O vir-a-ser de bebês prematuros : uma travessia da UTI-Neonatal até a casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giguer, Fabiana Faria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/207730
Resumo: Este estudo retrata, através de relatos e observações clínicas, as possibilidades do vir-aser sujeito de bebês prematuros que iniciaram suas vidas no contexto de internação em UTINeonatal. Além disso, considera as possíveis implicações desta experiência para bebês, pais e mães a partir do acompanhamento psicológico durante a internação e nos momentos mais iniciais após a alta hospitalar. Utilizou-se a metodologia IRDI como operador de leitura do encontro entre as mães e bebês. Também foram utilizados diários clínicos considerando as singularidades observadas em cada atendimento. O estudo se apoiou nos pressupostos de Donald Winnicott para o testemunho e a escuta da pesquisadora em relação à travessia das mães e bebês e suas experiências. As etapas desta pesquisa ocorreram em dois momentos: I) Acompanhamento das mães e bebês durante a internação do recém-nascido na UTI-Neonatal de um hospital geral de Porto Alegre e II) Acompanhamento em casa, através de visitas domiciliares. Participaram deste estudo duas mães com seus bebês, sendo que uma delas teve bebês gêmeos. Observou-se que a experiência de internação do recém-nascido no contexto da prematuridade representou vivências de (des) continuidade para os bebês e mães. Além disso, o processo da travessia para casa representou um acento na sustentação corporal (e psíquica) dos bebês por suas mães. Sendo assim, o acompanhamento durante a internação e após a alta parece ter sido importante no que concerne ao vir-a-ser dos recém-nascidos.
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