Professoras iniciantes e o aprender a ensinar matemática em um grupo colaborativo

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Main Author: Ciríaco, Klinger Teodoro [UNESP]
Publication Date: 2016
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/139512
Summary: A tese de doutorado vincula-se à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP e teve como objetivo analisar o movimento do aprender a ensinar Matemática, de um grupo de professoras iniciantes, constituído por quatro docentes egressas do curso de Pedagogia e uma de licenciatura em Matemática, nos seus primeiros anos de carreira. Trata-se, de um estudo qualitativo de caráter descritivo-analítico desenvolvido na modalidade da pesquisa-ação estratégica a partir de experiências da trajetória de iniciação profissional, em escolas privadas e públicas municipais e/ou estaduais em Naviraí/MS. Para tal, foram analisados dados obtidos em entrevistas quadrimestrais e observações das interações do grupo colaborativo. Como eixo teórico norteador, utilizamos um referencial que contempla modelos de formação, base da docência e o processo de ensino-aprendizagem de conceitos, enfocando os conhecimentos do professor. Em referência ao eixo metodológico, adotamos a pesquisa-ação com o intuito de auxiliar/orientar as professoras a partir dos encontros com o grupo, na intenção de contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Da análise dos dados, evidencia-se que: a) a fase de inserção na docência precisa ser encarada como um projeto coletivo, uma vez que as docentes partilharam um sentimento comum de desamparo e falta de acompanhamento; b) a vinculação e a participação efetiva neste grupo de trabalho colaborativo, permitiu uma maior autonomia crítico-reflexiva e possibilitou ressignificar os seus saberes matemáticos; c) em decorrência da prática coletiva, as professoras passaram a contextualizar a introdução dos conteúdos com os alunos, o qual permitiu um espaço para o diálogo nas aulas de Matemática; d) a iniciação profissional, mediada pela reflexão e atuação colaborativa auxiliou nos momentos difíceis da carreira e trouxe elementos para a permanência na profissão e) o processo de ensino e aprendizagem matemática revelou-se objeto de reflexão e a interação entre professoras de níveis de ensino distintos, trouxe a compreensão de que é preciso pensar a organização do trabalho pedagógico de forma que contribua para os anos escolares posteriores e; f) a experiência de interação entre professoras da área específica (Matemática) e da área pedagógica (Pedagogia) apontou a necessidade de aprofundar investigações que aproximem os docentes no seu ambiente de trabalho: a escola. Os resultados finais revelaram indícios da potencialidade do compartilhamento das práticas profissionais, como também das discussões coletivas para o processo do aprender a ensinar Matemática. Com a conclusão da pesquisa, é possível afirmar que o espaço coletivo enriqueceu a permanência na profissão e contribuiu, de uma forma significativa, para a aprendizagem da docência.
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Trata-se, de um estudo qualitativo de caráter descritivo-analítico desenvolvido na modalidade da pesquisa-ação estratégica a partir de experiências da trajetória de iniciação profissional, em escolas privadas e públicas municipais e/ou estaduais em Naviraí/MS. Para tal, foram analisados dados obtidos em entrevistas quadrimestrais e observações das interações do grupo colaborativo. Como eixo teórico norteador, utilizamos um referencial que contempla modelos de formação, base da docência e o processo de ensino-aprendizagem de conceitos, enfocando os conhecimentos do professor. Em referência ao eixo metodológico, adotamos a pesquisa-ação com o intuito de auxiliar/orientar as professoras a partir dos encontros com o grupo, na intenção de contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Da análise dos dados, evidencia-se que: a) a fase de inserção na docência precisa ser encarada como um projeto coletivo, uma vez que as docentes partilharam um sentimento comum de desamparo e falta de acompanhamento; b) a vinculação e a participação efetiva neste grupo de trabalho colaborativo, permitiu uma maior autonomia crítico-reflexiva e possibilitou ressignificar os seus saberes matemáticos; c) em decorrência da prática coletiva, as professoras passaram a contextualizar a introdução dos conteúdos com os alunos, o qual permitiu um espaço para o diálogo nas aulas de Matemática; d) a iniciação profissional, mediada pela reflexão e atuação colaborativa auxiliou nos momentos difíceis da carreira e trouxe elementos para a permanência na profissão e) o processo de ensino e aprendizagem matemática revelou-se objeto de reflexão e a interação entre professoras de níveis de ensino distintos, trouxe a compreensão de que é preciso pensar a organização do trabalho pedagógico de forma que contribua para os anos escolares posteriores e; f) a experiência de interação entre professoras da área específica (Matemática) e da área pedagógica (Pedagogia) apontou a necessidade de aprofundar investigações que aproximem os docentes no seu ambiente de trabalho: a escola. Os resultados finais revelaram indícios da potencialidade do compartilhamento das práticas profissionais, como também das discussões coletivas para o processo do aprender a ensinar Matemática. Com a conclusão da pesquisa, é possível afirmar que o espaço coletivo enriqueceu a permanência na profissão e contribuiu, de uma forma significativa, para a aprendizagem da docência.This dissertation is under the line of research “Process Formation, Teaching and Learning” in the Education Graduate Program at FCT/UNESP whose purpose was to investigate the movement of learning how to teach Mathematics, in a group of beginning teachers, consisting of four female graduates from the degree of Pedagogy and one from the teaching degree in Mathematics, in the early years of their careers. It is a qualitative study of descriptive and analytical nature pursued in the fashion of a strategic action-research based on the experiences of early transition to work, in private and public schools from the local/state systems in the city of Naviraí/MS. For such, the analysis included data from quarterly interviews and observation of interactions in the collaborative group. As theoretical framework, I have utilized references that comprehend models of formation, basis of teaching and the concept teaching-learning process, focusing the teacher´s skills. Concerning the methodology, I have adopted action-research with the intent of helping/guiding the teachers in group´s meetings, in order to contribute for their professional development. Data analysis demonstrated that: a) transition to work in teaching needs to be faced as a collective project, since participants shared a feeling of abandonment and lack of follow-up/supervision; b) the link and effective participation in this collaborative work group allowed for greater critical/reflexive autonomy and made it possible t ore-signify their mathematical skills; c) as a result of the collective practice, teachers began to contextualize students when introducing contents, which allowed room for dialogue in the Mathematics classes; d) transition to work, mediated by reflection and collaborative activities was a good help in difficult moments of the career and brought elements to remain in the profession e) the process of teaching and learning mathematics turned out to be object of reflection and the interaction of teachers from different grades permitted to understand that it is necessary to organize the pedagogical work in a way that contributes for the following grades students will go through; and f) the experience of interaction between teachers in the specific area (Mathematics) and the pedagogical area (Pedagogy) revealed the need to look for in-depth investigation that may get teachers closer to the work environment: the school. Final results showed indications of potential to share professional practices as well as collective discussions involving the process of learning how to teach Mathematics. The study being completed, it is possible to say that the collective instance enriched the permanence in the profession and contributed significantly to the learning of teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatti, Mari Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ciríaco, Klinger Teodoro [UNESP]2016-06-22T18:04:04Z2016-06-22T18:04:04Z2016-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13951200087276233004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-28T06:14:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139512Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-28T06:14:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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