A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251636 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar e refletir sobre a escolha do método de alfabetização, considerada como uma questão constantemente alvo de discussão e estudos entre especialistas da área da educação. O intuito é abordar sobre a alfabetização no Brasil, a qual ainda apresenta índices de fracasso, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, de acordo com o alto índice registrado de crianças analfabetas, o que mostra a importância de compreender o processo de aprender a ler e escrever, além da necessidade em saber escolher um método adequado. Em decorrência disso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma pesquisa de caráter qualitativo de natureza bibliográfica, a qual irá trazer o método como uma questão, a relação entre alfabetização e letramento, assim como a relevância do método fônico, considerando análises que demonstram a sua eficácia, do mesmo modo, abordar suas controvérsias, a partir dos embasamentos principais, as obras “Alfabetização: Método Fônico”, de Capovilla e Capovilla (2004); e “A questão dos métodos”, de Magda Soares (2022). Por fim, através da análise de pesquisas de artigos encontrados nas bases de dados disponíveis na internet, sobre a prática de alfabetização com uma abordagem fônica, pretende-se trazer nas considerações finais uma reflexão sobre o modo de alfabetizar e compreender o processo de adquirir a habilidade linguística da fala e oratória, inserido em uma sociedade de cultura letrada. |
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A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua práticaThe choose of the phonic method in the process ofthe literacy: critical analysis of your practiceMétodos de alfabetizaçãoMétodo fônicoAlfabetização e letramentoLiteracy methodsPhonic methodLiteracy and literacyEssa pesquisa tem como principal objetivo analisar e refletir sobre a escolha do método de alfabetização, considerada como uma questão constantemente alvo de discussão e estudos entre especialistas da área da educação. O intuito é abordar sobre a alfabetização no Brasil, a qual ainda apresenta índices de fracasso, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, de acordo com o alto índice registrado de crianças analfabetas, o que mostra a importância de compreender o processo de aprender a ler e escrever, além da necessidade em saber escolher um método adequado. Em decorrência disso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma pesquisa de caráter qualitativo de natureza bibliográfica, a qual irá trazer o método como uma questão, a relação entre alfabetização e letramento, assim como a relevância do método fônico, considerando análises que demonstram a sua eficácia, do mesmo modo, abordar suas controvérsias, a partir dos embasamentos principais, as obras “Alfabetização: Método Fônico”, de Capovilla e Capovilla (2004); e “A questão dos métodos”, de Magda Soares (2022). Por fim, através da análise de pesquisas de artigos encontrados nas bases de dados disponíveis na internet, sobre a prática de alfabetização com uma abordagem fônica, pretende-se trazer nas considerações finais uma reflexão sobre o modo de alfabetizar e compreender o processo de adquirir a habilidade linguística da fala e oratória, inserido em uma sociedade de cultura letrada.The main objective of this research is to analyze and reflect on the choice of literacy method, considered as an issue that is constantly the subject of discussion and studies among specialists in the field of education. The aim is to address literacy in Brazil, which still has failure rates, especially in the early grades of elementary school, according to the high registered rate of illiterate children, which shows the importance of understanding the process of learning to read. and writing, in addition to the need to know how to choose an adequate method. As a result, this Course Completion Work (CCW) is a qualitative research of a bibliographical nature, which will bring the method as a question, the relationship between literacy and literacy, as well as the relevance of the phonic method, considering analyzes that demonstrate its effectiveness, in the same way, to approach its controversies, from the main foundations, the works “Alfabeização: Metodo Fônico”, by Capovilla and Capovilla (2004); and “A questão dos métodos”, by Magda Soares (2022). Finally, through the analysis of research articles found in databases available on the internet, about the practice of literacy with a phonic approach, aim’s to bring in the final considerations a reflection on how to teach literacy and understand the process of acquiring the linguistic ability of speech and oratory, inserted in a society of culture literate.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Leite, Beatriz Salgueiro2023-12-04T12:49:51Z2023-12-04T12:49:51Z2023-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:17:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251636Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:17:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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