Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Tonelotto, Josiane Maria de Freitas, Ciasca, Sylvia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006
http://hdl.handle.net/11449/29058
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade.
id UNSP_780609eeca3eddd59216c77b6f29b917
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29058
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professoresLearning performance measures: formal evaluation and teachers' opinionescolaridadeaprendizagemschool educationlearningO objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade.The objective of this study was to compare the performance of school children in relation to formal evaluation and teachers' opinion. One hundred and sixty-four (164) elementary school students in an inland city in São Paulo state, 81 males, and 83 females, took part in this study. The formal performance evaluation was carried out through the Learning Performance Test, and 2 groups were defined according to the teacher's opinion as for normal and below-average performances. The results showed a significant difference, indicating the males and fourth graders as having the lowest performance. The average grades of the group defined by the teacher as having the lowest performance were lower than they were expected to be in the formal evaluation and differed significantly. The opinion of the teacher in this study was essential to the identification of problems related to education.Universidade Estadual de São PauloPontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual de CampinasPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Tonelotto, Josiane Maria de FreitasCiasca, Sylvia Maria2014-05-20T15:14:06Z2014-05-20T15:14:06Z2004-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article79-90application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, 2004.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/2905810.1590/S0103-166X2004000200006S0103-166X2004000200006S0103-166X2004000200006.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:07:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29058Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:07:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
Learning performance measures: formal evaluation and teachers' opinion
title Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
spellingShingle Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
escolaridade
aprendizagem
school education
learning
title_short Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
title_full Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
title_fullStr Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
title_full_unstemmed Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
title_sort Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores
author Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_facet Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
Ciasca, Sylvia Maria
author_role author
author2 Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
Ciasca, Sylvia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
Ciasca, Sylvia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv escolaridade
aprendizagem
school education
learning
topic escolaridade
aprendizagem
school education
learning
description O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
2014-05-20T15:14:06Z
2014-05-20T15:14:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006
Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, 2004.
0103-166X
http://hdl.handle.net/11449/29058
10.1590/S0103-166X2004000200006
S0103-166X2004000200006
S0103-166X2004000200006.pdf
9057316530389548
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200006
http://hdl.handle.net/11449/29058
identifier_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, 2004.
0103-166X
10.1590/S0103-166X2004000200006
S0103-166X2004000200006
S0103-166X2004000200006.pdf
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79-90
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789454443741184