De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Qiaorong, Yan
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15002
Resumo: Este trabalho tem como objetivo colocar em prática a noção bakhtiniana de gênero do discurso em materiais didáticos para o ensino de português para falantes de outras línguas. É apresentada a situação de ensino de português na China, no intuito de descrever o contexto da presente proposta de ensino. A seguir, é discutida a proposta de diferentes autores, do uso de gêneros do discurso como unidade de ensino em currículos de línguas e em materiais didáticos. Visando a um ensino que crie oportunidades para que o aluno se envolva em diferentes esferas de comunicação e práticas sociais, é feita uma proposta de seqüência didática a partir de tema de interesse (moradia) de alunos chineses, quando de sua estada em Porto Alegre. É elaborada uma unidade de ensino, organizada por alguns gêneros do discurso relacionados ao eixo temático selecionado, explicitando os objetivos e as orientações para o desenvolvimento de cada atividade. A unidade de ensino “Procurando um apartamento em Porto Alegre” foi elaborada a partir de textos autênticos que fazem parte de diferentes práticas sociais do contexto específico “alugar um imóvel” (anúncios classificados, contrato e depoimentos sobre moradia). Foi desenvolvida para alunos de nível básico-intermediário, prevendo 4 aulas de 100 minutos. A unidade foi testada com um grupo de 24 alunos, na Universidade de Comunicação da China, com a finalidade de verificar a aplicabilidade do material produzido. A análise dos resultados permite afirmar que é possível colocar em prática uma proposta de ensino de língua estrangeira, através de gêneros do discurso, de uma forma sistemática e gradual. Uma seqüência didática que tem como ponto de partida a contextualização do uso da língua através de diferentes gêneros do discurso estimula os alunos a participarem, oferecendo oportunidades de envolvimento e aprendizagem de novas práticas sociais, relevantes para as suas vidas pessoais e profissionais. Este trabalho busca contribuir na elaboração de materiais didáticos, na proposição de metodologias de ensino de línguas, na organização de currículos de línguas baseados em gêneros do discurso e para o ensino de português para falantes de outras línguas.
id URGS_fcd44c83bdc9d4cb387040574416c2fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15002
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Qiaorong, YanSchlatter, Margarete2009-01-29T04:11:59Z2008http://hdl.handle.net/10183/15002000674465Este trabalho tem como objetivo colocar em prática a noção bakhtiniana de gênero do discurso em materiais didáticos para o ensino de português para falantes de outras línguas. É apresentada a situação de ensino de português na China, no intuito de descrever o contexto da presente proposta de ensino. A seguir, é discutida a proposta de diferentes autores, do uso de gêneros do discurso como unidade de ensino em currículos de línguas e em materiais didáticos. Visando a um ensino que crie oportunidades para que o aluno se envolva em diferentes esferas de comunicação e práticas sociais, é feita uma proposta de seqüência didática a partir de tema de interesse (moradia) de alunos chineses, quando de sua estada em Porto Alegre. É elaborada uma unidade de ensino, organizada por alguns gêneros do discurso relacionados ao eixo temático selecionado, explicitando os objetivos e as orientações para o desenvolvimento de cada atividade. A unidade de ensino “Procurando um apartamento em Porto Alegre” foi elaborada a partir de textos autênticos que fazem parte de diferentes práticas sociais do contexto específico “alugar um imóvel” (anúncios classificados, contrato e depoimentos sobre moradia). Foi desenvolvida para alunos de nível básico-intermediário, prevendo 4 aulas de 100 minutos. A unidade foi testada com um grupo de 24 alunos, na Universidade de Comunicação da China, com a finalidade de verificar a aplicabilidade do material produzido. A análise dos resultados permite afirmar que é possível colocar em prática uma proposta de ensino de língua estrangeira, através de gêneros do discurso, de uma forma sistemática e gradual. Uma seqüência didática que tem como ponto de partida a contextualização do uso da língua através de diferentes gêneros do discurso estimula os alunos a participarem, oferecendo oportunidades de envolvimento e aprendizagem de novas práticas sociais, relevantes para as suas vidas pessoais e profissionais. Este trabalho busca contribuir na elaboração de materiais didáticos, na proposição de metodologias de ensino de línguas, na organização de currículos de línguas baseados em gêneros do discurso e para o ensino de português para falantes de outras línguas.The aim of this paper is to investigate whether Bakhtin’s concept of speech genre may be applied to the design of didactic materials for the teaching of Portuguese as a foreign language. First, a brief historical account of the teaching of Portuguese in China is made in order to introduce some of the characteristics of the teaching context to which the materials were designed. Based on the concept of speech genre as a set of utterances with relatively stable forms, which organizes the human activities and, at the same time, are shaped by them, I compare different authors’ perspectives on using speech genres as a unit to organize language curricula and didactic materials. Aiming to create teaching opportunities for students to get involved in different spheres of communication and social practices, a proposal of a didactic sequence is made based on a theme that is relevant to students (housing), and a teaching lesson (with guidelines for the development of each activity) is organized as to promote classroom practice of different speech genres related to the context of looking for housing in a foreign country. The lesson "Looking for an apartment in Porto Alegre" was elaborated with authentic texts that are part of different social practices