Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro

Bibliographic Details
Main Author: Esteves, Larissa Sapucaia Ferreira
Publication Date: 2011
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Download full: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/840
Summary: A presente pesquisa objetivou analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. O estudo buscou refletir acerca do desenvolvimento das competências na visão dos alunos e dos docentes envolvidos com o processo de estágio, por meio de ações desenvolvidas no dia a dia de estágio Trata-se de pesquisa quanti qualitativa, caracterizada como estudo de caso. O Estágio Curricular Supervisionado foi implantado no curso de enfermagem no segundo semestre de 2010. Foram sujeitos da pesquisa: alunos do último semestre da graduação e docentes desta primeira turma de ECS. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Os dados obtidos por meio de perguntas fechadas passaram por análise estatística e os obtidos por meio de perguntas abertas foram analisados e interpretados através do método de análise de conteúdos. Concluímos que o desenvolvimento das competências profissionais vai além da realização repetitiva de determinadas ações. Seu desenvolvimento requer um conhecimento aprofundado de concepções, métodos e objetivos que se almeja alcançar.
id UOES_1e0034e5d1e011d7ecee23375b4a80e6
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/840
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiroSupervised training: possible contributions to the skill development of nursesContexto de reformas educacionaisSistema de ensino em saúdeEstágio curricular supervisionadoDiretrizes curriculares nacionaisCompetências profissionais do enfermeiroContext of Educational ReformHealth Education SystemSupervised National Curricular GuidelinesProfessional Skills of NursesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa objetivou analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. O estudo buscou refletir acerca do desenvolvimento das competências na visão dos alunos e dos docentes envolvidos com o processo de estágio, por meio de ações desenvolvidas no dia a dia de estágio Trata-se de pesquisa quanti qualitativa, caracterizada como estudo de caso. O Estágio Curricular Supervisionado foi implantado no curso de enfermagem no segundo semestre de 2010. Foram sujeitos da pesquisa: alunos do último semestre da graduação e docentes desta primeira turma de ECS. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Os dados obtidos por meio de perguntas fechadas passaram por análise estatística e os obtidos por meio de perguntas abertas foram analisados e interpretados através do método de análise de conteúdos. Concluímos que o desenvolvimento das competências profissionais vai além da realização repetitiva de determinadas ações. Seu desenvolvimento requer um conhecimento aprofundado de concepções, métodos e objetivos que se almeja alcançar.The purpose of this study is to analyze the role of the supervised training concerning the skills development of nurses drawn up by the national curricular guidelines. The study aimed to reflect on the development of skills in view of students and professors involved with the training process, through the actions developed in the everyday training. This is a qualitative research, featured as a case study. The supervised training was implemented in the nursing program in the second semester of 2010. The researchers are students of the last semester of graduation and professors of the first group of this supervised training. The data was collected through semi-structured questionnaires. The data collected through open-ended questions consists in statistical analysis and the closed-ended questions were analyzed and interpreted by the method of content analysis. To summarize, the development of skills goes beyond the repetitive actions. Its development requires a thorough knowledge of concepts, methods and objectives which we aim to achieveUniversidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoSabia, Claudia Pereira PáduaCPF:06812375896http://lattes.cnpq.br/6537653618652935Siqueira Júnior, Antonio CarlosCPF:04568007860http://lattes.cnpq.br/0399651029326056Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Esteves, Larissa Sapucaia Ferreira2016-07-18T17:54:15Z2011-10-262011-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfESTEVES, Larissa Sapucaia Ferreira. Supervised training: possible contributions to the skill development of nurses. 2011. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:57Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro
Supervised training: possible contributions to the skill development of nurses
title Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro
spellingShingle Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro
Esteves, Larissa Sapucaia Ferreira
Contexto de reformas educacionais
Sistema de ensino em saúde
Estágio curricular supervisionado
Diretrizes curriculares nacionais
Competências profissionais do enfermeiro
Context of Educational Reform
Health Education System
Supervised National Curricular Guidelines
Professional Skills of Nurses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro
title_full Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro
title_fullStr Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro
title_sort Estágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro
author Esteves, Larissa Sapucaia Ferreira
author_facet Esteves, Larissa Sapucaia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sabia, Claudia Pereira Pádua
CPF:06812375896
http://lattes.cnpq.br/6537653618652935
Siqueira Júnior, Antonio Carlos
CPF:04568007860
http://lattes.cnpq.br/0399651029326056
Schmidt, Ivone Tambelli
CPF:19913877849
http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Larissa Sapucaia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto de reformas educacionais
Sistema de ensino em saúde
Estágio curricular supervisionado
Diretrizes curriculares nacionais
Competências profissionais do enfermeiro
Context of Educational Reform
Health Education System
Supervised National Curricular Guidelines
Professional Skills of Nurses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Contexto de reformas educacionais
Sistema de ensino em saúde
Estágio curricular supervisionado
Diretrizes curriculares nacionais
Competências profissionais do enfermeiro
Context of Educational Reform
Health Education System
Supervised National Curricular Guidelines
Professional Skills of Nurses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa objetivou analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. O estudo buscou refletir acerca do desenvolvimento das competências na visão dos alunos e dos docentes envolvidos com o processo de estágio, por meio de ações desenvolvidas no dia a dia de estágio Trata-se de pesquisa quanti qualitativa, caracterizada como estudo de caso. O Estágio Curricular Supervisionado foi implantado no curso de enfermagem no segundo semestre de 2010. Foram sujeitos da pesquisa: alunos do último semestre da graduação e docentes desta primeira turma de ECS. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Os dados obtidos por meio de perguntas fechadas passaram por análise estatística e os obtidos por meio de perguntas abertas foram analisados e interpretados através do método de análise de conteúdos. Concluímos que o desenvolvimento das competências profissionais vai além da realização repetitiva de determinadas ações. Seu desenvolvimento requer um conhecimento aprofundado de concepções, métodos e objetivos que se almeja alcançar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-26
2011-06-22
2016-07-18T17:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESTEVES, Larissa Sapucaia Ferreira. Supervised training: possible contributions to the skill development of nurses. 2011. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/840
identifier_str_mv ESTEVES, Larissa Sapucaia Ferreira. Supervised training: possible contributions to the skill development of nurses. 2011. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038466936832