O olhar da diversidade a partir da perspectiva dos profissionais de gestão de pessoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Nicolli Bassani de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213682
Resumo: O conceito de diversidade apresenta inúmeras definições na literatura, mas os autores tratam principalmente das diferenças existentes entre as pessoas no que diz respeito às suas características como gênero, escolaridade, idade, raça, crenças, orientação sexual, deficiência, nacionalidade, entre outros fatores. O tema tem se destacado no meio científico e é objeto de um número crescente de publicações a cada ano. O objetivo geral deste estudo é compreender se a gestão da diversidade influencia os processos seletivos de estágio em organizações. Os objetivos específicos são identificar práticas de gestão da diversidade nas organizações entrevistadas; compreender como as organizações estruturam seus processos de recrutamento e seleção e como estabelecem os critérios para as vagas de estágio; e compreender como a área de recursos humanos (RH) das organizações entrevistadas têm incorporado a diversidade nos processos de recrutamento e seleção. A abordagem desta pesquisa é qualitativa através do método exploratório. O critério de participação foi conhecer o processo seletivo de estágio da empresa, além de ter contato com práticas de gestão da diversidade. Para este estudo foram realizadas doze entrevistas individuais semiestruturadas com profissionais de RH ou áreas afins. Como resultados obtidos foram compreendidos que as práticas de gestão da diversidade que mais influenciam os processos seletivos de estágio estão relacionadas com a flexibilização de pré-requisitos e com a prática denominada de currículos às cegas. Os grupos de trabalho minorizados, que as empresas, em geral, tentam incluir e aumentar a representatividade são os de mulheres, LGBT+, etnia-raça, com foco em negros, e PcD. O grupo minorizado de negros é o mais beneficiado com as ações de gestão da diversidade no processo seletivo de estágio, principalmente, porque há um número crescente desse público que, felizmente, ingressa nas universidades e, consequentemente, está com mais espaço para adentrar nas organizações. Outro resultado encontrado foi que existem diferenças significativas entre as ações afirmativas e as práticas de gestão da diversidade. Em geral, as condutas das empresas voltadas para as ações afirmativas são focadas em cumprimento das cotas legais, sendo que o aumento do quadro de funcionários acaba sendo restrito para níveis entrantes e gera poucas ações direcionadas para o desenvolvimento de carreira. Por outro lado, as práticas de gestão da diversidade não têm um impacto tão significativo relacionado com os números do quadro funcional, porém são mais abrangentes e focadas em desenvolvimento.
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Os objetivos específicos são identificar práticas de gestão da diversidade nas organizações entrevistadas; compreender como as organizações estruturam seus processos de recrutamento e seleção e como estabelecem os critérios para as vagas de estágio; e compreender como a área de recursos humanos (RH) das organizações entrevistadas têm incorporado a diversidade nos processos de recrutamento e seleção. A abordagem desta pesquisa é qualitativa através do método exploratório. O critério de participação foi conhecer o processo seletivo de estágio da empresa, além de ter contato com práticas de gestão da diversidade. Para este estudo foram realizadas doze entrevistas individuais semiestruturadas com profissionais de RH ou áreas afins. Como resultados obtidos foram compreendidos que as práticas de gestão da diversidade que mais influenciam os processos seletivos de estágio estão relacionadas com a flexibilização de pré-requisitos e com a prática denominada de currículos às cegas. Os grupos de trabalho minorizados, que as empresas, em geral, tentam incluir e aumentar a representatividade são os de mulheres, LGBT+, etnia-raça, com foco em negros, e PcD. O grupo minorizado de negros é o mais beneficiado com as ações de gestão da diversidade no processo seletivo de estágio, principalmente, porque há um número crescente desse público que, felizmente, ingressa nas universidades e, consequentemente, está com mais espaço para adentrar nas organizações. Outro resultado encontrado foi que existem diferenças significativas entre as ações afirmativas e as práticas de gestão da diversidade. Em geral, as condutas das empresas voltadas para as ações afirmativas são focadas em cumprimento das cotas legais, sendo que o aumento do quadro de funcionários acaba sendo restrito para níveis entrantes e gera poucas ações direcionadas para o desenvolvimento de carreira. Por outro lado, as práticas de gestão da diversidade não têm um impacto tão significativo relacionado com os números do quadro funcional, porém são mais abrangentes e focadas em desenvolvimento.The concept of diversity has numerous definitions in the literature, but the authors consider mainly the differences that exist between people in regards to their characteristics such as gender, education, age, race, beliefs, sexual orientation, disability, nationality, among other factors. The topic has been distinguished in the scientific community, and is the subject of a growing number of publications each year. The general objective of this study is to understand whether diversity management influences the recruitment and selection processes of internships in organizations. The specific objectives are to identify diversity management practices in the organizations interviewed; understand how organizations structure their recruitment and selection processes and how they establish the criteria for internship positions; and understand how the human resources (HR) area of the interviewed organizations has incorporated diversity into their recruitment and selection processes. The approach of this research is qualitative through the exploratory method. The criterion on participation was to know the company's internship selection process, in addition to having contact with diversity management practices. For this study, twelve individual semi-structured interviews were conducted with professionals from HR or related areas. As per the results obtained, it was understood that the diversity management practices that most influence the internship selection processes are related to the flexibility of prerequisites and the practice called blind CV. The minority group which companies, in general, try to include and increase representativeness are women, LGBT, ethnicity-race, with a focus on black people, and people with disabilities. The minority group of black people is the most benefited by the diversity management actions in the internship selection process, mainly because there is an increasing number of people from this public that, fortunately, universities entries and, consequently, have more opportunities to access organizations. Another result found was that there are significant differences between affirmative actions and diversity management practices. In general, the conduct of companies focused on affirmative actions is committed to fulfilling the legal quotas and the increase in the number of employees ends up being restricted to incoming levels and generates few actions aimed at career advancement. On the other hand, diversity management practices do not have such a significant impact related to staff numbers, but they are wider and focus on career development.application/pdfporGestão de pessoasRecrutamento de pessoalEstágioDiversidadeInserção profissionalDiversityDiversity managementRecruitment & selectionProfessional insertionInternshipPeople managementHuman resourcesO olhar da diversidade a partir da perspectiva dos profissionais de gestão de pessoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118270.pdf.txt001118270.pdf.txtExtracted Texttext/plain413805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213682/2/001118270.pdf.txt0be7145ec3f0010f89b1413bd93235a0MD52ORIGINAL001118270.pdfTexto completoapplication/pdf1793541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213682/1/001118270.pdfe88ad505e2ef35f0cf2982067d30a270MD5110183/2136822020-09-25 04:03:10.786226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-25T07:03:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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