of the context "renting an apartment" (classified ads, contract and testimonials on housing), and was aimed at low intermediate students and planned for four 100-minute classes. The materials were tested by a group of students in the Communication University of China, in order to analyze, in both the professor’s and the students’ perspectives, the development of the lesson in the classroom. The detailed analysis of the activities planned and of the testing results suggests that it is possible to plan and put into practice a foreign-language curriculum through a systematic and gradual practice of speech genres. A didactic sequence based on contextualizing language use through different speech genres motivates students to get involved in the classroom activities and offers them opportunities to learn and to participate in new and relevant everyday social practices. This paper contributes to research on the design of didactic materials, language teaching approaches, language curriculum planning based on speech genres and, more sepcifically, to studies concerning the teaching of Portuguese for speakers of other languages.application/pdfporAquisição de segunda línguaLinguagem e línguasLíngua portuguesaAquisição da linguagemLinguística aplicadaPráticas sociaisDiscurso : Ensino de linguasDe práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000674465.pdf000674465.pdfTexto completoapplication/pdf993829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15002/1/000674465.pdfea4d03132cf21320331ac23445c01068MD51TEXT000674465.pdf.txt000674465.pdf.txtExtracted Texttext/plain236186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15002/2/000674465.pdf.txta7eca84000ef875fd61a73f45df315abMD52THUMBNAIL000674465.pdf.jpg000674465.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15002/3/000674465.pdf.jpg6f81119a61f27fb0ab713d4e8b0219fdMD5310183/150022019-11-22 05:02:55.316396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-22T07:02:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
title De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
spellingShingle De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
Qiaorong, Yan
Aquisição de segunda língua
Linguagem e línguas
Língua portuguesa
Aquisição da linguagem
Linguística aplicada
Práticas sociais
Discurso : Ensino de linguas
title_short De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
title_full De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
title_fullStr De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
title_full_unstemmed De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
title_sort De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
author Qiaorong, Yan
author_facet Qiaorong, Yan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Qiaorong, Yan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de segunda língua
Linguagem e línguas
Língua portuguesa
Aquisição da linguagem
Linguística aplicada
Práticas sociais
Discurso : Ensino de linguas
topic Aquisição de segunda língua
Linguagem e línguas
Língua portuguesa
Aquisição da linguagem
Linguística aplicada
Práticas sociais
Discurso : Ensino de linguas
description Este trabalho tem como objetivo colocar em prática a noção bakhtiniana de gênero do discurso em materiais didáticos para o ensino de português para falantes de outras línguas. É apresentada a situação de ensino de português na China, no intuito de descrever o contexto da presente proposta de ensino. A seguir, é discutida a proposta de diferentes autores, do uso de gêneros do discurso como unidade de ensino em currículos de línguas e em materiais didáticos. Visando a um ensino que crie oportunidades para que o aluno se envolva em diferentes esferas de comunicação e práticas sociais, é feita uma proposta de seqüência didática a partir de tema de interesse (moradia) de alunos chineses, quando de sua estada em Porto Alegre. É elaborada uma unidade de ensino, organizada por alguns gêneros do discurso relacionados ao eixo temático selecionado, explicitando os objetivos e as orientações para o desenvolvimento de cada atividade. A unidade de ensino “Procurando um apartamento em Porto Alegre” foi elaborada a partir de textos autênticos que fazem parte de diferentes práticas sociais do contexto específico “alugar um imóvel” (anúncios classificados, contrato e depoimentos sobre moradia). Foi desenvolvida para alunos de nível básico-intermediário, prevendo 4 aulas de 100 minutos. A unidade foi testada com um grupo de 24 alunos, na Universidade de Comunicação da China, com a finalidade de verificar a aplicabilidade do material produzido. A análise dos resultados permite afirmar que é possível colocar em prática uma proposta de ensino de língua estrangeira, através de gêneros do discurso, de uma forma sistemática e gradual. Uma seqüência didática que tem como ponto de partida a contextualização do uso da língua através de diferentes gêneros do discurso estimula os alunos a participarem, oferecendo oportunidades de envolvimento e aprendizagem de novas práticas sociais, relevantes para as suas vidas pessoais e profissionais. Este trabalho busca contribuir na elaboração de materiais didáticos, na proposição de metodologias de ensino de línguas, na organização de currículos de línguas baseados em gêneros do discurso e para o ensino de português para falantes de outras línguas.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-01-29T04:11:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15002
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000674465
url http://hdl.handle.net/10183/15002
identifier_str_mv 000674465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15002/1/000674465.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15002/2/000674465.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15002/3/000674465.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea4d03132cf21320331ac23445c01068
a7eca84000ef875fd61a73f45df315ab
6f81119a61f27fb0ab713d4e8b0219fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308970310598656