ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raasch, Michele
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa Júnior, João Henriques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285
Resumo: O processo de globalização auxiliou na internacionalização de alguns processos produtivos de empresas. Com isso, algumas organizações, como as concessionárias de automóveis, terceirizaram processos como a comercialização do seu produto final. A promoção de vendas é um componente do mix de marketing que auxilia na venda dos produtos finais no curto prazo. O objetivo deste trabalho é verificar quais as estratégias de promoção de vendas utilizadas pelas concessionárias autorizadas, e de quem é a autonomia para realizar essas ações. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo, com a estratégia de estudo de caso e a utilização de entrevista semiestruturada. A amostra é composta por cinco concessionárias de automóveis de diferentes montadoras. Os resultados revelam que as concessionárias utilizam diferentes estratégias de promoção de vendas, cada uma com sua finalidade. A autonomia para realização das ações de promoção de vendas pode ser da montadora, da concessionária, ou de ambas. Este estudo desenvolve a literatura e as pesquisas empíricas sobre as cadeias globais de valor e auxilia na compreensão do funcionamento da cadeia da indústria automobilística.
id URI-6_3b7d8862f8d47bcc39a4382ef62c1cc3
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/285
network_acronym_str URI-6
network_name_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEISCadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva.O processo de globalização auxiliou na internacionalização de alguns processos produtivos de empresas. Com isso, algumas organizações, como as concessionárias de automóveis, terceirizaram processos como a comercialização do seu produto final. A promoção de vendas é um componente do mix de marketing que auxilia na venda dos produtos finais no curto prazo. O objetivo deste trabalho é verificar quais as estratégias de promoção de vendas utilizadas pelas concessionárias autorizadas, e de quem é a autonomia para realizar essas ações. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo, com a estratégia de estudo de caso e a utilização de entrevista semiestruturada. A amostra é composta por cinco concessionárias de automóveis de diferentes montadoras. Os resultados revelam que as concessionárias utilizam diferentes estratégias de promoção de vendas, cada uma com sua finalidade. A autonomia para realização das ações de promoção de vendas pode ser da montadora, da concessionária, ou de ambas. Este estudo desenvolve a literatura e as pesquisas empíricas sobre as cadeias globais de valor e auxilia na compreensão do funcionamento da cadeia da indústria automobilística.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/28510.31512/gesto.v9i2.285Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 9 n. 2 (2021): Julho/dezembro de 2021; 135-1542358-0216reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõesinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285/143Copyright (c) 2021 Michele Raasch, João Henriques de Sousa Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaasch, MicheleSousa Júnior, João Henriques de 2021-04-14T19:55:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/285Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/oai||rseibert@san.uri.br2358-02162358-0216opendoar:2021-04-14T19:55:11Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
title ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
Raasch, Michele
Cadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva.
title_short ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
title_full ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
title_sort ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS
author Raasch, Michele
author_facet Raasch, Michele
Sousa Júnior, João Henriques de
author_role author
author2 Sousa Júnior, João Henriques de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raasch, Michele
Sousa Júnior, João Henriques de
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva.
topic Cadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva.
description O processo de globalização auxiliou na internacionalização de alguns processos produtivos de empresas. Com isso, algumas organizações, como as concessionárias de automóveis, terceirizaram processos como a comercialização do seu produto final. A promoção de vendas é um componente do mix de marketing que auxilia na venda dos produtos finais no curto prazo. O objetivo deste trabalho é verificar quais as estratégias de promoção de vendas utilizadas pelas concessionárias autorizadas, e de quem é a autonomia para realizar essas ações. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo, com a estratégia de estudo de caso e a utilização de entrevista semiestruturada. A amostra é composta por cinco concessionárias de automóveis de diferentes montadoras. Os resultados revelam que as concessionárias utilizam diferentes estratégias de promoção de vendas, cada uma com sua finalidade. A autonomia para realização das ações de promoção de vendas pode ser da montadora, da concessionária, ou de ambas. Este estudo desenvolve a literatura e as pesquisas empíricas sobre as cadeias globais de valor e auxilia na compreensão do funcionamento da cadeia da indústria automobilística.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285
10.31512/gesto.v9i2.285
url https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285
identifier_str_mv 10.31512/gesto.v9i2.285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/285/143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Michele Raasch, João Henriques de Sousa Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Michele Raasch, João Henriques de Sousa Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 9 n. 2 (2021): Julho/dezembro de 2021; 135-154
2358-0216
reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
collection Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv ||rseibert@san.uri.br
_version_ 1797688343447732224