Vozes da trans(formação) docente na perspectiva da Comunicação/Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gláucia Silva Bierwagen
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-31082021-195415
Resumo: Estamos em uma sociedade que se apresenta em constante estado de transformação, interconectada, fluída, globalizada e mercantilizada. Os sistemas de ensino públicos brasileiros têm se ajustado em uma lógica gerencialista. Com isso, a \'voz\' de docentes e suas práticas pedagógicas positivas são pouco evidenciadas nas políticas públicas educativas e de formação brasileiras. Nesta conjuntura, os professores e as professoras encontram novas percepções sobre o seu papel na sociedade e a sua identidade profissional. Além disso, com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e os media cada vez mais presentes nas escolas, a formação continuada para a área de comunicação e novas tecnologias devem estar pautadas na compreensão, na qual, tais dispositivos e suas linguagens geram novos modos de perceber a realidade, de aprender, de se comportar, de produzir novos gostos e de difundir conhecimentos. Por essas razões, o objetivo deste trabalho foi investigar as percepções docentes, sobre como se observam em relação à formação continuada no âmbito das relações da sociedade e da cultura, e da presença das tecnologias de informação e comunicação e dos media nas instituições escolares. Para efetuarmos esta investigação qualitativa, tendo como universo os educadores e as educadoras da rede municipal de São Paulo, efetuamos uma opção multimetodológica: 1) pesquisa bibliográfica e documental, com base nos aportes teóricos da Comunicação, Educação e interface Comunicação/Educação (2) aplicação do modelo metodológico da Pesquisa em Comunicação (LOPES, 2010); (3) observações participantes (4); 15 entrevistas; (5) aplicação de 245 questionários; (6) leitura de atas de reuniões formativas nas escolas; (7) análise de conteúdo (BARDIN,2016). Com a finalidade de atuar frente aos desafios produzidos por tal sociedade, os resultados sugerem o fortalecimento da autonomia e do protagonismo docente nas formações, o exercício da práxis reflexiva, no sentido proposto por Paulo Freire, e o reconhecimento de elementos subjetivos e objetivos da complexa e multidimensional identidade docente. A partir das análises efetuadas, as principais percepções docentes acerca dos processos formativos continuados, se constituíram: a) na necessidade de construção de políticas públicas formativas contínuas; b) no aprendizado através das práticas docentes e do compartilhamento de tais atividades; c) na atualização de metodologias, nas TIC e nos media para aplicação nos projetos didáticos; d) na formação pessoal e profissional; e) nos programas formativos produzidos com os/as educadores/as; f) no aprendizado com os pares, discentes e a comunidade; g) na reconstrução permanente do papel da docência, rompendo padrões constituídos; e h) na existência de espaços-tempos de reflexão sobre a educação e dilemas da profissão. Sobre as múltiplas alfabetizações e letramentos relacionados aos media e às TIC, os e as participantes consideraram ser necessário ter formação inicial em uma perspectiva educomunicativa. Além disso, tais partícipes ponderaram ser relevante os educadores e as educadores estarem constantemente se (trans)formando, apresentando fatores como: a curiosidade, a pesquisa, a parceria com estudantes, a colaboração entre pares, o entendimento da função política da docência e o conhecimento sobre qual é o papel dos dispositivos tecnocomunicativos na sociedade.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Vozes da trans(formação) docente na perspectiva da Comunicação/Educação Voices of teachers about (trans)formation in the perspective of Communication/Education 2021-06-07Adilson Odair CitelliMaria do Carmo Souza de AlmeidaRita Virginia Alves Santos ArgolloLuciano Victor Barros MalulyRose Mara PinheiroGláucia Silva BierwagenUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Active Methodologies Alfabetização e Letramento Midiático e Informacional Communication Comunicação Continuing teacher education Educação Education Educommunication Educomunicação Formação continuada docente Identidade Profissional Information and communication technologies (ICT) Media Media Media and Information Literacy Metodologias ativas Professional Identity Tecnologias de informação e comunicação Estamos em uma sociedade que se apresenta em constante estado de transformação, interconectada, fluída, globalizada e mercantilizada. Os sistemas de ensino públicos brasileiros têm se ajustado em uma lógica gerencialista. Com isso, a \'voz\' de docentes e suas práticas pedagógicas positivas são pouco evidenciadas nas políticas públicas educativas e de formação brasileiras. Nesta conjuntura, os professores e as professoras encontram novas percepções sobre o seu papel na sociedade e a sua identidade profissional. Além disso, com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e os media cada vez mais presentes nas escolas, a formação continuada para a área de comunicação e novas tecnologias devem estar pautadas na compreensão, na qual, tais dispositivos e suas linguagens geram novos modos de perceber a realidade, de aprender, de se comportar, de produzir novos gostos e de difundir conhecimentos. Por essas razões, o objetivo deste trabalho foi investigar as percepções docentes, sobre como se observam em relação à formação continuada no âmbito das relações da sociedade e da cultura, e da presença das tecnologias de informação e comunicação e dos media nas instituições escolares. Para efetuarmos esta investigação qualitativa, tendo como