Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/230638 |
Summary: | O presente trabalho visa analisar as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Para tanto, foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Esta sequencia didática é apresentada como o produto educacional desta dissertação. A coleta de dados se deu por meio de um diário de campo, atividades e construções produzidas pelos alunos no GeoGebra Classrom. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados. |
id |
URGS_ad8a5c535fddeaff356adda4597e3133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230638 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Daniele VargasStormowski, Vandoir2021-10-09T04:59:57Z2021http://hdl.handle.net/10183/230638001132314O presente trabalho visa analisar as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Para tanto, foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Esta sequencia didática é apresentada como o produto educacional desta dissertação. A coleta de dados se deu por meio de um diário de campo, atividades e construções produzidas pelos alunos no GeoGebra Classrom. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.The present word aims to analyze the contributions of the GeoGebra software in the spatial visualization process, through a didactic sequence that addresses activities involving rotation and surfaces of revolution. To this end, six activities were developed that were applied in six remote meetings with students from the 8th and 9th grade of elementary school at a private school in Porto Alegre. This didactic sequence is presented as the educational product of this dissertation. Data collection took place through a notebook, activities and constructions produced by students in GeoGebra Classrom. It is a qualitative research based on Raymond Duval's Theory of Registers of Semiotic Representation Records as well as the construction of the visualization process for Angel Gutiérrez. The preliminary analyzes indicated that, through the different representation records involved in the activities, the students presented advances regarding the spatial visualization and the understanding of the geometric concepts approached.application/pdfporGeometria espacialGeometria : Ensino fundamentalGeoGebra : SoftwareSequência didáticaRepresentação semióticaGeoGebra ClassromVisualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132314.pdf.txt001132314.pdf.txtExtracted Texttext/plain240374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230638/2/001132314.pdf.txt22348c89cedcb94a3fd9898757404677MD52ORIGINAL001132314.pdfTexto completoapplication/pdf4677704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230638/1/001132314.pdf84996c9417392344b53ba2634a6d22c6MD5110183/2306382021-11-20 06:03:38.957117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra |
title |
Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra |
spellingShingle |
Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra Oliveira, Daniele Vargas Geometria espacial Geometria : Ensino fundamental GeoGebra : Software Sequência didática Representação semiótica GeoGebra Classrom |
title_short |
Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra |
title_full |
Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra |
title_fullStr |
Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra |
title_full_unstemmed |
Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra |
title_sort |
Visualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebra |
author |
Oliveira, Daniele Vargas |
author_facet |
Oliveira, Daniele Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniele Vargas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stormowski, Vandoir |
contributor_str_mv |
Stormowski, Vandoir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria espacial Geometria : Ensino fundamental GeoGebra : Software Sequência didática Representação semiótica |
topic |
Geometria espacial Geometria : Ensino fundamental GeoGebra : Software Sequência didática Representação semiótica GeoGebra Classrom |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
GeoGebra Classrom |
description |
O presente trabalho visa analisar as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Para tanto, foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Esta sequencia didática é apresentada como o produto educacional desta dissertação. A coleta de dados se deu por meio de um diário de campo, atividades e construções produzidas pelos alunos no GeoGebra Classrom. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-09T04:59:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230638 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132314 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230638 |
identifier_str_mv |
001132314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230638/2/001132314.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230638/1/001132314.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22348c89cedcb94a3fd9898757404677 84996c9417392344b53ba2634a6d22c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064742061211648 |