VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Bibliographic Details
Main Author: Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
Publication Date: 2018
Other Authors: Soares, Odair Nunes, Pereira, Elaine Corrêa, Machado, Celiane Costa
Format: Article
Language: por
Source: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Download full: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013
Summary: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um espaço de formação docente, com professores da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como objetivos ouvir o que dizem os docentes sobre suas experiências, saberes e práticas e discutir acerca de limites e possibilidades em desenvolver um trabalho conjunto e interdisciplinar na escola. Para análise dos resultados utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, elaborada por (Lefrève e Lefrève, 2005). A partir da análise do discurso, A prática interdisciplinar: limites e possibilidades, percebemos que os docentes estão em um processo de formação contínuo e promissor. Nesse sentido, há possibilidade em promover ações interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e corroborem para uma formação contínua dos professores.
id USCS-2_d352b4f2bcdcec3b28de9722b3f3c171
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5013
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAREste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um espaço de formação docente, com professores da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como objetivos ouvir o que dizem os docentes sobre suas experiências, saberes e práticas e discutir acerca de limites e possibilidades em desenvolver um trabalho conjunto e interdisciplinar na escola. Para análise dos resultados utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, elaborada por (Lefrève e Lefrève, 2005). A partir da análise do discurso, A prática interdisciplinar: limites e possibilidades, percebemos que os docentes estão em um processo de formação contínuo e promissor. Nesse sentido, há possibilidade em promover ações interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e corroborem para uma formação contínua dos professores.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/501310.13037/rea-e.vol3n5.5013Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 5 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013/2491Copyright (c) 2018 Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Odair Nunes Soares, Elaine Corrêa Pereira, Celiane Costa Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPureza, Suvania Acosta de OliveiraSoares, Odair NunesPereira, Elaine CorrêaMachado, Celiane Costa2022-10-04T19:04:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5013Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:47Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
title VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
spellingShingle VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
title_short VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
title_full VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
title_fullStr VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
title_sort VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
author Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
author_facet Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
Soares, Odair Nunes
Pereira, Elaine Corrêa
Machado, Celiane Costa
author_role author
author2 Soares, Odair Nunes
Pereira, Elaine Corrêa
Machado, Celiane Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
Soares, Odair Nunes
Pereira, Elaine Corrêa
Machado, Celiane Costa
description Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um espaço de formação docente, com professores da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como objetivos ouvir o que dizem os docentes sobre suas experiências, saberes e práticas e discutir acerca de limites e possibilidades em desenvolver um trabalho conjunto e interdisciplinar na escola. Para análise dos resultados utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, elaborada por (Lefrève e Lefrève, 2005). A partir da análise do discurso, A prática interdisciplinar: limites e possibilidades, percebemos que os docentes estão em um processo de formação contínuo e promissor. Nesse sentido, há possibilidade em promover ações interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e corroborem para uma formação contínua dos professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013
10.13037/rea-e.vol3n5.5013
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol3n5.5013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013/2491
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 5 (2018)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887256068096