universo os educadores e as educadoras da rede municipal de São Paulo, efetuamos uma opção multimetodológica: 1) pesquisa bibliográfica e documental, com base nos aportes teóricos da Comunicação, Educação e interface Comunicação/Educação (2) aplicação do modelo metodológico da Pesquisa em Comunicação (LOPES, 2010); (3) observações participantes (4); 15 entrevistas; (5) aplicação de 245 questionários; (6) leitura de atas de reuniões formativas nas escolas; (7) análise de conteúdo (BARDIN,2016). Com a finalidade de atuar frente aos desafios produzidos por tal sociedade, os resultados sugerem o fortalecimento da autonomia e do protagonismo docente nas formações, o exercício da práxis reflexiva, no sentido proposto por Paulo Freire, e o reconhecimento de elementos subjetivos e objetivos da complexa e multidimensional identidade docente. A partir das análises efetuadas, as principais percepções docentes acerca dos processos formativos continuados, se constituíram: a) na necessidade de construção de políticas públicas formativas contínuas; b) no aprendizado através das práticas docentes e do compartilhamento de tais atividades; c) na atualização de metodologias, nas TIC e nos media para aplicação nos projetos didáticos; d) na formação pessoal e profissional; e) nos programas formativos produzidos com os/as educadores/as; f) no aprendizado com os pares, discentes e a comunidade; g) na reconstrução permanente do papel da docência, rompendo padrões constituídos; e h) na existência de espaços-tempos de reflexão sobre a educação e dilemas da profissão. Sobre as múltiplas alfabetizações e letramentos relacionados aos media e às TIC, os e as participantes consideraram ser necessário ter formação inicial em uma perspectiva educomunicativa. Além disso, tais partícipes ponderaram ser relevante os educadores e as educadores estarem constantemente se (trans)formando, apresentando fatores como: a curiosidade, a pesquisa, a parceria com estudantes, a colaboração entre pares, o entendimento da função política da docência e o conhecimento sobre qual é o papel dos dispositivos tecnocomunicativos na sociedade. We are in a society that is in a constant state of transformation, interconnected, fluid, globalized and commercialized. Brazilian public education systems have adjusted to a managerialist logic. As a result, the \"voice\" of teachers and their positive pedagogical practices are barely evident in Brazilian education and public education policy. In this scenario, teachers find new perceptions about their role in society and their professional identity. In addition, with information and communication technologies (ICT) and the media increasingly present in schools, continuing education for the area of communication and new technologies must be based on understanding, in which such devices and their languages generate new ways of perceiving reality, to learn, to behave, to have new tastes and to spread knowledge. For these reasons, the objective of this work was to investigate the teachers\' perceptions about how they are observed in relation to continuing education in the context of society and culture, with the presence of information and communication technologies and the media as a background, in school institutions. In order to carry out this qualitative investigation, having as a universe the educators of the municipal of São Paulo, we made a multimetodological option: 1) bibliographic and documentary research, based on the theoretical contributions of Communication, Education and Communication/Education interface (2) application of the methodological model of Communication Research (LOPES, 2010); (3) participating observations (4); 15 interviews; (5) application of 245 questionnaires; (6) reading of minutes of training meetings in schools; (7) content analysis (BARDIN, 2016). In order to act in the face of the challenges produced by such a society, the results suggest the strengthening of teaching autonomy and protagonism in training, the exercise of reflective praxis, in the sense proposed by Paulo Freire, and the recognition of subjective and objective elements of the complex and multidimensional teaching identity. From the analyzes carried out, the main teaching perceptions about the continuous training processes, were constituted: a) in the need to build continuous training public policies; b) in learning through teaching practices and sharing such activities; c) updating methodologies, ICTs and media for application in didactic projects; d) in personal and professional training; e) in the training programs produced with the educators; f) learning from peers, students and the community; g) in the permanent reconstruction of the role of teaching, breaking constituted standards; and h) the existence of time-spaces for reflection on education and the dilemmas of the profession. Regarding the multiple literacies related to the media and ICTs, the participants considered it necessary to have initial training in an educommunicative perspective. In addition, these participants considered that it is relevant for educators to be constantly (trans) forming, presenting curiosity, research, partnership with students, collaboration between peers, understanding the political role of teaching and knowledge about which it is the role of technocommunicative devices in society. https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-31082021-195415info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:29:32Zoai:teses.usp.br:tde-31082021-195415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:34:49.719585Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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