Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior, Moisés Gonçalves [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192824
Resumo: A proposta de tese em foco contempla análises comparativas das obras "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector. Escritos no início de suas carreiras literárias, os romances dialogam entre si não somente as semelhanças de enredo, personagem principal e temas, mas a presença sensível da vanguarda impressionista, materializada na tessitura literária de ambas as narrativas, seja no plano do conteúdo ou da forma romanesca. Gêneros híbridos da modernidade, nas fronteiras entre o Bildungsroman moderno e o romance lírico, neste presente estudo também se objetivou interpretá-los e confrontá-los por esta chave de leitura, mas, sobretudo, compreender como acontece, em cada um desses romances, a transcriação (conceito de Haroldo de Campos [2006, 2015]) de uma estética eminentemente plástica para as veredas da linguagem, e como o impressionismo na literatura acabou adquirindo e consolidando contornos próprios e independentes da pintura cultivada no final do século XIX e começo do XX. Norteando-se pelos pressupostos da crítica literária (resgate da recepção e fortuna crítica das obras), teoria literária, literatura comparada e estudos interartes, a hipótese levantada por esta tese repousa, portanto, em investigar e comprovar a ressonância desta estética moderna que, imbricada ao estilo único de cada autor, produziu dois romances brasileiros com fortes ecos impressionistas. Com este processo de ressignificação comparada destas obras, a pesquisa almeja resgatar esses romances de seu locus de esquecimento e menor relevância dentro dos projetos estético-literários de Verissimo e Lispector, redefinindo-os como romances que, germinando grandes escritores, concretizaram com vigor a união perene entre manifestações artísticas distintas.
id UNSP_79cba1d70258d39ae43c546d8a4d3cd9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192824
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice LispectorBetween multiform nuances and evanescent sensations: the impressionist aesthetic in the novels "Clarissa" (1933), by Erico Verissimo and "O lustre" (1946), by Clarice LispectorLiteratura comparadaImpressionismo literárioErico VerissimoClarice LispectorClarissaO lustreComparative literatureLiterary ImpressionismA proposta de tese em foco contempla análises comparativas das obras "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector. Escritos no início de suas carreiras literárias, os romances dialogam entre si não somente as semelhanças de enredo, personagem principal e temas, mas a presença sensível da vanguarda impressionista, materializada na tessitura literária de ambas as narrativas, seja no plano do conteúdo ou da forma romanesca. Gêneros híbridos da modernidade, nas fronteiras entre o Bildungsroman moderno e o romance lírico, neste presente estudo também se objetivou interpretá-los e confrontá-los por esta chave de leitura, mas, sobretudo, compreender como acontece, em cada um desses romances, a transcriação (conceito de Haroldo de Campos [2006, 2015]) de uma estética eminentemente plástica para as veredas da linguagem, e como o impressionismo na literatura acabou adquirindo e consolidando contornos próprios e independentes da pintura cultivada no final do século XIX e começo do XX. Norteando-se pelos pressupostos da crítica literária (resgate da recepção e fortuna crítica das obras), teoria literária, literatura comparada e estudos interartes, a hipótese levantada por esta tese repousa, portanto, em investigar e comprovar a ressonância desta estética moderna que, imbricada ao estilo único de cada autor, produziu dois romances brasileiros com fortes ecos impressionistas. Com este processo de ressignificação comparada destas obras, a pesquisa almeja resgatar esses romances de seu locus de esquecimento e menor relevância dentro dos projetos estético-literários de Verissimo e Lispector, redefinindo-os como romances que, germinando grandes escritores, concretizaram com vigor a união perene entre manifestações artísticas distintas.The proposed thesis in focus contemplates comparative analyzes of the works "Clarissa" (1933), by Erico Verissimo, and "O lustre" (1946), by Clarice Lispector. Written at the beginning of their literary careers, the novels dialogue among themselves not only the similarities of plot, main character and themes, but the sensitive presence of the impressionist avant-garde materialized in the literary fabric of both narratives, whether in terms of content or form. romanesque. Hybrid genres of modernity, on the frontiers between the modern Bildungsroman and the lyric novel, this study also aimed to interpret and confront them by this key reading, but, above all, to understand how it happens in each of these novels. transcreation (concept by Haroldo de Campos [2006, 2015]) of an eminently plastic aesthetic for the paths of language, and how impressionism in literature eventually acquired