of this study was to compare the performance of school children in relation to formal evaluation and teachers' opinion. One hundred and sixty-four (164) elementary school students in an inland city in São Paulo state, 81 males, and 83 females, took part in this study. The formal performance evaluation was carried out through the Learning Performance Test, and 2 groups were defined according to the teacher's opinion as for normal and below-average performances. The results showed a significant difference, indicating the males and fourth graders as having the lowest performance. The average grades of the group defined by the teacher as having the lowest performance were lower than they were expected to be in the formal evaluation and differed significantly. The opinion of the teacher in this study was essential to the identification of problems related to education.Universidade Estadual de São PauloPontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual de CampinasPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Tonelotto, Josiane Maria de FreitasCiasca, Sylvia Maria2014-05-20T15:14:06Z2014-05-20T15:14:06Z2004-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article79-90application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, 2004.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/2905810.1590/S0103-166X2004000200006S0103-166X2004000200006S0103-166X2004000200006.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:07:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29058Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:07:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores Learning performance measures: formal evaluation and teachers' opinion |
title |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores |
spellingShingle |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores Capellini, Simone Aparecida [UNESP] escolaridade aprendizagem school education learning |
title_short |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores |
title_full |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores |
title_fullStr |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores |
title_full_unstemmed |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores |
title_sort |
Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores |
author |
Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Capellini, Simone Aparecida [UNESP] Tonelotto, Josiane Maria de Freitas Ciasca, Sylvia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Tonelotto, Josiane Maria de Freitas Ciasca, Sylvia Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capellini, Simone Aparecida [UNESP] Tonelotto, Josiane Maria de Freitas Ciasca, Sylvia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolaridade aprendizagem school education learning |
topic |
escolaridade aprendizagem school education learning |
description |
O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 2014-05-20T15:14:06Z 2014-05-20T15:14:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006 Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, 2004. 0103-166X http://hdl.handle.net/11449/29058 10.1590/S0103-166X2004000200006 S0103-166X2004000200006 S0103-166X2004000200006.pdf 9057316530389548 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006 http://hdl.handle.net/11449/29058 |
identifier_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, 2004. 0103-166X 10.1590/S0103-166X2004000200006 S0103-166X2004000200006 S0103-166X2004000200006.pdf 9057316530389548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79-90 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789454443741184 |