Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Silmara Soares de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22688
Resumo: This study aimed to develop a simple tool for tracking the ability to imitate in children from 12 to 24 months of age. Considering that learning occurs through processes where the human being learns to observe each other and from there go to imitate him, this process plays an important role in socio-cognitive skills as well as the linguistic and social learning of the child. Therefore, it is desirable that losses in this skill are detected as early as possible so that intervention actions are initiated. For this, we rely on an assessment tool known as Rasch measurement model, and built a simple to operate indicating the skills to imitate young children under the command of an adult. Our sample consisted of 65 children of typical development, aged 12 to 24 months in two private institutions. Our results showed that 62 were able to mimic the commands in varying scales, but 3 children did not imitate any of the commands shown by the adult. These data suggest that this instrument can be used by the teacher in the classroom in order to assess possible changes in the development of young children have very early, or even serve as a complement to professional experts time to review with the patient.
id UPM_cd7472ecbafae6008b0e450185156608
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22688
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2017-01-27T11:59:25Z2020-03-19T15:20:29Z2020-03-19T15:20:29Z2016-06-20ABREU, Silmara Soares de. Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico. 2016. 40 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22688This study aimed to develop a simple tool for tracking the ability to imitate in children from 12 to 24 months of age. Considering that learning occurs through processes where the human being learns to observe each other and from there go to imitate him, this process plays an important role in socio-cognitive skills as well as the linguistic and social learning of the child. Therefore, it is desirable that losses in this skill are detected as early as possible so that intervention actions are initiated. For this, we rely on an assessment tool known as Rasch measurement model, and built a simple to operate indicating the skills to imitate young children under the command of an adult. Our sample consisted of 65 children of typical development, aged 12 to 24 months in two private institutions. Our results showed that 62 were able to mimic the commands in varying scales, but 3 children did not imitate any of the commands shown by the adult. These data suggest that this instrument can be used by the teacher in the classroom in order to assess possible changes in the development of young children have very early, or even serve as a complement to professional experts time to review with the patient.O presente estudo teve por objetivo desenvolver um instrumento simples de rastreamento da capacidade de imitar de crianças de 12 a 24 meses. Considerando que a aprendizagem se dá por meio de processos onde o ser humano aprende a observar o outro e a partir daí passar a imitá-lo, este processo tem papel importante nas habilidades socio-cognitivas, bem como no aprendizado linguístico e social da criança. Portanto é desejável que prejuízos nessa habilidade sejam detectados os mais precoces possíveis para que ações de intervenção sejam iniciadas. Para tanto, nos basearemos em um instrumento de avaliação de simples aplicação que indica as habilidades de imitar de crianças pequenas, sob o comando de um adulto. A nossa amostra constituiu-se de 65 crianças de desenvolvimento típico, com idade entre 12 e 24 meses de duas instituições particulares. Os nossos resultados mostraram que 62 crianças foram capazes de imitar os comandos em escalas variáveis, mas 3 crianças não imitaram nenhum dos comandos demonstrados pelo adulto, dados esses coletados no ano de 2014, já em 2015, reaplicando o mesmo instrumento com as crianças que não imitaram nenhum comando, obtivemos resultados diferentes. Uma delas continuou sem imitar nenhum comando, enquanto as outras duas imitaram de forma homogênea e compatível com a faixa etária que se encontram, ou seja, atualmente com 24 meses.Esses dados sugerem que o instrumento desenvolvido pode ser utilizado pelo professor em sala de aula a fim de avaliar possíveis alterações no desenvolvimento de crianças pequenas já muito precocemente.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessimitaçãoaprendizagemdesenvolvimento típicoCNPQ::OUTROSRastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRibeiro, Miriam Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7069953370349465Teixeira, Maria Cristina Triguero Velozhttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363Lowenthal, Rosanehttp://lattes.cnpq.br/3764252492071682http://lattes.cnpq.br/4141393507793532Abreu, Silmara Soares dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12828/Silmara%20Soares%20de%20Abreu.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2978/5/Silmara%20Soares%20de%20Abreu.pdfimitationlearningdevelopment typicalreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/226882020-03-19 12:20:29.514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico
title Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico
spellingShingle Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico
Abreu, Silmara Soares de
imitação
aprendizagem
desenvolvimento típico
CNPQ::OUTROS
title_short Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico
title_full Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico
title_fullStr Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico
title_full_unstemmed Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico
title_sort Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico
author Abreu, Silmara Soares de
author_facet Abreu, Silmara Soares de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Miriam Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7069953370349465
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1500695593391363
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lowenthal, Rosane
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3764252492071682
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4141393507793532
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Silmara Soares de
contributor_str_mv Ribeiro, Miriam Oliveira
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Lowenthal, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv imitação
aprendizagem
desenvolvimento típico
topic imitação
aprendizagem
desenvolvimento típico
CNPQ::OUTROS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS
description This study aimed to develop a simple tool for tracking the ability to imitate in children from 12 to 24 months of age. Considering that learning occurs through processes where the human being learns to observe each other and from there go to imitate him, this process plays an important role in socio-cognitive skills as well as the linguistic and social learning of the child. Therefore, it is desirable that losses in this skill are detected as early as possible so that intervention actions are initiated. For this, we rely on an assessment tool known as Rasch measurement model, and built a simple to operate indicating the skills to imitate young children under the command of an adult. Our sample consisted of 65 children of typical development, aged 12 to 24 months in two private institutions. Our results showed that 62 were able to mimic the commands in varying scales, but 3 children did not imitate any of the commands shown by the adult. These data suggest that this instrument can be used by the teacher in the classroom in order to assess possible changes in the development of young children have very early, or even serve as a complement to professional experts time to review with the patient.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-27T11:59:25Z
2020-03-19T15:20:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-19T15:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABREU, Silmara Soares de. Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico. 2016. 40 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22688
identifier_str_mv ABREU, Silmara Soares de. Rastreamento da capacidade de imitar de bebês de 12 a 24 meses do desenvolvimento típico. 2016. 40 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177243746959360