Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios

Bibliographic Details
Main Author: Luna Junior, Claudio Luiz
Publication Date: 2023
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/244305
Summary: O portfólio é um instrumento/procedimento que trabalha na perspectiva da avaliação formativa. Sua aplicação é dinâmica e exige um exercício de reflexão contínua por parte dos envolvidos no processo educacional avaliativo. Por meio das propostas específicas de construção, o portfólio tem a capacidade de promover o desenvolvimento do educando na perspectiva de educação que atenda os múltiplos aspectos de desenvolvimento humano em suas dimensões, em especial: a intelectual, a artística, a afetiva, a social e cultural. Diante disso, o presente trabalho se constituiu por meio da investigação qualitativa em publicações científicas sobre o portfólio enquanto instrumento educacional avaliativo. Conclui-se que ele vem sendo melhor aproveitado, enquanto proposta avaliativa, na área da saúde e, nesse caso, no ensino superior. Entretanto, encontramos experiências interessantes também, na educação básica. Inicialmente, parece ser um instrumento difícil de ser construído, mas à medida que a comunidade escolar vai se habituando à sua maneira, os resultados são promissores no sentido de conceber um sujeito crítico, constituído das diversas dimensões da formação humana, e que pode incitar os alunos à compreensão do seu lugar em uma sociedade em constante transformação.
id UNSP_b99a0ba076710fafdffb792a8155af6c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244305
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafiosPortfolio and evaluation: conceptions, contributions and challengesPortfólioPortfólio avaliativoPortfólio e educaçãoAvaliação formativaPortfolioEvaluative portfolioPortfolio and educationFormative evaluationO portfólio é um instrumento/procedimento que trabalha na perspectiva da avaliação formativa. Sua aplicação é dinâmica e exige um exercício de reflexão contínua por parte dos envolvidos no processo educacional avaliativo. Por meio das propostas específicas de construção, o portfólio tem a capacidade de promover o desenvolvimento do educando na perspectiva de educação que atenda os múltiplos aspectos de desenvolvimento humano em suas dimensões, em especial: a intelectual, a artística, a afetiva, a social e cultural. Diante disso, o presente trabalho se constituiu por meio da investigação qualitativa em publicações científicas sobre o portfólio enquanto instrumento educacional avaliativo. Conclui-se que ele vem sendo melhor aproveitado, enquanto proposta avaliativa, na área da saúde e, nesse caso, no ensino superior. Entretanto, encontramos experiências interessantes também, na educação básica. Inicialmente, parece ser um instrumento difícil de ser construído, mas à medida que a comunidade escolar vai se habituando à sua maneira, os resultados são promissores no sentido de conceber um sujeito crítico, constituído das diversas dimensões da formação humana, e que pode incitar os alunos à compreensão do seu lugar em uma sociedade em constante transformação.The portfolio is an instrument/procedure that works from the perspective of formative evaluation. Its application is dynamic and requires an exercise of continuous reflection on the part of those involved in the evaluative educational process. Through the specific construction proposals, the portfolio has the ability to promote the development of the student from the perspective of education that meets the multiple aspects of human development in its dimensions, in particular: the intellectual, the artistic, the affective, the social and cultural. Therefore, the present work was constituted through qualitative research in scientific publications about the portfolio as an evaluative educational instrument. It is concluded that it has been better used, as an evaluative proposal, in the health area and, in this case, in higher education. However, we also found interesting experiences in basic education. Initially, it seems to be a difficult instrument to build, but as the school community gets used to its way, the results are promising in the sense of conceiving a critical subject, made up of the multiple dimensions of human development, and that can incite students to understand their place in a society that is constantly changing.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luna Junior, Claudio Luiz2023-07-03T11:55:31Z2023-07-03T11:55:31Z2023-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:01:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244305Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-09-30T06:01:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
Portfolio and evaluation: conceptions, contributions and challenges
title Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
spellingShingle Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
Luna Junior, Claudio Luiz
Portfólio
Portfólio avaliativo
Portfólio e educação
Avaliação formativa
Portfolio
Evaluative portfolio
Portfolio and education
Formative evaluation
title_short Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
title_full Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
title_fullStr Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
title_full_unstemmed Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
title_sort Portfólio e avaliação: concepções, contribuições e desafios
author Luna Junior, Claudio Luiz
author_facet Luna Junior, Claudio Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna Junior, Claudio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio
Portfólio avaliativo
Portfólio e educação
Avaliação formativa
Portfolio
Evaluative portfolio
Portfolio and education
Formative evaluation
topic Portfólio
Portfólio avaliativo
Portfólio e educação
Avaliação formativa
Portfolio
Evaluative portfolio
Portfolio and education
Formative evaluation
description O portfólio é um instrumento/procedimento que trabalha na perspectiva da avaliação formativa. Sua aplicação é dinâmica e exige um exercício de reflexão contínua por parte dos envolvidos no processo educacional avaliativo. Por meio das propostas específicas de construção, o portfólio tem a capacidade de promover o desenvolvimento do educando na perspectiva de educação que atenda os múltiplos aspectos de desenvolvimento humano em suas dimensões, em especial: a intelectual, a artística, a afetiva, a social e cultural. Diante disso, o presente trabalho se constituiu por meio da investigação qualitativa em publicações científicas sobre o portfólio enquanto instrumento educacional avaliativo. Conclui-se que ele vem sendo melhor aproveitado, enquanto proposta avaliativa, na área da saúde e, nesse caso, no ensino superior. Entretanto, encontramos experiências interessantes também, na educação básica. Inicialmente, parece ser um instrumento difícil de ser construído, mas à medida que a comunidade escolar vai se habituando à sua maneira, os resultados são promissores no sentido de conceber um sujeito crítico, constituído das diversas dimensões da formação humana, e que pode incitar os alunos à compreensão do seu lugar em uma sociedade em constante transformação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-03T11:55:31Z
2023-07-03T11:55:31Z
2023-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244305
url http://hdl.handle.net/11449/244305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789239890411520