A criatividade no processo de produção audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessotto, Ana Heloiza Vita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244291
Resumo: O principal insumo do setor audiovisual é a criatividade. O valor agregado dos produtos gerado por ele, está, portanto, concentrado no processo criativo. A presente pesquisa investiga quais fatores influenciam, estimulam ou inibem a potencialidade da criatividade no processo de produção audiovisual, bem como sua relação com as características do setor e a carreira nesta área. A investigação é qualitativa, baseia-se no estruturalismo e utiliza as técnicas de revisão bibliográfica narrativa, entrevista semiaberta em profundidade e entrevista estruturada. Teoricamente, a pesquisa é fundamentada nos conceitos de criatividade, gestão da criatividade e frameworks de processos criativos de abordagens sistêmicas. Adota-se o modelo dinâmico do processo criativo composto por domínio, campo e indivíduo. Este último elemento é compreendido pela Teoria dos Componentes da Criatividade Individual, composta por expertise, pensamento criativo e motivação. A análise de conteúdo dos dados coletados se dá através do instrumento de análise composto por variáveis teoricamente validadas a partir dos fatores motivação, ambiente e liderança. Foram entrevistados em profundidade nove profissionais do audiovisual que ocupam os cargos de produção, roteiro e direção. Buscou-se assimilar a percepção dos líderes sobre a criatividade. Os questionários on-line receberam 48 respostas válidas de profissionais que atuam em diversas funções do audiovisual. Foi constatado, a partir dos padrões de recorrência da investigação, que profissionais do audiovisual são intrinsecamente motivados, principalmente pela paixão, pela autossatisfação, pela autoexpressão, pelo senso de propósito e pelo desafio. A criatividade deles é influenciada pela relação com os colegas de trabalho e com os líderes, que pode ser positiva quando estes ouvem os subordinados, fornecem feedbacks construtivos e criam um espaço de confiança mútua entre os membros da equipe. Tempo adequado para execução de tarefa e prazos são condições favoráveis a criatividade dos profissionais. Jornadas longas de trabalho e falta de tempo para lazer são obstáculos para o alcance do potencial criativo. Os profissionais do audiovisual não trabalham motivados pelo dinheiro, mas o fator salário tem potencial de influência sobre a criatividade quando entendido como uma forma de valorização de seu trabalho, permitindo que os trabalhadores possam dedicar-se ao projeto. O orçamento para o projeto pode ser um estímulo ou inibidor da criatividade, dependendo do contexto de trabalho e da produção a ser realizada. A complexidade da cadeia, o trabalho interdependente, o custo de produção, o risco de investimento, a necessidade de balancear os interesses criativos com os interesses econômicos, a organização, a estrutura ao redor de projetos, a concentração das oportunidades no reduzido centro da indústria, a contratação por indicação, os isolamentos físico e temporal gerados pelos projetos, a alta demanda de trabalho e as longas jornadas de trabalho são características do audiovisual que influenciam a relação dos profissionais com os fatores que estimulam e inibem a criatividade. Conclui-se que é possível identificar quais são os fatores que influenciam positiva e negativamente a criatividade, quais estão presentes e quais estão ausentes em determinado projeto de produção audiovisual e, a partir da compreensão de cada um deles e das relações entre eles, desenvolver estratégias para estimular a criatividade dos profissionais de uma equipe.
