O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131794
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdf
Resumo: A escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito social
id UNSP_a43c322bec5162d6e0e68518eae74abc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131794
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismoGabriel, o Pensador, 1974-EducaçãoCapitalismoCriticaMusica - Analise, apreciaçãoPesquisa bibliograficaAnálise documentáriaEducação e EstadoA escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito socialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP]2015-12-10T14:07:38Z2015-12-10T14:07:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 p.application/pdfBARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131794000853499http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:19:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131794Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:19:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
title O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
spellingShingle O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP]
Gabriel, o Pensador, 1974-
Educação
Capitalismo
Critica
Musica - Analise, apreciação
Pesquisa bibliografica
Análise documentária
Educação e Estado
title_short O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
title_full O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
title_fullStr O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
title_full_unstemmed O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
title_sort O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
author Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP]
author_facet Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gabriel, o Pensador, 1974-
Educação
Capitalismo
Critica
Musica - Analise, apreciação
Pesquisa bibliografica
Análise documentária
Educação e Estado
topic Gabriel, o Pensador, 1974-
Educação
Capitalismo
Critica
Musica - Analise, apreciação
Pesquisa bibliografica
Análise documentária
Educação e Estado
description A escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito social
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:07:38Z
2015-12-10T14:07:38Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/131794
000853499
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdf
identifier_str_mv BARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000853499
url http://hdl.handle.net/11449/131794
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790045814390784