A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Beatriz Salgueiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251636
Resumo: Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar e refletir sobre a escolha do método de alfabetização, considerada como uma questão constantemente alvo de discussão e estudos entre especialistas da área da educação. O intuito é abordar sobre a alfabetização no Brasil, a qual ainda apresenta índices de fracasso, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, de acordo com o alto índice registrado de crianças analfabetas, o que mostra a importância de compreender o processo de aprender a ler e escrever, além da necessidade em saber escolher um método adequado. Em decorrência disso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma pesquisa de caráter qualitativo de natureza bibliográfica, a qual irá trazer o método como uma questão, a relação entre alfabetização e letramento, assim como a relevância do método fônico, considerando análises que demonstram a sua eficácia, do mesmo modo, abordar suas controvérsias, a partir dos embasamentos principais, as obras “Alfabetização: Método Fônico”, de Capovilla e Capovilla (2004); e “A questão dos métodos”, de Magda Soares (2022). Por fim, através da análise de pesquisas de artigos encontrados nas bases de dados disponíveis na internet, sobre a prática de alfabetização com uma abordagem fônica, pretende-se trazer nas considerações finais uma reflexão sobre o modo de alfabetizar e compreender o processo de adquirir a habilidade linguística da fala e oratória, inserido em uma sociedade de cultura letrada.
id UNSP_c4571748c377f953dd98e57ce740bdc4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251636
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua práticaThe choose of the phonic method in the process ofthe literacy: critical analysis of your practiceMétodos de alfabetizaçãoMétodo fônicoAlfabetização e letramentoLiteracy methodsPhonic methodLiteracy and literacyEssa pesquisa tem como principal objetivo analisar e refletir sobre a escolha do método de alfabetização, considerada como uma questão constantemente alvo de discussão e estudos entre especialistas da área da educação. O intuito é abordar sobre a alfabetização no Brasil, a qual ainda apresenta índices de fracasso, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, de acordo com o alto índice registrado de crianças analfabetas, o que mostra a importância de compreender o processo de aprender a ler e escrever, além da necessidade em saber escolher um método adequado. Em decorrência disso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma pesquisa de caráter qualitativo de natureza bibliográfica, a qual irá trazer o método como uma questão, a relação entre alfabetização e letramento, assim como a relevância do método fônico, considerando análises que demonstram a sua eficácia, do mesmo modo, abordar suas controvérsias, a partir dos embasamentos principais, as obras “Alfabetização: Método Fônico”, de Capovilla e Capovilla (2004); e “A questão dos métodos”, de Magda Soares (2022). Por fim, através da análise de pesquisas de artigos encontrados nas bases de dados disponíveis na internet, sobre a prática de alfabetização com uma abordagem fônica, pretende-se trazer nas considerações finais uma reflexão sobre o modo de alfabetizar e compreender o processo de adquirir a habilidade linguística da fala e oratória, inserido em uma sociedade de cultura letrada.The main objective of this research is to analyze and reflect on the choice of literacy method, considered as an issue that is constantly the subject of discussion and studies among specialists in the field of education. The aim is to address literacy in Brazil, which still has failure rates, especially in the early grades of elementary school, according to the high registered rate of illiterate children, which shows the importance of understanding the process of learning to read. and writing, in addition to the need to know how to choose an adequate method. As a result, this Course Completion Work (CCW) is a qualitative research of a bibliographical nature, which will bring the method as a question, the relationship between literacy and literacy, as well as the relevance of the phonic method, considering analyzes that demonstrate its effectiveness, in the same way, to approach its controversies, from the main foundations, the works “Alfabeização: Metodo Fônico”, by Capovilla and Capovilla (2004); and “A questão dos métodos”, by Magda Soares (2022). Finally, through the analysis of research articles found in databases available on the internet, about the practice of literacy with a phonic approach, aim’s to bring in the final considerations a reflection on how to teach literacy and understand the process of acquiring the linguistic ability of speech and oratory, inserted in a society of culture literate.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Leite, Beatriz Salgueiro2023-12-04T12:49:51Z2023-12-04T12:49:51Z2023-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:17:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251636Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:17:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
The choose of the phonic method in the process ofthe literacy: critical analysis of your practice
title A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
spellingShingle A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
Leite, Beatriz Salgueiro
Métodos de alfabetização
Método fônico
Alfabetização e letramento
Literacy methods
Phonic method
Literacy and literacy
title_short A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
title_full A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
title_fullStr A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
title_full_unstemmed A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
title_sort A escolha do método fônico no processo de alfabetização: análise crítica sobre sua prática
author Leite, Beatriz Salgueiro
author_facet Leite, Beatriz Salgueiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Beatriz Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de alfabetização
Método fônico
Alfabetização e letramento
Literacy methods
Phonic method
Literacy and literacy
topic Métodos de alfabetização
Método fônico
Alfabetização e letramento
Literacy methods
Phonic method
Literacy and literacy
description Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar e refletir sobre a escolha do método de alfabetização, considerada como uma questão constantemente alvo de discussão e estudos entre especialistas da área da educação. O intuito é abordar sobre a alfabetização no Brasil, a qual ainda apresenta índices de fracasso, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, de acordo com o alto índice registrado de crianças analfabetas, o que mostra a importância de compreender o processo de aprender a ler e escrever, além da necessidade em saber escolher um método adequado. Em decorrência disso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma pesquisa de caráter qualitativo de natureza bibliográfica, a qual irá trazer o método como uma questão, a relação entre alfabetização e letramento, assim como a relevância do método fônico, considerando análises que demonstram a sua eficácia, do mesmo modo, abordar suas controvérsias, a partir dos embasamentos principais, as obras “Alfabetização: Método Fônico”, de Capovilla e Capovilla (2004); e “A questão dos métodos”, de Magda Soares (2022). Por fim, através da análise de pesquisas de artigos encontrados nas bases de dados disponíveis na internet, sobre a prática de alfabetização com uma abordagem fônica, pretende-se trazer nas considerações finais uma reflexão sobre o modo de alfabetizar e compreender o processo de adquirir a habilidade linguística da fala e oratória, inserido em uma sociedade de cultura letrada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04T12:49:51Z
2023-12-04T12:49:51Z
2023-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251636
url https://hdl.handle.net/11449/251636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965486832680960