O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Download full: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72 |
Summary: | A literatura infantil e infanto-juvenil é, por essência, a porta de entrada ao mundo da leitura e da literatura, cuja compreensão consideramos a substância mais apurada do processo de leitura. O acesso a elas garante ao futuro leitor uma experiência que conduz ao processo crítico de leitura em níveis profundos, oportunizando-lhe uma integração ao mundo elitizado daqueles que dominam um dos mais complexos processos psicolingüísticos requeridos em nosso cotidiano. Neste artigo, procuramosdiscutir como este processo de iniciação à leitura e à literatura, por meio da aproximação e exploração do universo literário infantil e infanto-juvenil, é fator determinante para as experiências leitoras da vida adulta. Ancorados nos estudos que consideram a leitura como um processo complexo, que envolve muito mais do que a decodificação dos signos lingüísticos, buscamos refletir sobre o papel da escola e do professor, da família e dos pais, neste processo de formação do leitor. |
id |
URI-2_a9f1feee440fc75d4d294d909e3bacdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/72 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do LeitorA literatura infantil e infanto-juvenil é, por essência, a porta de entrada ao mundo da leitura e da literatura, cuja compreensão consideramos a substância mais apurada do processo de leitura. O acesso a elas garante ao futuro leitor uma experiência que conduz ao processo crítico de leitura em níveis profundos, oportunizando-lhe uma integração ao mundo elitizado daqueles que dominam um dos mais complexos processos psicolingüísticos requeridos em nosso cotidiano. Neste artigo, procuramosdiscutir como este processo de iniciação à leitura e à literatura, por meio da aproximação e exploração do universo literário infantil e infanto-juvenil, é fator determinante para as experiências leitoras da vida adulta. Ancorados nos estudos que consideram a leitura como um processo complexo, que envolve muito mais do que a decodificação dos signos lingüísticos, buscamos refletir sobre o papel da escola e do professor, da família e dos pais, neste processo de formação do leitor.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesFleck, Gilmei Francisco2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72Revista Língua&Literatura; v. 10, n. 14 (2008): Literatura Infantil e Infanto-Juvenil; p. 13-28Revista Língua&Literatura; v. 10, n. 14 (2008): Literatura Infantil e Infanto-Juvenil; p. 13-281984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72/136http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72/137info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T18:31:46Zoai:ojs.200.203.105.109:article/72Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T18:31:46Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor |
title |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor |
spellingShingle |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor Fleck, Gilmei Francisco |
title_short |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor |
title_full |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor |
title_fullStr |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor |
title_full_unstemmed |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor |
title_sort |
O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor |
author |
Fleck, Gilmei Francisco |
author_facet |
Fleck, Gilmei Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleck, Gilmei Francisco |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A literatura infantil e infanto-juvenil é, por essência, a porta de entrada ao mundo da leitura e da literatura, cuja compreensão consideramos a substância mais apurada do processo de leitura. O acesso a elas garante ao futuro leitor uma experiência que conduz ao processo crítico de leitura em níveis profundos, oportunizando-lhe uma integração ao mundo elitizado daqueles que dominam um dos mais complexos processos psicolingüísticos requeridos em nosso cotidiano. Neste artigo, procuramosdiscutir como este processo de iniciação à leitura e à literatura, por meio da aproximação e exploração do universo literário infantil e infanto-juvenil, é fator determinante para as experiências leitoras da vida adulta. Ancorados nos estudos que consideram a leitura como um processo complexo, que envolve muito mais do que a decodificação dos signos lingüísticos, buscamos refletir sobre o papel da escola e do professor, da família e dos pais, neste processo de formação do leitor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72/136 http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72/137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 10, n. 14 (2008): Literatura Infantil e Infanto-Juvenil; p. 13-28 Revista Língua&Literatura; v. 10, n. 14 (2008): Literatura Infantil e Infanto-Juvenil; p. 13-28 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1798329464416894976 |