Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Daniele Vargas
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/230638
Summary: O presente trabalho visa analisar as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Para tanto, foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Esta sequencia didática é apresentada como o produto educacional desta dissertação. A coleta de dados se deu por meio de um diário de campo, atividades e construções produzidas pelos alunos no GeoGebra Classrom. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.
id URGS_ad8a5c535fddeaff356adda4597e3133
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230638
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Daniele VargasStormowski, Vandoir2021-10-09T04:59:57Z2021http://hdl.handle.net/10183/230638001132314O presente trabalho visa analisar as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Para tanto, foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Esta sequencia didática é apresentada como o produto educacional desta dissertação. A coleta de dados se deu por meio de um diário de campo, atividades e construções produzidas pelos alunos no GeoGebra Classrom. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.The present word aims to analyze the contributions of the GeoGebra software in the spatial visualization process, through a didactic sequence that addresses activities involving rotation and surfaces of revolution. To this end, six activities were developed that were applied in six remote meetings with students from the 8th and 9th grade of elementary school at a private school in Porto Alegre. This didactic sequence is presented as the educational product of this dissertation. Data collection took place through a notebook, activities and constructions produced by students in GeoGebra Classrom. It is a qualitative research based on Raymond Duval's Theory of Registers of Semiotic Representation Records as well as the construction of the visualization process for Angel Gutiérrez. The preliminary analyzes indicated that, through the different representation records involved in the activities, the students presented advances regarding the spatial visualization and the understanding of the geometric concepts approached.application/pdfporGeometria espacialGeometria : Ensino fundamentalGeoGebra : SoftwareSequência didáticaRepresentação semióticaGeoGebra ClassromVisualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132314.pdf.txt001132314.pdf.txtExtracted Texttext/plain240374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230638/2/001132314.pdf.txt22348c89cedcb94a3fd9898757404677MD52ORIGINAL001132314.pdfTexto completoapplication/pdf4677704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230638/1/001132314.pdf84996c9417392344b53ba2634a6d22c6MD5110183/2306382021-11-20 06:03:38.957117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
title Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
spellingShingle Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
Oliveira, Daniele Vargas
Geometria espacial
Geometria : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Sequência didática
Representação semiótica
GeoGebra Classrom
title_short Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
title_full Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
title_fullStr Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
title_full_unstemmed Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
title_sort Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
author Oliveira, Daniele Vargas
author_facet Oliveira, Daniele Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stormowski, Vandoir
contributor_str_mv Stormowski, Vandoir
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria espacial
Geometria : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Sequência didática
Representação semiótica
topic Geometria espacial
Geometria : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Sequência didática
Representação semiótica
GeoGebra Classrom
dc.subject.eng.fl_str_mv GeoGebra Classrom
description O presente trabalho visa analisar as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Para tanto, foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Esta sequencia didática é apresentada como o produto educacional desta dissertação. A coleta de dados se deu por meio de um diário de campo, atividades e construções produzidas pelos alunos no GeoGebra Classrom. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-09T04:59:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230638
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132314
url http://hdl.handle.net/10183/230638
identifier_str_mv 001132314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230638/2/001132314.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230638/1/001132314.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 22348c89cedcb94a3fd9898757404677
84996c9417392344b53ba2634a6d22c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064742061211648