A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | https://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/index http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/130 |
Resumo: | A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade. |
id |
USCS-1_e1291ae95c9d996517f4c7a71f4cfeae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/130 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas2009-042010-05-27T17:55:23Z2010-05-27T17:55:23ZA atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade.DONAIRE, D.; SILVA, M. P. da.; GASPAR, M. A. A rede de negócios do turismo: Um estudo sobre suas características e implicações Estratégicas. Turismo, Visão e Ação, Itajaí, v. 11, n. 1, p. 112-34, jan.-abr. 2009.Submitted by Marcos Gaspar (marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-04-26T17:25:57Z No. of bitstreams: 1 Rede de Negócios no Turismo_Turismo Visão e Ação.pdf: 381824 bytes, checksum: d9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3 (MD5)Approved for entry into archive by Duilio Pinton(duilio.pinton@uscs.edu.br) on 2010-05-24T20:21:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rede de Negócios no Turismo_Turismo Visão e Ação.pdf: 381824 bytes, checksum: d9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3 (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2010-05-27T17:55:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rede de Negócios no Turismo_Turismo Visão e Ação.pdf: 381824 bytes, checksum: d9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3 (MD5)Made available in DSpace on 2010-05-27T17:55:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rede de Negócios no Turismo_Turismo Visão e Ação.pdf: 381824 bytes, checksum: d9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3 (MD5) Previous issue date: 2009-04TurismoRede de negóciosEstratégiahttps://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/indexhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/130DMD_hdl_123456789/130DONAIRE, D.; SILVA, M.P.; GASPAR, M.A. A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas. Revista Turismo Visão e Ação, São Paulo, v.11, n.1, abr. 2009DONAIRE, DenisSILVA, Marcos Pereira daGASPAR, Marcos Antonioporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRede%20de%20Negocios%20do%20Turismo.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/130/2/Rede%20de%20Negocios%20do%20Turismo.pdfapplication/pdf381824http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/130/2/Rede%20de%20Negocios%20do%20Turismo.pdfd9b5510eeb0d724243bac0e3a9e55ff3MD5123456789_130_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/130Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:10.986Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas |
title |
A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas |
spellingShingle |
A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas DONAIRE, Denis Turismo Rede de negócios Estratégia |
title_short |
A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas |
title_full |
A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas |
title_fullStr |
A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas |
title_full_unstemmed |
A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas |
title_sort |
A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas |
author |
DONAIRE, Denis |
author_facet |
DONAIRE, Denis SILVA, Marcos Pereira da GASPAR, Marcos Antonio |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Marcos Pereira da GASPAR, Marcos Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DONAIRE, Denis SILVA, Marcos Pereira da GASPAR, Marcos Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Rede de negócios Estratégia |
topic |
Turismo Rede de negócios Estratégia |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade. |
description |
A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-27T17:55:23Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-27T17:55:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/index http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/130 DMD_hdl_123456789/130 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DONAIRE, D.; SILVA, M.P.; GASPAR, M.A. A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas. Revista Turismo Visão e Ação, São Paulo, v.11, n.1, abr. 2009 |
url |
https://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/index http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/130 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/130 DONAIRE, D.; SILVA, M.P.; GASPAR, M.A. A rede de negócios do turismo: um estudo sobre suas características e implicações estratégicas. Revista Turismo Visão e Ação, São Paulo, v.11, n.1, abr. 2009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950118983139328 |