Adolescencia, psicoterapia e desenvolvimento humano
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Publication Date: | 2003 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/5815 |
Summary: | O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a área de pesquisa em psicologia do desenvolvimento aplicada à adolescência e o campo de atendimento psicoterapêutico com adolescentes. Realizou-se, para essa investigação: uma revisão da literatura que ressalta a importância da consideração de fatores do desenvolvimento para a prática clínica; e entrevistas com 15 psicoterapeutas (psicólogos e psiquiatras), de diferentes abordagens que descrevem a prática corrente. As entrevistas foram analisadas em três etapas sucessivas: descrição qualitativa (tematização), análise indutiva (identificação de temas críticos) e análise crítica (confronto dos temas críticos com a literatura). Os resultados indicaram que os clínicos não utilizam dados de pesquisa na sua prática, e que a atualização de conhecimentos sobre a adolescência ocorre de forma desordenada, no contato direto com os pacientes. Como conseqüência, esses terapeutas demonstram dificuldades para avaliar resultados das intervenções. Essas dificuldades caracterizam o campo psicoterapêutico em um momento de transição, no qual os profissionais tendem a afastar-se das teorias e privilegiar a prática. |
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Jardim, Adriano PereiraGomes, William Barbosa2007-06-06T18:50:12Z2003http://hdl.handle.net/10183/5815000432056O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a área de pesquisa em psicologia do desenvolvimento aplicada à adolescência e o campo de atendimento psicoterapêutico com adolescentes. Realizou-se, para essa investigação: uma revisão da literatura que ressalta a importância da consideração de fatores do desenvolvimento para a prática clínica; e entrevistas com 15 psicoterapeutas (psicólogos e psiquiatras), de diferentes abordagens que descrevem a prática corrente. As entrevistas foram analisadas em três etapas sucessivas: descrição qualitativa (tematização), análise indutiva (identificação de temas críticos) e análise crítica (confronto dos temas críticos com a literatura). Os resultados indicaram que os clínicos não utilizam dados de pesquisa na sua prática, e que a atualização de conhecimentos sobre a adolescência ocorre de forma desordenada, no contato direto com os pacientes. Como conseqüência, esses terapeutas demonstram dificuldades para avaliar resultados das intervenções. Essas dificuldades caracterizam o campo psicoterapêutico em um momento de transição, no qual os profissionais tendem a afastar-se das teorias e privilegiar a prática.application/pdfporPsicoterapiaAdolescenteAdolescencia, psicoterapia e desenvolvimento humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000432056.pdf000432056.pdfTexto completoapplication/pdf567528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5815/1/000432056.pdf2f6e38b4184f02a8e5e2eb314ef729edMD51TEXT000432056.pdf.txt000432056.pdf.txtExtracted Texttext/plain218029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5815/2/000432056.pdf.txt810dd8f92a7ddccb4c8084a05eabb230MD52THUMBNAIL000432056.pdf.jpg000432056.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5815/3/000432056.pdf.jpg80563c981c0f177ebb541b50fd90ccc9MD5310183/58152018-10-15 09:00:51.04oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:00:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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