Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios

Bibliographic Details
Main Author: Padilha Mena, Liziane
Publication Date: 2019
Other Authors: Krause Bierhalz, Crisna Daniela
Format: Article
Language: por
Source: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Download full: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983
Summary: A presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação.
id CESGRAN-1_4bd21bc54e6123faf8d9610ff3d71c9e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1983
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Concepções Avaliativas na Construção de PortfóliosAvaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação FormativaA presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação.Fundação CesgranrioPadilha Mena, LizianeKrause Bierhalz, Crisna Daniela2019-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/198310.22347/2175-2753v11i32.1983Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 303 - 3202175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983/pdfPesquisa BibliográficaDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T15:07:50Zoai:ojs.localhost:article/1983Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-23T15:07:50Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
spellingShingle Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
Padilha Mena, Liziane
Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa
title_short Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title_full Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title_fullStr Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title_full_unstemmed Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
title_sort Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios
author Padilha Mena, Liziane
author_facet Padilha Mena, Liziane
Krause Bierhalz, Crisna Daniela
author_role author
author2 Krause Bierhalz, Crisna Daniela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha Mena, Liziane
Krause Bierhalz, Crisna Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa
topic Avaliação da Aprendizagem; Portfólio; Avaliação Formativa
description A presente pesquisa bibliográfica, realizada em revistas da área de Educação, objetivou delinear aspectos da concepção avaliativa que embasa a construção de Portfólios e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e reunir informações recorrentes sobre a construção desse instrumento, a fim de divulgar suas possibilidades e limitações no âmbito educacional. A partir dos resultados, percebeu-se que os artigos apresentam concepção formativa atrelada à utilização de Portfólios. Além disso, observou-se três perspectivas para a construção de Portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-23
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983
10.22347/2175-2753v11i32.1983
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i32.1983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1983/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv

Pesquisa Bibliográfica
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 303 - 320
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671734640640