Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138063
Resumo: O presente trabalho trata da crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem por meio da submissão da categoria necessidade ao movimento metodológico marxiano revelador das leis gerais da sociedade capitalista. Visou-se explicitar que os antagonismos de classe permeiam a esfera da educação escolar ao impedirem à classe trabalhadora a apropriação dos signos da cultura que desnudam o potencial das forças produtivas em transcender o modo de produção vigente e ter nas necessidades humanas novo impulso direcionador. Delimitamos como hipótese desta investigação que, tendo em vista que a organização social burguesa vale-se de mecanismos contra-atuantes para barrar a realização das necessidades das forças produtivas, transgressoras das leis gerais de reprodução do capital, na esfera da educação escolar os ideários pedagógicos cerceadores da apropriação da realidade aos limites do pensamento empírico atuam como barreiras impeditivas do alcance das necessidades suplantadoras da ordem social burguesa. A verificação da referida hipótese ancorou-se na epistemologia materialista histórico-dialética e nos preceitos fundamentais da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Ao longo da investigação, a categoria necessidade revelou sua essência antagônica de garantidora da dinâmica em que as contradições do sistema capitalista se movem e se realizam e geradora da divergência basilar entre a finalidade de autovalorização do capital e o potencial das necessidades de suas forças produtivas cuja complexidade supera os limites das presunções burguesas pautadas na usurpação do trabalho alheio.
id UNSP_b287ce915b469893998ffe314eee7179
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138063
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanasCritical concept of Basic Learning Needs (NEBA) From the Marxian category of human needsMaterialismo histórico-dialéticoNecessidadesEducação escolarDesenvolvimento psíquicoPsicologia histórico culturalPedagogia histórico-críticaHistorical and dialectical materialismNeedsSchoolingPsychic developmentHistorical cultural psychologyHistorical-critical pedagogyO presente trabalho trata da crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem por meio da submissão da categoria necessidade ao movimento metodológico marxiano revelador das leis gerais da sociedade capitalista. Visou-se explicitar que os antagonismos de classe permeiam a esfera da educação escolar ao impedirem à classe trabalhadora a apropriação dos signos da cultura que desnudam o potencial das forças produtivas em transcender o modo de produção vigente e ter nas necessidades humanas novo impulso direcionador. Delimitamos como hipótese desta investigação que, tendo em vista que a organização social burguesa vale-se de mecanismos contra-atuantes para barrar a realização das necessidades das forças produtivas, transgressoras das leis gerais de reprodução do capital, na esfera da educação escolar os ideários pedagógicos cerceadores da apropriação da realidade aos limites do pensamento empírico atuam como barreiras impeditivas do alcance das necessidades suplantadoras da ordem social burguesa. A verificação da referida hipótese ancorou-se na epistemologia materialista histórico-dialética e nos preceitos fundamentais da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Ao longo da investigação, a categoria necessidade revelou sua essência antagônica de garantidora da dinâmica em que as contradições do sistema capitalista se movem e se realizam e geradora da divergência basilar entre a finalidade de autovalorização do capital e o potencial das necessidades de suas forças produtivas cuja complexidade supera os limites das presunções burguesas pautadas na usurpação do trabalho alheio.This work is a critical to the concept of Basic Learning Needs through the submission of the need category to the Marxian methodological movement, revealing of the general laws of capitalist society. It aimed to clarify that the class antagonisms permeate the sphere of education, preventing the working class ownership of the cultural signs that revelas the potential of the productive forces that transcend the existing mode of production and has the humans needs as its new foundation. We have delimited as the hypothesis of this research, that, given that the bourgeois social organization makes use of counter -acting mechanisms to stop the fulfillment of the needs of the productive forces, in the sphere of education the pedagogical ideals which curtail the appropriation of reality to the limits of empirical thinking act as barriers hindering the scope of the needs which outline the ways to overcome the bourgeois social order. The verification of such a hypothesis anchored in the historical and dialectical materialist epistemology and the fundamental principles of the historical- cultural psychology and historical- critical pedagogy. Throughout the research, the category needs revealed its antagonistic essence of guaranteeing the dynamic in which the contradictions of the capitalist system move and perform and generating the basic difference between the purpose of self-valorization of capital and the potential of its productive forces which go towards meeting needs that transcend and overcome it.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack [UNESP]2016-04-26T13:11:08Z2016-04-26T13:11:08Z2016-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13806300086558833004030079P22161593951236436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:22:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138063Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:22:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas
Critical concept of Basic Learning Needs (NEBA) From the Marxian category of human needs
title Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas
spellingShingle Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas
Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack [UNESP]
Materialismo histórico-dialético
Necessidades
Educação escolar
Desenvolvimento psíquico
Psicologia histórico cultural
Pedagogia histórico-crítica
Historical and dialectical materialism
Needs
Schooling
Psychic development
Historical cultural psychology
Historical-critical pedagogy
title_short Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas
title_full Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas
title_fullStr Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas
title_full_unstemmed Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas
title_sort Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas
author Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack [UNESP]
author_facet Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Materialismo histórico-dialético
Necessidades
Educação escolar
Desenvolvimento psíquico
Psicologia histórico cultural
Pedagogia histórico-crítica
Historical and dialectical materialism
Needs
Schooling
Psychic development
Historical cultural psychology
Historical-critical pedagogy
topic Materialismo histórico-dialético
Necessidades
Educação escolar
Desenvolvimento psíquico
Psicologia histórico cultural
Pedagogia histórico-crítica
Historical and dialectical materialism
Needs
Schooling
Psychic development
Historical cultural psychology
Historical-critical pedagogy
description O presente trabalho trata da crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem por meio da submissão da categoria necessidade ao movimento metodológico marxiano revelador das leis gerais da sociedade capitalista. Visou-se explicitar que os antagonismos de classe permeiam a esfera da educação escolar ao impedirem à classe trabalhadora a apropriação dos signos da cultura que desnudam o potencial das forças produtivas em transcender o modo de produção vigente e ter nas necessidades humanas novo impulso direcionador. Delimitamos como hipótese desta investigação que, tendo em vista que a organização social burguesa vale-se de mecanismos contra-atuantes para barrar a realização das necessidades das forças produtivas, transgressoras das leis gerais de reprodução do capital, na esfera da educação escolar os ideários pedagógicos cerceadores da apropriação da realidade aos limites do pensamento empírico atuam como barreiras impeditivas do alcance das necessidades suplantadoras da ordem social burguesa. A verificação da referida hipótese ancorou-se na epistemologia materialista histórico-dialética e nos preceitos fundamentais da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Ao longo da investigação, a categoria necessidade revelou sua essência antagônica de garantidora da dinâmica em que as contradições do sistema capitalista se movem e se realizam e geradora da divergência basilar entre a finalidade de autovalorização do capital e o potencial das necessidades de suas forças produtivas cuja complexidade supera os limites das presunções burguesas pautadas na usurpação do trabalho alheio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-26T13:11:08Z
2016-04-26T13:11:08Z
2016-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138063
000865588
33004030079P2
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/138063
identifier_str_mv 000865588
33004030079P2
2161593951236436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965641422143488