SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dôuglas Aparecido
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8785
Resumo: O presente artigo é parte da pesquisa de doutorado do autor e busca refletir sobre as situações contraditórias vividas pelas mulheres no trabalho publicitário, com foco principal nas profissionais de atendimento. Parte-se do princípio de que diferentes grupos possuem distintas experiências com as contradições do capitalismo e essas últimas, por uma questão ontologicamente, são apreendidas pelos discursos dos trabalhadores. Para tanto, analisamos qualitativamente os comentários da lista “Como é Trabalhar aí? 2.0”, um documento construído de forma colaborativa e anônima que traz milhares de depoimentos de trabalhadores sobre suas rotinas nas agências de publicidade brasileiras. Nossos resultados apontam que os grupos socialmente vulneráveis são os que mais sentem as contradições do capital, ao ponto de, no caso das mulheres, eles serem, ao mesmo tempo, valorizadas e desprezadas apenas por suas características de gênero.
id USCS_db3c0065513451efefead3e759387d15
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8785
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?Trabalho publicitárioContradições do CapitalismoMulheresO presente artigo é parte da pesquisa de doutorado do autor e busca refletir sobre as situações contraditórias vividas pelas mulheres no trabalho publicitário, com foco principal nas profissionais de atendimento. Parte-se do princípio de que diferentes grupos possuem distintas experiências com as contradições do capitalismo e essas últimas, por uma questão ontologicamente, são apreendidas pelos discursos dos trabalhadores. Para tanto, analisamos qualitativamente os comentários da lista “Como é Trabalhar aí? 2.0”, um documento construído de forma colaborativa e anônima que traz milhares de depoimentos de trabalhadores sobre suas rotinas nas agências de publicidade brasileiras. Nossos resultados apontam que os grupos socialmente vulneráveis são os que mais sentem as contradições do capital, ao ponto de, no caso das mulheres, eles serem, ao mesmo tempo, valorizadas e desprezadas apenas por suas características de gênero.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/878510.13037/ci.vol25n53.8785Comunicação & Inovação; v. 23 n. 53 (2022): REVISTA COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8785/3791Copyright (c) 2022 Dôuglas Aparecido Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Dôuglas Aparecido2023-05-03T18:21:04Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8785Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2023-05-03T18:21:04Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?
title SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?
spellingShingle SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?
Ferreira, Dôuglas Aparecido
Trabalho publicitário
Contradições do Capitalismo
Mulheres
title_short SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?
title_full SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?
title_fullStr SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?
title_full_unstemmed SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?
title_sort SERIAM AS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO AS GENIS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE?
author Ferreira, Dôuglas Aparecido
author_facet Ferreira, Dôuglas Aparecido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Dôuglas Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho publicitário
Contradições do Capitalismo
Mulheres
topic Trabalho publicitário
Contradições do Capitalismo
Mulheres
description O presente artigo é parte da pesquisa de doutorado do autor e busca refletir sobre as situações contraditórias vividas pelas mulheres no trabalho publicitário, com foco principal nas profissionais de atendimento. Parte-se do princípio de que diferentes grupos possuem distintas experiências com as contradições do capitalismo e essas últimas, por uma questão ontologicamente, são apreendidas pelos discursos dos trabalhadores. Para tanto, analisamos qualitativamente os comentários da lista “Como é Trabalhar aí? 2.0”, um documento construído de forma colaborativa e anônima que traz milhares de depoimentos de trabalhadores sobre suas rotinas nas agências de publicidade brasileiras. Nossos resultados apontam que os grupos socialmente vulneráveis são os que mais sentem as contradições do capital, ao ponto de, no caso das mulheres, eles serem, ao mesmo tempo, valorizadas e desprezadas apenas por suas características de gênero.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8785
10.13037/ci.vol25n53.8785
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8785
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol25n53.8785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8785/3791
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Dôuglas Aparecido Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Dôuglas Aparecido Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 23 n. 53 (2022): REVISTA COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368286658560