Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28652 |
Resumo: | Os possíveis encontros de histórias paralelas escritas nas margens de um livro compõem a estrutura de S., uma obra singular, que apresenta uma proposta de leitura diferenciada uma vez que exige a constante participação ativa de seu leitor que necessita desvendar as diversas narrativas inseridas nos diferentes contextos expressos na obra. Para isso, a metodologia de trabalho elaborada para a presente tese estabeleceu a divisão de três níveis de leitura, o primeiro correspondendo à estrutura narrativa do livro O Navio de Teseu, o segundo sobre a formação da figura da tradutora Filomena Xabregas Caldeira e a sua importância para a composição do romance, e o terceiro abordando a presença dos leitores fictícios Eric e Jennifer e a maneira como a interação entre eles proporciona diferentes direcionamentos em relação ao texto principal. Ademais, ressaltar a importância da materialidade da obra colabora para a identificação do movimento de interação e a interligação entre os níveis. Logo, a presente tese tem como objetivo analisar a construção estrutural de um texto feito de histórias justapostas para o entendimento da formação da urdidura do enredo. Portanto, traçar os elementos de constituição do objeto literário e as funcionalidades dos papeis dos diferentes receptores possibilitou a percepção do funcionamento da dinâmica textual, ademais, a presença de figuras ficcionais como autor, tradutora e leitores juntamente com o acervo de materiais encontrados nas páginas formam um jogo em que é preciso unir as peças para obter a experiencia plena de leitura. A materialidade da obra, por sua vez, potencializa o efeito de sentido, criando uma linha tênue entre a ficção e o real. |
id |
UPM_a6229983a6b54154b6346b3c32afc9cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/28652 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Marino, Heloisa AntoniolliTrevisan, Ana Lúcia2022-01-13T19:17:21Z2022-01-13T19:17:21Z2020-02-20https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28652Os possíveis encontros de histórias paralelas escritas nas margens de um livro compõem a estrutura de S., uma obra singular, que apresenta uma proposta de leitura diferenciada uma vez que exige a constante participação ativa de seu leitor que necessita desvendar as diversas narrativas inseridas nos diferentes contextos expressos na obra. Para isso, a metodologia de trabalho elaborada para a presente tese estabeleceu a divisão de três níveis de leitura, o primeiro correspondendo à estrutura narrativa do livro O Navio de Teseu, o segundo sobre a formação da figura da tradutora Filomena Xabregas Caldeira e a sua importância para a composição do romance, e o terceiro abordando a presença dos leitores fictícios Eric e Jennifer e a maneira como a interação entre eles proporciona diferentes direcionamentos em relação ao texto principal. Ademais, ressaltar a importância da materialidade da obra colabora para a identificação do movimento de interação e a interligação entre os níveis. Logo, a presente tese tem como objetivo analisar a construção estrutural de um texto feito de histórias justapostas para o entendimento da formação da urdidura do enredo. Portanto, traçar os elementos de constituição do objeto literário e as funcionalidades dos papeis dos diferentes receptores possibilitou a percepção do funcionamento da dinâmica textual, ademais, a presença de figuras ficcionais como autor, tradutora e leitores juntamente com o acervo de materiais encontrados nas páginas formam um jogo em que é preciso unir as peças para obter a experiencia plena de leitura. A materialidade da obra, por sua vez, potencializa o efeito de sentido, criando uma linha tênue entre a ficção e o real.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelUniversidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessleituraleitorS.O Navio de TeseuEntre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorstinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/6107851924008207http://lattes.cnpq.br/4728904971329641Atik, Maria Luiza GuarnieriCorrêa, Lilian CristinaVieira, Maria Augusta da CostaBetella, Gabriela KvacekThe possible encounters of parallel stories written on the margins of a novel composes the structure of S., a unique literary work, providing a distinct reading proposition once seeks the constant active participation of the reader to unravel various narratives inserted in different contexts. Thus, the work methodology elaborated for the present thesis established a division three reading levels, the first corresponds to the narrative structure of the novel The Ship of Theseus, the second is about the figure formation the translator Filomena Xabregas Caldeira and her relevance to the composition of the novel, and the third discuss the presence of fictional readers Eric and Jennifer analyzing how the interaction between them provide unequal direction in relation to the primary text. In addition, emphasize the importance of book’s materiality contributes to the identification of the interaction movement and the interrelation between the levels. Hence, the present thesis aims to disclose the structural