Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.

Bibliographic Details
Main Author: Araújo, Vera Lúcia Soares de
Publication Date: 2011
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Download full: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851
Summary: A pesquisa intitulada Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos ressurgidos , a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das ONGs (organizações não governamentais) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identificamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oficialidade a etnia. A inclusão social, a participação e a emancipação foram conceitos que mobilizaram o grupo que buscou ocupar um lugar simbólico que lhe fora negado. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos significativos na cidadania, esta entendida como um processo em construção e não finalizado. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizou duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
id UOES_21a5d221a3adebac73d6fc2ef32320d5
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/851
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" AranãEducação políticaGestãoIdentidade étnica e cidadaniapolitical educationmanagementethnic identity and citizenshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa intitulada Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos ressurgidos , a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das ONGs (organizações não governamentais) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identificamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oficialidade a etnia. A inclusão social, a participação e a emancipação foram conceitos que mobilizaram o grupo que buscou ocupar um lugar simbólico que lhe fora negado. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos significativos na cidadania, esta entendida como um processo em construção e não finalizado. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizou duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.The research entitled: Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã had as its objective comprehend the political education process, initiated by the Aranã indians at the northern of Minas Gerais estate. The project observed the historical context of the risens , the history of resistance of the Indian and Caboclo family, and the participative management of the NGOs Non-governmental Organizations that mediated the procedures of reorganization of ethnicity. It was identified on the educational process, the learning of political knowledge that conducted to the official ethnicity. The social inclusion, the participation and the emancipation were concepts that mobilized the group that looked for occupy a symbolic place in the current context. The cultural identity learning, its recognition, provided significant gains in citizenship. Citizenship understood as a process in construction and unfinished. The research was developed on the qualitative approach, using as a procedure the case study. It was used two sources to answer the proposed objective: one documental written and another oral done by interviews partially structured. The interview was done with thirteen people, among them ten members from the ethnicity, and three managers of educational organizations of the Aranã indians, at the completion of a Scientific Initiation Project, of the Pontifical Catholic University from Minas Gerais.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBertan, LevinoCPF:00363162968http://lattes.cnpq.br/2769738085234668Santos Filho, José Camilo dosCPF:19250118791http://lattes.cnpq.br/0044767483762064Ribeiro, Arilda Inês MirandaCPF:04801349869http://lattes.cnpq.br/0145582434192657Araújo, Vera Lúcia Soares de2016-07-18T17:54:16Z2012-03-232011-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Vera Lúcia Soares de. Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:56Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã
title Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
spellingShingle Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
Araújo, Vera Lúcia Soares de
Educação política
Gestão
Identidade étnica e cidadania
political education
management
ethnic identity and citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
title_full Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
title_fullStr Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
title_full_unstemmed Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
title_sort Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.
author Araújo, Vera Lúcia Soares de
author_facet Araújo, Vera Lúcia Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertan, Levino
CPF:00363162968
http://lattes.cnpq.br/2769738085234668
Santos Filho, José Camilo dos
CPF:19250118791
http://lattes.cnpq.br/0044767483762064
Ribeiro, Arilda Inês Miranda
CPF:04801349869
http://lattes.cnpq.br/0145582434192657
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Vera Lúcia Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação política
Gestão
Identidade étnica e cidadania
political education
management
ethnic identity and citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação política
Gestão
Identidade étnica e cidadania
political education
management
ethnic identity and citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa intitulada Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos ressurgidos , a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das ONGs (organizações não governamentais) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identificamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oficialidade a etnia. A inclusão social, a participação e a emancipação foram conceitos que mobilizaram o grupo que buscou ocupar um lugar simbólico que lhe fora negado. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos significativos na cidadania, esta entendida como um processo em construção e não finalizado. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizou duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-26
2012-03-23
2016-07-18T17:54:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Vera Lúcia Soares de. Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851
identifier_str_mv ARAÚJO, Vera Lúcia Soares de. Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038495248384