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Adota-se o modelo dinâmico do processo criativo composto por domínio, campo e indivíduo. Este último elemento é compreendido pela Teoria dos Componentes da Criatividade Individual, composta por expertise, pensamento criativo e motivação. A análise de conteúdo dos dados coletados se dá através do instrumento de análise composto por variáveis teoricamente validadas a partir dos fatores motivação, ambiente e liderança. Foram entrevistados em profundidade nove profissionais do audiovisual que ocupam os cargos de produção, roteiro e direção. Buscou-se assimilar a percepção dos líderes sobre a criatividade. Os questionários on-line receberam 48 respostas válidas de profissionais que atuam em diversas funções do audiovisual. Foi constatado, a partir dos padrões de recorrência da investigação, que profissionais do audiovisual são intrinsecamente motivados, principalmente pela paixão, pela autossatisfação, pela autoexpressão, pelo senso de propósito e pelo desafio. A criatividade deles é influenciada pela relação com os colegas de trabalho e com os líderes, que pode ser positiva quando estes ouvem os subordinados, fornecem feedbacks construtivos e criam um espaço de confiança mútua entre os membros da equipe. Tempo adequado para execução de tarefa e prazos são condições favoráveis a criatividade dos profissionais. Jornadas longas de trabalho e falta de tempo para lazer são obstáculos para o alcance do potencial criativo. Os profissionais do audiovisual não trabalham motivados pelo dinheiro, mas o fator salário tem potencial de influência sobre a criatividade quando entendido como uma forma de valorização de seu trabalho, permitindo que os trabalhadores possam dedicar-se ao projeto. O orçamento para o projeto pode ser um estímulo ou inibidor da criatividade, dependendo do contexto de trabalho e da produção a ser realizada. A complexidade da cadeia, o trabalho interdependente, o custo de produção, o risco de investimento, a necessidade de balancear os interesses criativos com os interesses econômicos, a organização, a estrutura ao redor de projetos, a concentração das oportunidades no reduzido centro da indústria, a contratação por indicação, os isolamentos físico e temporal gerados pelos projetos, a alta demanda de trabalho e as longas jornadas de trabalho são características do audiovisual que influenciam a relação dos profissionais com os fatores que estimulam e inibem a criatividade. Conclui-se que é possível identificar quais são os fatores que influenciam positiva e negativamente a criatividade, quais estão presentes e quais estão ausentes em determinado projeto de produção audiovisual e, a partir da compreensão de cada um deles e das relações entre eles, desenvolver estratégias para estimular a criatividade dos profissionais de uma equipe.The primary input of the audiovisual sector is creativity. Therefore, the added value of the products it generates is concentrated in the creative process. The present research investigates which factors influence, stimulate or inhibit the potential of creativity in the audiovisual production process and its relationship with the characteristics of the sector and the career in this area. The investigation is qualitative, based on structuralism, and uses the techniques of narrative literature review, in-depth semi-open interview, and structured interview. Theoretically, the research is based on the concepts of creativity, creativity management, and creative process frameworks of systemic approaches. The dynamic model of the creative process is adopted, composed of the domain, field, and individual. This last element is understood by the Theory of Components of Individual Creativity, composed of expertise, creative thinking, and motivation. The content analysis of the collected data takes place through the analysis instrument composed of theoretically validated variables from the motivation, environment, and leadership factors. Nine audiovisual professionals who occupy the positions of production, script, and direction were interviewed in depth. We sought to assimilate the leaders' perception of creativity. The online questionnaires received 48 valid responses from professionals who work in various audiovisual functions. From the investigation's recurrence patterns, it was found that audiovisual professionals are intrinsically motivated, mainly by passion, self-satisfaction, self-expression, a sense of purpose, and challenge. Their creativity is influenced by their relationship with co-workers and leaders, which can be positive when they listen to subordinates, provide constructive feedback, and create a space of mutual trust among team members. Adequate time for task execution and deadlines are favorable conditions for the creativity of professionals. Long working hours and lack of leisure time are obstacles to reaching creative potential. Audiovisual professionals do not work motivated by money. Still, the salary factor can influence creativity, allowing workers to dedicate themselves to the project and, when understood as a way of valuing their work. The budget for the project can be a stimulus or an inhibitor of creativity, depending on the work context and the production to be carried out. The complexity of the chain, the interdependent work, the cost of production, investment risk, the need to balance creative interests with economic interests, the organization, the structure around projects, the concentration of opportunities in the reduced center of the industry, hiring by appointment, the physical and temporal isolation generated by the projects, high work demand, long working hours, are audiovisual characteristics that influence the relationship of professionals with the factors that stimulate and inhibit creativity. It is concluded that it is possible to identify which factors positively and negatively affect creativity are present and which are absent in a given audiovisual production project. From the understanding of each of them and the relationships between them, develop strategies to stimulate the creativity of the professionals of a team.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.432870/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pessotto, Ana Heloiza Vita2023-06-30T15:32:22Z2023-06-30T15:32:22Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24429133004056092P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:43:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244291Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T14:43:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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