Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2011 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Download full: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851 |
Summary: | A pesquisa intitulada Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos ressurgidos , a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das ONGs (organizações não governamentais) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identificamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oficialidade a etnia. A inclusão social, a participação e a emancipação foram conceitos que mobilizaram o grupo que buscou ocupar um lugar simbólico que lhe fora negado. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos significativos na cidadania, esta entendida como um processo em construção e não finalizado. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizou duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. |
id |
UOES_21a5d221a3adebac73d6fc2ef32320d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/851 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" AranãEducação políticaGestãoIdentidade étnica e cidadaniapolitical educationmanagementethnic identity and citizenshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa intitulada Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos ressurgidos , a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das ONGs (organizações não governamentais) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identificamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oficialidade a etnia. A inclusão social, a participação e a emancipação foram conceitos que mobilizaram o grupo que buscou ocupar um lugar simbólico que lhe fora negado. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos significativos na cidadania, esta entendida como um processo em construção e não finalizado. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizou duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.The research entitled: Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã had as its objective comprehend the political education process, initiated by the Aranã indians at the northern of Minas Gerais estate. The project observed the historical context of the risens , the history of resistance of the Indian and Caboclo family, and the participative management of the NGOs Non-governmental Organizations that mediated the procedures of reorganization of ethnicity. It was identified on the educational process, the learning of political knowledge that conducted to the official ethnicity. The social inclusion, the participation and the emancipation were concepts that mobilized the group that looked for occupy a symbolic place in the current context. The cultural identity learning, its recognition, provided significant gains in citizenship. Citizenship understood as a process in construction and unfinished. The research was developed on the qualitative approach, using as a procedure the case study. It was used two sources to answer the proposed objective: one documental written and another oral done by interviews partially structured. The interview was done with thirteen people, among them ten members from the ethnicity, and three managers of educational organizations of the Aranã indians, at the completion of a Scientific Initiation Project, of the Pontifical Catholic University from Minas Gerais.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBertan, LevinoCPF:00363162968http://lattes.cnpq.br/2769738085234668Santos Filho, José Camilo dosCPF:19250118791http://lattes.cnpq.br/0044767483762064Ribeiro, Arilda Inês MirandaCPF:04801349869http://lattes.cnpq.br/0145582434192657Araújo, Vera Lúcia Soares de2016-07-18T17:54:16Z2012-03-232011-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Vera Lúcia Soares de. Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:56Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã. Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã |
title |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã. |
spellingShingle |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã. Araújo, Vera Lúcia Soares de Educação política Gestão Identidade étnica e cidadania political education management ethnic identity and citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã. |
title_full |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã. |
title_fullStr |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã. |
title_full_unstemmed |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã. |
title_sort |
Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã. |
author |
Araújo, Vera Lúcia Soares de |
author_facet |
Araújo, Vera Lúcia Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bertan, Levino CPF:00363162968 http://lattes.cnpq.br/2769738085234668 Santos Filho, José Camilo dos CPF:19250118791 http://lattes.cnpq.br/0044767483762064 Ribeiro, Arilda Inês Miranda CPF:04801349869 http://lattes.cnpq.br/0145582434192657 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Vera Lúcia Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação política Gestão Identidade étnica e cidadania political education management ethnic identity and citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação política Gestão Identidade étnica e cidadania political education management ethnic identity and citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa intitulada Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos ressurgidos , a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das ONGs (organizações não governamentais) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identificamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oficialidade a etnia. A inclusão social, a participação e a emancipação foram conceitos que mobilizaram o grupo que buscou ocupar um lugar simbólico que lhe fora negado. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos significativos na cidadania, esta entendida como um processo em construção e não finalizado. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizou duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-26 2012-03-23 2016-07-18T17:54:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Vera Lúcia Soares de. Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Vera Lúcia Soares de. Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1800306038495248384 |