Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Marquezini
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253578
https://lattes.cnpq.br/3843882891578497
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como é construída a identidade do feminino no Ensino de Língua Portuguesa da Escola Básica (Ensino Fundamental II), tendo como ponto de partida o estudo de materiais didáticos oficiais utilizados na rede estadual de São Paulo, denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa. Neles, parece haver uma ampliação da desigualdade entre o feminino e o masculino na dimensão figurativa e temática: para além do recorte social, racial e linguístico - o recorte de gênero. Nesse cenário, a hipótese que guia nossa pesquisa é a de que os Cadernos, no que concerne ao ensino de literatura, não incorporam esses valores e, no que se refere a um ideário feminino, silenciam, se omitem ou mantém preconceitos profundamente enraizados na nossa sociedade, a partir de estratégias discursivas que apontam para posicionamentos de base política e ideológica que os distanciam dos ODS da ONU (2018), em especial o Objetivo 5, que prevê “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e o Objetivo 4 que prevê “eliminar as disparidades de gênero na educação”. A pesquisa é fundamentada na semiótica francesa, com destaque (1) às reflexões de Fiorin sobre discurso e ideologia; figurativização e tematização, às de (2) Barros acerca de percurso gerativo, às de (3) Schwartzmann sobre texto, discurso e cultura, com um aporte das reflexões de Silvia Federici sobre os discursos sobre a mulher e gênero e trabalho.
id UNSP_cf01626fa1318494bfcaa4da2bfc8a8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253578
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensinoFeminine Identity in official teaching materials: approaches between semiotics and teachingCaderno do alunoStudent notebookFemininoSemióticaFeminineSemioticsO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como é construída a identidade do feminino no Ensino de Língua Portuguesa da Escola Básica (Ensino Fundamental II), tendo como ponto de partida o estudo de materiais didáticos oficiais utilizados na rede estadual de São Paulo, denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa. Neles, parece haver uma ampliação da desigualdade entre o feminino e o masculino na dimensão figurativa e temática: para além do recorte social, racial e linguístico - o recorte de gênero. Nesse cenário, a hipótese que guia nossa pesquisa é a de que os Cadernos, no que concerne ao ensino de literatura, não incorporam esses valores e, no que se refere a um ideário feminino, silenciam, se omitem ou mantém preconceitos profundamente enraizados na nossa sociedade, a partir de estratégias discursivas que apontam para posicionamentos de base política e ideológica que os distanciam dos ODS da ONU (2018), em especial o Objetivo 5, que prevê “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e o Objetivo 4 que prevê “eliminar as disparidades de gênero na educação”. A pesquisa é fundamentada na semiótica francesa, com destaque (1) às reflexões de Fiorin sobre discurso e ideologia; figurativização e tematização, às de (2) Barros acerca de percurso gerativo, às de (3) Schwartzmann sobre texto, discurso e cultura, com um aporte das reflexões de Silvia Federici sobre os discursos sobre a mulher e gênero e trabalho.The present research work aims to reflect on how female identity is constructed in Portuguese Language Teaching at Basic Schools (Elementary Education II), taking as a starting point the study of official teaching materials used in the state network of São Paulo, called Portuguese Language Student Notebooks, in them, there seems to be an expansion of the inequality between the feminine and the masculine in the figurative and thematic dimension: in addition to the social, racial and linguistic perspective - the gender perspective. In this scenario, the hypothesis that guides our research is that Cadernos, when it comes to teaching literature, does not incorporate these values and, when it comes to feminine ideas, they silence, omit or maintain deeply rooted prejudices in our culture. society, based on discursive strategies that point to political and ideological positions that distance them from the UN SDGs (2018), especially Goal 5, which envisages “achieving gender equality and empowering all women and girls” and Objective 4 which provides for “eliminating gender disparities in education”. The research will be based on French semiotics, with emphasis on (1) Fiorin's reflections on discourse and ideology; figurativization and thematization, to those of (2) Barros on the generative path, to those of (3) Schwartzmann on text, discourse and culture with a contribution from Silvia Federici's reflections on discourses about women and gender and workUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartzmann, Matheus Nogueira [UNESP]Correa, Thiago Moreira [UNESP]Silva, Viviane Marquezini2024-03-07T18:23:34Z2024-03-07T18:23:34Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/253578https://lattes.cnpq.br/38438828915784970000-0000-1-9407-7014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-08T07:04:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253578Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-03-08T07:04:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
Feminine Identity in official teaching materials: approaches between semiotics and teaching
title Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
spellingShingle Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
Silva, Viviane Marquezini
Caderno do aluno
Student notebook
Feminino
Semiótica
Feminine
Semiotics
title_short Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
title_full Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
title_fullStr Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
title_full_unstemmed Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
title_sort Identidade Feminina nos materiais pedagógicos oficiais: aproximações entre semiótica e ensino
author Silva, Viviane Marquezini
author_facet Silva, Viviane Marquezini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwartzmann, Matheus Nogueira [UNESP]
Correa, Thiago Moreira [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Marquezini
dc.subject.por.fl_str_mv Caderno do aluno
Student notebook
Feminino
Semiótica
Feminine
Semiotics
topic Caderno do aluno
Student notebook
Feminino
Semiótica
Feminine
Semiotics
description O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como é construída a identidade do feminino no Ensino de Língua Portuguesa da Escola Básica (Ensino Fundamental II), tendo como ponto de partida o estudo de materiais didáticos oficiais utilizados na rede estadual de São Paulo, denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa. Neles, parece haver uma ampliação da desigualdade entre o feminino e o masculino na dimensão figurativa e temática: para além do recorte social, racial e linguístico - o recorte de gênero. Nesse cenário, a hipótese que guia nossa pesquisa é a de que os Cadernos, no que concerne ao ensino de literatura, não incorporam esses valores e, no que se refere a um ideário feminino, silenciam, se omitem ou mantém preconceitos profundamente enraizados na nossa sociedade, a partir de estratégias discursivas que apontam para posicionamentos de base política e ideológica que os distanciam dos ODS da ONU (2018), em especial o Objetivo 5, que prevê “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e o Objetivo 4 que prevê “eliminar as disparidades de gênero na educação”. A pesquisa é fundamentada na semiótica francesa, com destaque (1) às reflexões de Fiorin sobre discurso e ideologia; figurativização e tematização, às de (2) Barros acerca de percurso gerativo, às de (3) Schwartzmann sobre texto, discurso e cultura, com um aporte das reflexões de Silvia Federici sobre os discursos sobre a mulher e gênero e trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-03-07T18:23:34Z
2024-03-07T18:23:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/253578
https://lattes.cnpq.br/3843882891578497
0000-0000-1-9407-7014
url https://hdl.handle.net/11449/253578
https://lattes.cnpq.br/3843882891578497
identifier_str_mv 0000-0000-1-9407-7014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965394977423360