Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlotto,Rodrigo Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Teixeira,Marco Antônio Pereira, Dias,Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300421
Resumo: Resumo Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas - Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior.
id USF-1_2132650a3e03172507a0519a4845a463
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712015000300421
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitáriosadaptação à universidadecopingvivências acadêmicasensino superioruniversitáriosResumo Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas - Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300421Psico-USF v.20 n.3 2015reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712015200305info:eu-repo/semantics/openAccessCarlotto,Rodrigo CarvalhoTeixeira,Marco Antônio PereiraDias,Ana Cristina Garciapor2015-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712015000300421Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2015-12-15T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários
title Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários
spellingShingle Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários
Carlotto,Rodrigo Carvalho
adaptação à universidade
coping
vivências acadêmicas
ensino superior
universitários
title_short Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários
title_full Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários
title_fullStr Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários
title_full_unstemmed Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários
title_sort Adaptação Acadêmica e Coping em Estudantes Universitários
author Carlotto,Rodrigo Carvalho
author_facet Carlotto,Rodrigo Carvalho
Teixeira,Marco Antônio Pereira
Dias,Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Teixeira,Marco Antônio Pereira
Dias,Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlotto,Rodrigo Carvalho
Teixeira,Marco Antônio Pereira
Dias,Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv adaptação à universidade
coping
vivências acadêmicas
ensino superior
universitários
topic adaptação à universidade
coping
vivências acadêmicas
ensino superior
universitários
description Resumo Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas - Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300421
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712015200305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.20 n.3 2015
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787907768320