Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciríaco, Klinger Teodoro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morelatti, Maria Raquel Miotto, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9104
Resumo: O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.
id UFMS-2_45d0e6ba48fc0c024b61e7fecd096af0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9104
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do SulFormação ProfessoresInício da DocênciaEnsino de MatemáticaDificuldades pedagógicas/conceituaisColaboração.O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.Editora UFMS2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9104Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 51-702358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9104/6918Ciríaco, Klinger TeodoroMorelatti, Maria Raquel MiottoPonte, João Pedro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-05T06:43:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/9104Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2021-01-05T06:43:16Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul
title Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul
spellingShingle Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul
Ciríaco, Klinger Teodoro
Formação Professores
Início da Docência
Ensino de Matemática
Dificuldades pedagógicas/conceituais
Colaboração.
title_short Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul
title_full Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul
title_fullStr Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul
title_sort Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do estado de Mato Grosso do Sul
author Ciríaco, Klinger Teodoro
author_facet Ciríaco, Klinger Teodoro
Morelatti, Maria Raquel Miotto
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Morelatti, Maria Raquel Miotto
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciríaco, Klinger Teodoro
Morelatti, Maria Raquel Miotto
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Professores
Início da Docência
Ensino de Matemática
Dificuldades pedagógicas/conceituais
Colaboração.
topic Formação Professores
Início da Docência
Ensino de Matemática
Dificuldades pedagógicas/conceituais
Colaboração.
description O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9104
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9104/6918
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 51-70
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246379909120