and consolidated its own independent contours of painting cultivated in the late nineteenth and early twentieth. Guided by the assumptions of literary criticism (redemption of the reception and critical fortune of works), literary theory, comparative literature and interart studies, the hypothesis raised by this thesis rests on investigating and proving the resonance of this modern aesthetic that, imbricated In the unique style of each author, he produced two Brazilian novels with strong impressionist echoes. With this process of comparative resignification of these works, the research aims to rescue these novels from their locus of oblivion and less relevance within the aesthetic-literary projects of Verissimo and Lispector, redefining them as novels that, sprouting great authors, vigorously substantiated the perennial union between different artistic manifestations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Rubens Pereira dosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos Júnior, Moisés Gonçalves [UNESP]2020-06-24T13:10:41Z2020-06-24T13:10:41Z2020-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19282400093175133004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-13T06:06:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192824Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:06:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector
Between multiform nuances and evanescent sensations: the impressionist aesthetic in the novels "Clarissa" (1933), by Erico Verissimo and "O lustre" (1946), by Clarice Lispector
title Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector
spellingShingle Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector
Santos Júnior, Moisés Gonçalves [UNESP]
Literatura comparada
Impressionismo literário
Erico Verissimo
Clarice Lispector
Clarissa
O lustre
Comparative literature
Literary Impressionism
title_short Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector
title_full Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector
title_fullStr Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector
title_full_unstemmed Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector
title_sort Entre nuances multiformes e sensações evanescentes: a estética impressionista nos romances "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector
author Santos Júnior, Moisés Gonçalves [UNESP]
author_facet Santos Júnior, Moisés Gonçalves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rubens Pereira dos
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Júnior, Moisés Gonçalves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura comparada
Impressionismo literário
Erico Verissimo
Clarice Lispector
Clarissa
O lustre
Comparative literature
Literary Impressionism
topic Literatura comparada
Impressionismo literário
Erico Verissimo
Clarice Lispector
Clarissa
O lustre
Comparative literature
Literary Impressionism
description A proposta de tese em foco contempla análises comparativas das obras "Clarissa" (1933), de Erico Verissimo, e "O lustre" (1946), de Clarice Lispector. Escritos no início de suas carreiras literárias, os romances dialogam entre si não somente as semelhanças de enredo, personagem principal e temas, mas a presença sensível da vanguarda impressionista, materializada na tessitura literária de ambas as narrativas, seja no plano do conteúdo ou da forma romanesca. Gêneros híbridos da modernidade, nas fronteiras entre o Bildungsroman moderno e o romance lírico, neste presente estudo também se objetivou interpretá-los e confrontá-los por esta chave de leitura, mas, sobretudo, compreender como acontece, em cada um desses romances, a transcriação (conceito de Haroldo de Campos [2006, 2015]) de uma estética eminentemente plástica para as veredas da linguagem, e como o impressionismo na literatura acabou adquirindo e consolidando contornos próprios e independentes da pintura cultivada no final do século XIX e começo do XX. Norteando-se pelos pressupostos da crítica literária (resgate da recepção e fortuna crítica das obras), teoria literária, literatura comparada e estudos interartes, a hipótese levantada por esta tese repousa, portanto, em investigar e comprovar a ressonância desta estética moderna que, imbricada ao estilo único de cada autor, produziu dois romances brasileiros com fortes ecos impressionistas. Com este processo de ressignificação comparada destas obras, a pesquisa almeja resgatar esses romances de seu locus de esquecimento e menor relevância dentro dos projetos estético-literários de Verissimo e Lispector, redefinindo-os como romances que, germinando grandes escritores, concretizaram com vigor a união perene entre manifestações artísticas distintas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24T13:10:41Z
2020-06-24T13:10:41Z
2020-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192824
000931751
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/192824
identifier_str_mv 000931751
33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961537449656320