construction of a text made by juxtaposed stories to the understanding the warp plot formation. Therefore, delineating the elements that forms the literary object and the rows of the different receptors have facilitated the perception on the functioning of the textual dynamics; furthermore, the presence of fictional figures like author, translator, and reader, in conjunction with a collection of booklets found between the pages set a game which is needed to gather the pieces to achieve the complete experience of the reading. On the other hand, the materiality of the book enhances the meaning effects, creating a fine line between fiction and reality.readingreaderS.The Ship of TheseusBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAORIGINALHeloisa Antoniolli Marino.pdfHeloisa Antoniolli Marino.pdfHeloisa Antoniolli Marinoapplication/pdf8894331https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/1/Heloisa%20Antoniolli%20Marino.pdffa3da403e0d6d6adee7ced4cb85aadbcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/3/license.txtfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTHeloisa Antoniolli Marino.pdf.txtHeloisa Antoniolli Marino.pdf.txtExtracted texttext/plain308270https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/4/Heloisa%20Antoniolli%20Marino.pdf.txt4ec2b0e4ec82644daf4a41b3f0908309MD54THUMBNAILHeloisa Antoniolli Marino.pdf.jpgHeloisa Antoniolli Marino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/5/Heloisa%20Antoniolli%20Marino.pdf.jpg4dcfe88b53b22e08a9bf22d88f895deeMD5510899/286522022-01-15 03:01:09.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst |
title |
Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst |
spellingShingle |
Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst Marino, Heloisa Antoniolli leitura leitor S. O Navio de Teseu |
title_short |
Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst |
title_full |
Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst |
title_fullStr |
Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst |
title_full_unstemmed |
Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst |
title_sort |
Entre as linhas: a trajetória dos leitores em S. de J. J. Abrams e Doug Dorst |
author |
Marino, Heloisa Antoniolli |
author_facet |
Marino, Heloisa Antoniolli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marino, Heloisa Antoniolli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trevisan, Ana Lúcia |
contributor_str_mv |
Trevisan, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura leitor S. O Navio de Teseu |
topic |
leitura leitor S. O Navio de Teseu |
description |
Os possíveis encontros de histórias paralelas escritas nas margens de um livro compõem a estrutura de S., uma obra singular, que apresenta uma proposta de leitura diferenciada uma vez que exige a constante participação ativa de seu leitor que necessita desvendar as diversas narrativas inseridas nos diferentes contextos expressos na obra. Para isso, a metodologia de trabalho elaborada para a presente tese estabeleceu a divisão de três níveis de leitura, o primeiro correspondendo à estrutura narrativa do livro O Navio de Teseu, o segundo sobre a formação da figura da tradutora Filomena Xabregas Caldeira e a sua importância para a composição do romance, e o terceiro abordando a presença dos leitores fictícios Eric e Jennifer e a maneira como a interação entre eles proporciona diferentes direcionamentos em relação ao texto principal. Ademais, ressaltar a importância da materialidade da obra colabora para a identificação do movimento de interação e a interligação entre os níveis. Logo, a presente tese tem como objetivo analisar a construção estrutural de um texto feito de histórias justapostas para o entendimento da formação da urdidura do enredo. Portanto, traçar os elementos de constituição do objeto literário e as funcionalidades dos papeis dos diferentes receptores possibilitou a percepção do funcionamento da dinâmica textual, ademais, a presença de figuras ficcionais como autor, tradutora e leitores juntamente com o acervo de materiais encontrados nas páginas formam um jogo em que é preciso unir as peças para obter a experiencia plena de leitura. A materialidade da obra, por sua vez, potencializa o efeito de sentido, criando uma linha tênue entre a ficção e o real. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-13T19:17:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-13T19:17:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28652 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/1/Heloisa%20Antoniolli%20Marino.pdf https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/2/license_rdf https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/3/license.txt https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/4/Heloisa%20Antoniolli%20Marino.pdf.txt https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28652/5/Heloisa%20Antoniolli%20Marino.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa3da403e0d6d6adee7ced4cb85aadbc e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 4ec2b0e4ec82644daf4a41b3f0908309 4dcfe88b53b22e08a9bf22d88f895dee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177247959089152 |