Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193460
Resumo: A presente pesquisa, que está apoiada nos pressupostos da metodologia qualitativa, tem como objetivo compreender as perspectivas de licenciandos em Matemática sobre a utilização das Tecnologias Digitais na Educação Básica, a partir da análise e da elaboração de atividades. A produção dos dados ocorreu em quatro aulas com duração de quatro horas da disciplina “Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado I”, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto. Nessa disciplina, os licenciandos realizaram e analisaram atividades com Tecnologias Digitais e, na sequência, foram convidados a elaborar suas próprias atividades, com o intuito de trabalharem com elas em oficinas com turmas de alunos nas escolas de Educação Básica, durante o Estágio Curricular Supervisionado. Os encontros da disciplina foram filmados e registrados em notas de campo, compondo os dados da pesquisa, juntamente com o questionário respondido pelos licenciandos, a entrevista concedida por eles e suas atividades elaboradas no decorrer da disciplina. Os resultados apontam que os licenciandos consideram relevante utilizar as Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática da Educação Básica, principalmente, devido às potencialidades que estas podem proporcionar à produção de conhecimento dos estudantes. No entanto, evidenciam dificuldades que podem influenciar para que este trabalho possa ser realizado, como a falta de apoio da gestão escolar e de infraestrutura das escolas. Por fim, os licenciandos analisam criticamente a própria formação em relação às Tecnologias Digitais.
id UNSP_92ef006cf9bf0ba3ed57eccf0e96a345
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193460
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básicaPerspectives of graduates in Mathematics in relation to the Use of digital technologies in Basic educationFormação inicial de professores de MatemáticaLicenciatura em MatemáticaEducação MatemáticaInitial teacher Mathematica trainingDegree in MathematicsMathematical educationA presente pesquisa, que está apoiada nos pressupostos da metodologia qualitativa, tem como objetivo compreender as perspectivas de licenciandos em Matemática sobre a utilização das Tecnologias Digitais na Educação Básica, a partir da análise e da elaboração de atividades. A produção dos dados ocorreu em quatro aulas com duração de quatro horas da disciplina “Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado I”, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto. Nessa disciplina, os licenciandos realizaram e analisaram atividades com Tecnologias Digitais e, na sequência, foram convidados a elaborar suas próprias atividades, com o intuito de trabalharem com elas em oficinas com turmas de alunos nas escolas de Educação Básica, durante o Estágio Curricular Supervisionado. Os encontros da disciplina foram filmados e registrados em notas de campo, compondo os dados da pesquisa, juntamente com o questionário respondido pelos licenciandos, a entrevista concedida por eles e suas atividades elaboradas no decorrer da disciplina. Os resultados apontam que os licenciandos consideram relevante utilizar as Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática da Educação Básica, principalmente, devido às potencialidades que estas podem proporcionar à produção de conhecimento dos estudantes. No entanto, evidenciam dificuldades que podem influenciar para que este trabalho possa ser realizado, como a falta de apoio da gestão escolar e de infraestrutura das escolas. Por fim, os licenciandos analisam criticamente a própria formação em relação às Tecnologias Digitais.This research, which is based on the assumptions of qualitative methodology, aims to understand the perspectives of undergraduate students in Mathematics on the use of Digital Technologies in Basic Education, from the analysis and elaboration of activities. The production of the data took place in four classes lasting four hours of the discipline "Methodology for Teaching Mathematics and Supervised Internship I", in the Mathematics Degree course at Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", campus of São José do Rio Preto. In this discipline, the undergraduate students carried out and analyzed activities with Digital Technologies and, subsequently, were invited to develop their own activities, in order to work with them in workshops with classes of students in Basic Education schools, during the Supervised Curricular Internship. The meetings of the discipline were filmed and recorded in field notes, composing the research data, together with the questionnaire answered by the graduates, the interview granted by them and their activities elaborated during the course. The results show that undergraduate students consider it relevant to use Digital Technologies in Basic Education Mathematics classes, mainly due to the potential that these can provide to students' knowledge production. However, they show difficulties that can influence this work to be carried out, such as the lack of support from school management and school infrastructure. Finally, graduates critically analyze their training in relation to Digital Technologies.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marcela Souza2020-09-12T12:12:02Z2020-09-12T12:12:02Z2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19346033004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:16:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-24T06:16:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
Perspectives of graduates in Mathematics in relation to the Use of digital technologies in Basic education
title Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
spellingShingle Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
Silva, Marcela Souza
Formação inicial de professores de Matemática
Licenciatura em Matemática
Educação Matemática
Initial teacher Mathematica training
Degree in Mathematics
Mathematical education
title_short Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
title_full Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
title_fullStr Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
title_full_unstemmed Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
title_sort Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
author Silva, Marcela Souza
author_facet Silva, Marcela Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores de Matemática
Licenciatura em Matemática
Educação Matemática
Initial teacher Mathematica training
Degree in Mathematics
Mathematical education
topic Formação inicial de professores de Matemática
Licenciatura em Matemática
Educação Matemática
Initial teacher Mathematica training
Degree in Mathematics
Mathematical education
description A presente pesquisa, que está apoiada nos pressupostos da metodologia qualitativa, tem como objetivo compreender as perspectivas de licenciandos em Matemática sobre a utilização das Tecnologias Digitais na Educação Básica, a partir da análise e da elaboração de atividades. A produção dos dados ocorreu em quatro aulas com duração de quatro horas da disciplina “Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado I”, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto. Nessa disciplina, os licenciandos realizaram e analisaram atividades com Tecnologias Digitais e, na sequência, foram convidados a elaborar suas próprias atividades, com o intuito de trabalharem com elas em oficinas com turmas de alunos nas escolas de Educação Básica, durante o Estágio Curricular Supervisionado. Os encontros da disciplina foram filmados e registrados em notas de campo, compondo os dados da pesquisa, juntamente com o questionário respondido pelos licenciandos, a entrevista concedida por eles e suas atividades elaboradas no decorrer da disciplina. Os resultados apontam que os licenciandos consideram relevante utilizar as Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática da Educação Básica, principalmente, devido às potencialidades que estas podem proporcionar à produção de conhecimento dos estudantes. No entanto, evidenciam dificuldades que podem influenciar para que este trabalho possa ser realizado, como a falta de apoio da gestão escolar e de infraestrutura das escolas. Por fim, os licenciandos analisam criticamente a própria formação em relação às Tecnologias Digitais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-12T12:12:02Z
2020-09-12T12:12:02Z
2020-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193460
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/193460
identifier_str_mv 33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962160813408256