O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galiazzi, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Sousa, Robson Simplicio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3875
Resumo: No presente artigo, analisamos os sentidos atribuídos ao discurso na obra Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), metodologia qualitativa de análise de cunho fenomenológico-hermenêutico, difundida em pesquisas em Educação, especialmente no contexto brasileiro. Em um movimento analítico hermenêutico, apresentamos o contexto em que surgiu a ATD e a atribuição do nome à metodologia. A seguir, a partir de um exercício com a metodologia, ela é descrita, assim como os sentidos atribuídos ao discurso que nela delineiam o discursivo. Com a intenção de ampliação de horizontes, descrevemos algumas articulações teóricas entre a Hermenêutica Filosófica de Gadamer e a ATD. Esta articulação aponta para a importância do diálogo e da escrita no processo de análise, tendo como sustentação teórica o círculo hermenêutico, a escrita e a intervenção como ação política e ontológica de transformação dos discursos e do pesquisador.
id URI-2_d74550768b0e818fd44b47a8513c9070
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3875
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICOEducaçãoATD, DiscursoDiscurso na ATDNo presente artigo, analisamos os sentidos atribuídos ao discurso na obra Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), metodologia qualitativa de análise de cunho fenomenológico-hermenêutico, difundida em pesquisas em Educação, especialmente no contexto brasileiro. Em um movimento analítico hermenêutico, apresentamos o contexto em que surgiu a ATD e a atribuição do nome à metodologia. A seguir, a partir de um exercício com a metodologia, ela é descrita, assim como os sentidos atribuídos ao discurso que nela delineiam o discursivo. Com a intenção de ampliação de horizontes, descrevemos algumas articulações teóricas entre a Hermenêutica Filosófica de Gadamer e a ATD. Esta articulação aponta para a importância do diálogo e da escrita no processo de análise, tendo como sustentação teórica o círculo hermenêutico, a escrita e a intervenção como ação política e ontológica de transformação dos discursos e do pesquisador.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesGaliazzi, Maria do Carmode Sousa, Robson Simplicio2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesMétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3875Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 123-142Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 123-1421984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3875/3184http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/downloadSuppFile/3875/626RSCronológicaAnálise bibliográficaDireitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T12:46:31Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3875Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2022-02-02T12:46:31Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
title O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
spellingShingle O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
Galiazzi, Maria do Carmo
Educação
ATD, Discurso
Discurso na ATD
title_short O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
title_full O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
title_fullStr O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
title_full_unstemmed O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
title_sort O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
author Galiazzi, Maria do Carmo
author_facet Galiazzi, Maria do Carmo
de Sousa, Robson Simplicio
author_role author
author2 de Sousa, Robson Simplicio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
de Sousa, Robson Simplicio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
ATD, Discurso
Discurso na ATD
topic Educação
ATD, Discurso
Discurso na ATD
description No presente artigo, analisamos os sentidos atribuídos ao discurso na obra Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), metodologia qualitativa de análise de cunho fenomenológico-hermenêutico, difundida em pesquisas em Educação, especialmente no contexto brasileiro. Em um movimento analítico hermenêutico, apresentamos o contexto em que surgiu a ATD e a atribuição do nome à metodologia. A seguir, a partir de um exercício com a metodologia, ela é descrita, assim como os sentidos atribuídos ao discurso que nela delineiam o discursivo. Com a intenção de ampliação de horizontes, descrevemos algumas articulações teóricas entre a Hermenêutica Filosófica de Gadamer e a ATD. Esta articulação aponta para a importância do diálogo e da escrita no processo de análise, tendo como sustentação teórica o círculo hermenêutico, a escrita e a intervenção como ação política e ontológica de transformação dos discursos e do pesquisador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Método qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3875
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3875/3184
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/downloadSuppFile/3875/626
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv RS
Cronológica
Análise bibliográfica
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 123-142
Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 123-142
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1754303621670895616